Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É fundamental que o conforto, em suas diversas dimensões, seja levado em consideração na formulação de projetos de arquitetura. Entre tais princípios, o conforto lumínico é um dos pontos importantes e deve ser formulado pensando nas atividades que são desenvolvidas pelo usuário em cada espaço de uma edificação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a iluminação geral, analise as afirmativas a seguir:
I. As tarefas desenvolvