Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Formativa de História

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano e ideais utópicos. A partir disso podemos afirmar que são características do Romantismo:
I-O romantismo foi um movimento artístico, político, e filosófico, nas últimas décadas do séc. XVIII - XIX na Europa.
II-Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
III-O romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano e ideais utópicos.
a.II e III
b.I e III
c.I e II
d.Todas são verdadeiras.
e.I

Foram influências importantes no processo que tornou a História reconhecida enquanto ciência, EXCETO:
a.Romantismo
b.Positivismo
c.Marxismo
d.Hedonismo
e.Historicismo

São fundamentos do Positivismo as afirmacoes abaixo:
I – As sociedades humanas são reguladas por leis naturais que independem da ação humana.
II – Neutralidade, pois o objeto de estudo está na natureza e o cientista dele se apropria, o historiador pode ser neutro ou imparcial.
III – Há uma subjetividade por parte do historiador, pois ele está mergulhado na História.
a.I
b.II e III
c.I e III
d.I e II
e.Todas são verdadeiras.

Após longos debates sobre as teorias da História surgiu no século XVIII influenciado pelo iluminismo europeu o Positivismo, são características do positivismo as opções abaixo, EXCETO:
a.Um dos fundadores do positivismo e maiores representantes do positivismo foi Auguste Comte (1798 - 1857), aliando as ideias de progresso e o conceito de ordem tornou-se um dos principais nomes do positivismo no mundo.
b.Comte acreditava que o conhecimento cientifico não era o caminho mais provável para a construção do conhecimento humano.
c.Com base nesse método, buscava as regularidades nas ações dos homens, afirmava a apologia ao progresso e apontava a certeza em um permanente desenvolvimento e aperfeiçoamento da humanidade.
d.O positivismo procurou adaptar para as humanidades os métodos científicos desenvolvidos pelas ciências naturais.
e.Os pensadores positivistas queriam a todo custo que a História assim como outras ciências se tornasse neutra perante as analises sociais.

Somente após a ação bem-sucedida e da conformação de parâmetros específicos para a História, se dá a formação de uma “comunidade científica” e assim a História adentra o mundo acadêmico universitário. Esta afirmação é:
a.Falsa
b.Verdadeira

Observamos as classes sociais a partir de suas dinâmicas e diversidades, isso é possível a partir da História vista de baixo. Esta afirmação é:
a.Falsa
b.Verdadeira

Na Europa dos séculos XVI ao XVIII, a história se tornou um elemento importante para a construção do Estado monárquico emergente e legitimação de princípios e visões de mundo que contemplavam a consolidação das nações. No século XIX, no entanto, esse entendimento do transcurso do tempo e do sentimento de apreensão da história se torna mais complexa e rigorosa, o passado começa a ser tratado por um novo crivo. Nesse ensejo, a história se projeta como ciência. De acordo com o texto, podemos afirmar que a História foi utilizada para reforçar um caráter:
a.Rankeano
b.Positivista
c.Marxista
d.Nacionalista
e.Romantico

A fundamentação erigida pelo filósofo francês Augusto Comte se tornaria uma das bases da ciência moderna e se mantém presente nas análises das mais diversas áreas das “ciências humanas”. Enquanto corrente de pensamento oitocentista, pois é uma teoria do século XIX, o positivismo traz uma reflexão liberal ambientada no clima pós-revolucionário e de otimismo com relação aos progressos científicos e tecnológico. Podemos considerar esta afirmação:
a.Verdadeira
b.Falsa

Considerado um dos fundadores do positivismo e maiores representantes do positivismo foi aliando as ideias de progresso e o conceito de ordem tornou-se um dos principais nomes do positivismo no mundo. Acreditava que o conhecimento cientifico era o caminho mais provável para a construção do conhecimento humano. Suas ideias relacionavam-se ao natural, tendo como fontes a biologia e a química, onde só a observação empírica proporcionaria um resultado confiável com base na ciência. A quem nos referimos? Marque o item correto:
a.Vico
b.Auguste Comte
c.Karl Marx
d.Leopold Von Ranke
e.Jules Michelet

Sobre a importância das obras clássicas podemos afirmar corretamente que: As obras clássicas não precisam ser percebidas dentro do contexto historicamente situado.
a.Uma obra para ser considerada clássica numa área de estudos ela pode ser apenas inédita e inovadora.
b.As obras clássicas devem ser revisitadas numa perspectiva problematizadora.
c.Uma das principais características das obras consideradas clássicas é sua limitação de análise.
d.As obras clássicas se completam e não podem ser compreendidas isoladamente.

A pretensão de cientificidade para a história passou pela consolidação da figura do historiador profissional que passou a ocupar espaços institucionais específicos, muitas vezes ligados diretamente aos Estados nacionais em processo de consolidação, as narrativas historiográficas contribuíram para essa afirmação nacional. Podemos considerar esta afirmação:
a.Verdadeira
b.Falsa

São fundamentos do historicismo as afirmações abaixo:
I – Relatividade do objeto histórico, ou seja, qualquer fenômeno só pode ser compreendido dentro da História.
II – Neutralidade, pois o objeto de estudo está na natureza e o cientista dele se apropria, o historiador pode ser neutro ou imparcial.
III - Distinção entre as ciências humanas (fatos históricos) e as ciências naturais (fatos naturais).
a.II e III
b.I e II
c.Todas são verdadeiras.
d.I e III
e.I

O que tem sido comumente chamado de “positivismo histórico” costuma dar conta de um modo de se fazer história que, na verdade, tem como base a contribuição do historiador alemão Leopold von Ranke que, por sinal, tinha declarada recusa aos modelos filosóficos do século XIX, o que incluía aí o modelo Comtiano. Podemos considerar esta afirmação:
a.Falsa
b.Verdadeira

Durante o século XIX faziam parte dos interesses dos historicistas, EXCETO:
a.Sofreram fortes influências da evolução francesa.
b.Esse Historicismo conservador condenava as revoluções e as transformações estruturais.
c.O Historicismo alemão interessava-se pela realização da unificação alemã em um contexto em que havia inúmeras realidades políticas e culturais.
d.Pretendiam uma história nacional não universalista, ao contrário das propostas do positivismo francês.
e.A escola histórica alemã se desenvolve em um contexto de oposição entre alemães e franceses.

Da crítica ao cartesianismo resulta o arcabouço metodológico da sua principal obra, a Ciência Nova. Em 1699, passou a ocupar o cargo de professor de Retórica em uma Universidade em Nápoles. Nessa oportunidade proferiu palestra e defendeu trabalho sobre Métodos de estudos com base no anticartesianismo. Questionou: Qual a melhor maneira de estudar? A dos antigos ou dos modernos? Criticou o uso dos métodos das ciências naturais no estudo dos problemas humanos. Defendeu a união íntima entre a erudição filológica e a histórica e, por outro lado, entre o conhecimento abstrato e dedutivo. A quem o texto se refere:
a.Leopold Von Ranke
b.Giovanni Battista Vico.
c.Karl Marx
d.Jules Michelet
e.Auguste Comte

A escola historicista alemã concebe a existência de uma unidade entre homens e forças da natureza, e a história, num fluxo geracional. Neste sentido, podemos considerar como afirmações corretas sobre o Historicismo, EXCETO:
a.A postura da historiografia alemã do século XIX, se enquadra muito mais no positivismo “filosófico” que nasce com Augusto Comte.
b.O espírito do povo (Volkgeist) é um conceito central dessa corrente. Para eles, algumas personalidades estariam imbuídas de um ‘espírito do povo’, e por isso ocupariam o centro da análise histórica.
c.A essência do homem e as suas determinações fundidas em um mesmo núcleo, teriam seus conteúdos e formas definidas historicamente.
d.Outra importante característica do historicismo alemão que deve ser lembrada é a possibilidade de autoavaliação por parte do historiador.

Sâo características do pensamento de Vico, EXCETO:
a.O objeto da investigação histórica resulta da expressão da vontade humana, e o próprio historiador, em virtude da sua humanidade, tem todas as condições para apreender seu objeto, de maneira total e completa;
b.O material para Vico encontra sobretudo na linguagem, a qual conservaria mitos, fábulas, tradições.
c.Ao formular essa clara distinção entre as ciências naturais e o conhecimento histórico, Vico dá uma importante contribuição para a teoria da História.
d.O núcleo metodológico que serve de base à Filosofia de Vico pode ser esclarecido a partir de sua atitude em relação ao cartesianismo;
e.Conhecimento favorável às análises do mundo real como sendo algo sempre interior ao homem;

Uma das mais antigas e importantes tentativas ou série de tentativas de propor uma teoria e o metodologia explanatória geral para o domínio da história estrutural. Mesmo a teoria de Marx e Engels foi uma elaboração, síntese e reconstruções de versões anteriores.
Estamos nos referindo ao:
a.Positivismo
b.Romantismo
c.História Tradicional
d.Materialismo Histórico
e.Historicismo

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano e ideais utópicos. A partir disso podemos afirmar que são características do Romantismo:
I-O romantismo foi um movimento artístico, político, e filosófico, nas últimas décadas do séc. XVIII - XIX na Europa.
II-Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
III-O romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano e ideais utópicos.
a.II e III
b.I e III
c.I e II
d.Todas são verdadeiras.
e.I

Foram influências importantes no processo que tornou a História reconhecida enquanto ciência, EXCETO:
a.Romantismo
b.Positivismo
c.Marxismo
d.Hedonismo
e.Historicismo

São fundamentos do Positivismo as afirmacoes abaixo:
I – As sociedades humanas são reguladas por leis naturais que independem da ação humana.
II – Neutralidade, pois o objeto de estudo está na natureza e o cientista dele se apropria, o historiador pode ser neutro ou imparcial.
III – Há uma subjetividade por parte do historiador, pois ele está mergulhado na História.
a.I
b.II e III
c.I e III
d.I e II
e.Todas são verdadeiras.

Após longos debates sobre as teorias da História surgiu no século XVIII influenciado pelo iluminismo europeu o Positivismo, são características do positivismo as opções abaixo, EXCETO:
a.Um dos fundadores do positivismo e maiores representantes do positivismo foi Auguste Comte (1798 - 1857), aliando as ideias de progresso e o conceito de ordem tornou-se um dos principais nomes do positivismo no mundo.
b.Comte acreditava que o conhecimento cientifico não era o caminho mais provável para a construção do conhecimento humano.
c.Com base nesse método, buscava as regularidades nas ações dos homens, afirmava a apologia ao progresso e apontava a certeza em um permanente desenvolvimento e aperfeiçoamento da humanidade.
d.O positivismo procurou adaptar para as humanidades os métodos científicos desenvolvidos pelas ciências naturais.
e.Os pensadores positivistas queriam a todo custo que a História assim como outras ciências se tornasse neutra perante as analises sociais.

Somente após a ação bem-sucedida e da conformação de parâmetros específicos para a História, se dá a formação de uma “comunidade científica” e assim a História adentra o mundo acadêmico universitário. Esta afirmação é:
a.Falsa
b.Verdadeira

Observamos as classes sociais a partir de suas dinâmicas e diversidades, isso é possível a partir da História vista de baixo. Esta afirmação é:
a.Falsa
b.Verdadeira

Na Europa dos séculos XVI ao XVIII, a história se tornou um elemento importante para a construção do Estado monárquico emergente e legitimação de princípios e visões de mundo que contemplavam a consolidação das nações. No século XIX, no entanto, esse entendimento do transcurso do tempo e do sentimento de apreensão da história se torna mais complexa e rigorosa, o passado começa a ser tratado por um novo crivo. Nesse ensejo, a história se projeta como ciência. De acordo com o texto, podemos afirmar que a História foi utilizada para reforçar um caráter:
a.Rankeano
b.Positivista
c.Marxista
d.Nacionalista
e.Romantico

A fundamentação erigida pelo filósofo francês Augusto Comte se tornaria uma das bases da ciência moderna e se mantém presente nas análises das mais diversas áreas das “ciências humanas”. Enquanto corrente de pensamento oitocentista, pois é uma teoria do século XIX, o positivismo traz uma reflexão liberal ambientada no clima pós-revolucionário e de otimismo com relação aos progressos científicos e tecnológico. Podemos considerar esta afirmação:
a.Verdadeira
b.Falsa

Considerado um dos fundadores do positivismo e maiores representantes do positivismo foi aliando as ideias de progresso e o conceito de ordem tornou-se um dos principais nomes do positivismo no mundo. Acreditava que o conhecimento cientifico era o caminho mais provável para a construção do conhecimento humano. Suas ideias relacionavam-se ao natural, tendo como fontes a biologia e a química, onde só a observação empírica proporcionaria um resultado confiável com base na ciência. A quem nos referimos? Marque o item correto:
a.Vico
b.Auguste Comte
c.Karl Marx
d.Leopold Von Ranke
e.Jules Michelet

Sobre a importância das obras clássicas podemos afirmar corretamente que: As obras clássicas não precisam ser percebidas dentro do contexto historicamente situado.
a.Uma obra para ser considerada clássica numa área de estudos ela pode ser apenas inédita e inovadora.
b.As obras clássicas devem ser revisitadas numa perspectiva problematizadora.
c.Uma das principais características das obras consideradas clássicas é sua limitação de análise.
d.As obras clássicas se completam e não podem ser compreendidas isoladamente.

A pretensão de cientificidade para a história passou pela consolidação da figura do historiador profissional que passou a ocupar espaços institucionais específicos, muitas vezes ligados diretamente aos Estados nacionais em processo de consolidação, as narrativas historiográficas contribuíram para essa afirmação nacional. Podemos considerar esta afirmação:
a.Verdadeira
b.Falsa

São fundamentos do historicismo as afirmações abaixo:
I – Relatividade do objeto histórico, ou seja, qualquer fenômeno só pode ser compreendido dentro da História.
II – Neutralidade, pois o objeto de estudo está na natureza e o cientista dele se apropria, o historiador pode ser neutro ou imparcial.
III - Distinção entre as ciências humanas (fatos históricos) e as ciências naturais (fatos naturais).
a.II e III
b.I e II
c.Todas são verdadeiras.
d.I e III
e.I

O que tem sido comumente chamado de “positivismo histórico” costuma dar conta de um modo de se fazer história que, na verdade, tem como base a contribuição do historiador alemão Leopold von Ranke que, por sinal, tinha declarada recusa aos modelos filosóficos do século XIX, o que incluía aí o modelo Comtiano. Podemos considerar esta afirmação:
a.Falsa
b.Verdadeira

Durante o século XIX faziam parte dos interesses dos historicistas, EXCETO:
a.Sofreram fortes influências da evolução francesa.
b.Esse Historicismo conservador condenava as revoluções e as transformações estruturais.
c.O Historicismo alemão interessava-se pela realização da unificação alemã em um contexto em que havia inúmeras realidades políticas e culturais.
d.Pretendiam uma história nacional não universalista, ao contrário das propostas do positivismo francês.
e.A escola histórica alemã se desenvolve em um contexto de oposição entre alemães e franceses.

Da crítica ao cartesianismo resulta o arcabouço metodológico da sua principal obra, a Ciência Nova. Em 1699, passou a ocupar o cargo de professor de Retórica em uma Universidade em Nápoles. Nessa oportunidade proferiu palestra e defendeu trabalho sobre Métodos de estudos com base no anticartesianismo. Questionou: Qual a melhor maneira de estudar? A dos antigos ou dos modernos? Criticou o uso dos métodos das ciências naturais no estudo dos problemas humanos. Defendeu a união íntima entre a erudição filológica e a histórica e, por outro lado, entre o conhecimento abstrato e dedutivo. A quem o texto se refere:
a.Leopold Von Ranke
b.Giovanni Battista Vico.
c.Karl Marx
d.Jules Michelet
e.Auguste Comte

A escola historicista alemã concebe a existência de uma unidade entre homens e forças da natureza, e a história, num fluxo geracional. Neste sentido, podemos considerar como afirmações corretas sobre o Historicismo, EXCETO:
a.A postura da historiografia alemã do século XIX, se enquadra muito mais no positivismo “filosófico” que nasce com Augusto Comte.
b.O espírito do povo (Volkgeist) é um conceito central dessa corrente. Para eles, algumas personalidades estariam imbuídas de um ‘espírito do povo’, e por isso ocupariam o centro da análise histórica.
c.A essência do homem e as suas determinações fundidas em um mesmo núcleo, teriam seus conteúdos e formas definidas historicamente.
d.Outra importante característica do historicismo alemão que deve ser lembrada é a possibilidade de autoavaliação por parte do historiador.

Sâo características do pensamento de Vico, EXCETO:
a.O objeto da investigação histórica resulta da expressão da vontade humana, e o próprio historiador, em virtude da sua humanidade, tem todas as condições para apreender seu objeto, de maneira total e completa;
b.O material para Vico encontra sobretudo na linguagem, a qual conservaria mitos, fábulas, tradições.
c.Ao formular essa clara distinção entre as ciências naturais e o conhecimento histórico, Vico dá uma importante contribuição para a teoria da História.
d.O núcleo metodológico que serve de base à Filosofia de Vico pode ser esclarecido a partir de sua atitude em relação ao cartesianismo;
e.Conhecimento favorável às análises do mundo real como sendo algo sempre interior ao homem;

Uma das mais antigas e importantes tentativas ou série de tentativas de propor uma teoria e o metodologia explanatória geral para o domínio da história estrutural. Mesmo a teoria de Marx e Engels foi uma elaboração, síntese e reconstruções de versões anteriores.
Estamos nos referindo ao:
a.Positivismo
b.Romantismo
c.História Tradicional
d.Materialismo Histórico
e.Historicismo

Prévia do material em texto

AP3.1 Avaliação Formativa Processual
	Iniciado em
	sábado, 18 fev. 2023, 09:41
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 18 fev. 2023, 10:29
	Tempo empregado
	47 minutos 26 segundos
	Notas
	17,00/20,00
	Avaliar
	8,50 de um máximo de 10,00(85%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Outra dimensão importante que decorre dessas múltiplas leituras que um grande texto suscita são as frequentes críticas que acompanham as leituras dessas grandes contribuições.
Escolha uma opção:
a.Um clássico não provoca discursos críticos.
b.A bagagem que carregam, levantam questionamentos e dúvidas, limitam-se a antigas leituras.
c.Portanto, é necessário ler, reler, questionar e produzir novos conhecimentos com base na apreciação de ideias e obras clássicas.
d.O movimento de leitura, releitura e crítica, as grandes contribuições não são feitas e refeitas.
Feedback
A resposta correta é: Portanto, é necessário ler, reler, questionar e produzir novos conhecimentos com base na apreciação de ideias e obras clássicas.
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano e ideais utópicos. A partir disso podemos afirmar que são características do Romantismo:
I-O romantismo foi um movimento artístico, político, e filosófico, nas últimas décadas do séc. XVIII - XIX na Europa.
II-Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.
III-O romantismo toma mais tarde a forma de um movimento, e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano e ideais utópicos.
Está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.II e III
b.I e III
c.I e II
d.Todas são verdadeiras.
e.I
Feedback
A resposta correta é: Todas são verdadeiras.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Foram influências importantes no processo que tornou a História reconhecida enquanto ciência, EXCETO:
Escolha uma opção:
a.Romantismo
b.Positivismo
c.Marxismo
d.Hedonismo
e.Historicismo
Feedback
A resposta correta é: Hedonismo
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
São fundamentos do Positivismo as afirmações abaixo:
I – As sociedades humanas são reguladas por leis naturais que independem da ação humana.
II – Neutralidade, pois o objeto de estudo está na natureza e o cientista dele se apropria, o historiador pode ser neutro ou imparcial.
III – Há uma subjetividade por parte do historiador, pois ele está mergulhado na História.
Está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.I
b.II e III
c.I e III
d.I e II
e.Todas são verdadeiras.
Feedback
A resposta correta é: I e II
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Após longos debates sobre as teorias da História surgiu no século XVIII influenciado pelo iluminismo europeu o Positivismo, são características do positivismo as opções abaixo, EXCETO:
Escolha uma opção:
a.Um dos fundadores do positivismo e maiores representantes do positivismo foi Auguste Comte (1798 - 1857), aliando as ideias de progresso e o conceito de ordem tornou-se um dos principais nomes do positivismo no mundo.
b.Comte acreditava que o conhecimento cientifico não era o caminho mais provável para a construção do conhecimento humano.
c.Com base nesse método, buscava as regularidades nas ações dos homens, afirmava a apologia ao progresso e apontava a certeza em um permanente desenvolvimento e aperfeiçoamento da humanidade.
d.O positivismo procurou adaptar para as humanidades os métodos científicos desenvolvidos pelas ciências naturais.
e.Os pensadores positivistas queriam a todo custo que a História assim como outras ciências se tornasse neutra perante as analises sociais.
Feedback
A resposta correta é: Comte acreditava que o conhecimento cientifico não era o caminho mais provável para a construção do conhecimento humano.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Somente após a ação bem-sucedida e da conformação de parâmetros específicos para a História, se dá a formação de uma “comunidade científica” e assim a História adentra o mundo acadêmico universitário. Esta afirmação é:
Escolha uma opção:
a.Falsa
b.Verdadeira
Feedback
A resposta correta é: Verdadeira
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Observamos as classes sociais a partir de suas dinâmicas e diversidades, isso é possível a partir da História vista de baixo. Esta afirmação é:
Escolha uma opção:
a.Falsa
b.Verdadeira
Feedback
A resposta correta é: Verdadeira
Questão 8
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Texto da questão
Na Europa dos séculos XVI ao XVIII, a história se tornou um elemento importante para a construção do Estado monárquico emergente e legitimação de princípios e visões de mundo que contemplavam a consolidação das nações. No século XIX, no entanto, esse entendimento do transcurso do tempo e do sentimento de apreensão da história se torna mais complexa e rigorosa, o passado começa a ser tratado por um novo crivo. Nesse ensejo, a história se projeta como ciência. De acordo com o texto, podemos afirmar que a História foi utilizada para reforçar um caráter:
Escolha uma opção:
a.Rankeano
b.Positivista
c.Marxista
d.Nacionalista
e.Romantico
Feedback
A resposta correta é: Nacionalista
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
A fundamentação erigida pelo filósofo francês Augusto Comte se tornaria uma das bases da ciência moderna e se mantém presente nas análises das mais diversas áreas das “ciências humanas”. Enquanto corrente de pensamento oitocentista, pois é uma teoria do século XIX, o positivismo traz uma reflexão liberal ambientada no clima pós-revolucionário e de otimismo com relação aos progressos científicos e tecnológico. Podemos considerar esta afirmação:
Escolha uma opção:
a.Verdadeira
b.Falsa
Feedback
A resposta correta é: Verdadeira
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Considerado um dos fundadores do positivismo e maiores representantes do positivismo foi aliando as ideias de progresso e o conceito de ordem tornou-se um dos principais nomes do positivismo no mundo. Acreditava que o conhecimento cientifico era o caminho mais provável para a construção do conhecimento humano. Suas ideias relacionavam-se ao natural, tendo como fontes a biologia e a química, onde só a observação empírica proporcionaria um resultado confiável com base na ciência. A quem nos referimos? Marque o item correto:
Escolha uma opção:
a.Vico
b.Auguste Comte
c.Karl Marx
d.Leopold Von Ranke
e.Jules Michelet
Feedback
A resposta correta é: Auguste Comte
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Sobre a importância das obras clássicas podemos afirmar corretamente que:As obras clássicas não precisam ser percebidas dentro do contexto historicamente situado.
Escolha uma opção:
a.Uma obra para ser considerada clássica numa área de estudos ela pode ser apenas inédita e inovadora.
b.As obras clássicas devem ser revisitadas numa perspectiva problematizadora.
c.Uma das principais características das obras consideradas clássicas é sua limitação de análise.
d.As obras clássicas se completam e não podem ser compreendidas isoladamente.
Feedback
A resposta correta é: As obras clássicas devem ser revisitadas numa perspectiva problematizadora.
Questão 12
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
A pretensão de cientificidade para a história passou pela consolidação da figura do historiador profissional que passou a ocupar espaços institucionais específicos, muitas vezes ligados diretamente aos Estados nacionais em processo de consolidação, as narrativas historiográficas contribuíram para essa afirmação nacional. Podemos considerar esta afirmação:
Escolha uma opção:
a.Verdadeira
b.Falsa
Feedback
A resposta correta é: Verdadeira
Questão 13
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Texto da questão
São fundamentos do historicismoas afirmações abaixo:
I – Relatividade do objeto histórico, ou seja, qualquer fenômeno só pode ser compreendido dentro da História.
II – Neutralidade, pois o objeto de estudo está na natureza e o cientista dele se apropria, o historiador pode ser neutro ou imparcial.
III - Distinção entre as ciências humanas (fatos históricos) e as ciências naturais (fatos naturais).
Está correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.II e III
b.I e II
c.Todas são verdadeiras.
d.I e III
e.I
Feedback
A resposta correta é: I e III
Questão 14
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,00
Texto da questão
O que tem sido comumente chamado de “positivismo histórico” costuma dar conta de um modo de se fazer história que, na verdade, tem como base a contribuição do historiador alemão Leopold von Ranke que, por sinal, tinha declarada recusa aos modelos filosóficos do século XIX, o que incluía aí o modelo Comtiano. Podemos considerar esta afirmação:
Escolha uma opção:
a.Falsa
b.Verdadeira
Feedback
A resposta correta é: Verdadeira
Questão 15
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Durante o século XIX faziam parte dos interesses dos historicistas, EXCETO:
Escolha uma opção:
a.Sofreram fortes influências da evolução francesa.
b.Esse Historicismo conservador condenava as revoluções e as transformações estruturais.
c.O Historicismo alemão interessava-se pela realização da unificação alemã em um contexto em que havia inúmeras realidades políticas e culturais.
d.Pretendiam uma história nacional não universalista, ao contrário das propostas do positivismo francês.
e.A escola histórica alemã se desenvolve em um contexto de oposição entre alemães e franceses.
Feedback
A resposta correta é: Sofreram fortes influências da evolução francesa.
Questão 16
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Da crítica ao cartesianismo resulta o arcabouço metodológico da sua principal obra, a Ciência Nova. Em 1699, passou a ocupar o cargo de professor de Retórica em uma Universidade em Nápoles. Nessa oportunidade proferiu palestra e defendeu trabalho sobre Métodos de estudos com base no anticartesianismo. Questionou: Qual a melhor maneira de estudar? A dos antigos ou dos modernos? Criticou o uso dos métodos das ciências naturais no estudo dos problemas humanos. Defendeu a união íntima entre a erudição filológica e a histórica e, por outro lado, entre o conhecimento abstrato e dedutivo. A quem o texto se refere:
Escolha uma opção:
a.Leopold Von Ranke
b.Giovanni Battista Vico.
c.Karl Marx
d.Jules Michelet
e.Auguste Comte
Feedback
A resposta correta é: Giovanni Battista Vico.
Questão 17
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
A escola historicista alemã concebe a existência de uma unidade entre homens e forças da natureza, e a história, num fluxo geracional. Neste sentido, podemos considerar como afirmações corretas sobre o Historicismo, EXCETO:
Escolha uma opção:
a.A postura da historiografia alemã do século XIX, se enquadra muito mais no positivismo “filosófico” que nasce com Augusto Comte.
b.O espírito do povo (Volkgeist) é um conceito central dessa corrente. Para eles, algumas personalidades estariam imbuídas de um ‘espírito do povo’, e por isso ocupariam o centro da análise histórica.
c.A essência do homem e as suas determinações fundidas em um mesmo núcleo, teriam seus conteúdos e formas definidas historicamente.
d.Outra importante característica do historicismo alemão que deve ser lembrada é a possibilidade de autoavaliação por parte do historiador.
Feedback
A resposta correta é: A postura da historiografia alemã do século XIX, se enquadra muito mais no positivismo “filosófico” que nasce com Augusto Comte.
Questão 18
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Sâo características do pensamento de Vico, EXCETO:
Escolha uma opção:
a.O objeto da investigação histórica resulta da expressão da vontade humana, e o próprio historiador, em virtude da sua humanidade, tem todas as condições para apreender seu objeto, de maneira total e completa;
b.O material para Vico encontra sobretudo na linguagem, a qual conservaria mitos, fábulas, tradições.
c.Ao formular essa clara distinção entre as ciências naturais e o conhecimento histórico, Vico dá uma importante contribuição para a teoria da História.
d.O núcleo metodológico que serve de base à Filosofia de Vico pode ser esclarecido a partir de sua atitude em relação ao cartesianismo;
e.Conhecimento favorável às análises do mundo real como sendo algo sempre interior ao homem;
Feedback
A resposta correta é: Conhecimento favorável às análises do mundo real como sendo algo sempre interior ao homem;
Questão 19
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
A origem do positivismo, elaborada segundo um modelo científico-natural, surgiu no século XXI, mesmo momento de desenvolvimento da Filosofia das luzes (enciclopedismo). Podemos considerar esta afirmação:
Escolha uma opção:
a.Verdadeira
b.Falsa
Feedback
A resposta correta é: Falsa
Questão 20
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Texto da questão
Uma das mais antigas e importantes tentativas ou série de tentativas de propor uma teoria e\ou metodologia explanatória geral para o domínio da história estrutural. Mesmo a teoria de Marx e Engels foi uma elaboração, síntese e reconstruções de versões anteriores. (LOYD. Estamos nos referindo ao:
Escolha uma opção:
a.Positivismo
b.Romantismo
c.História Tradicional
d.Materialismo Histórico
e.Historicismo
Feedback
A resposta correta é: Materialismo Histórico
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina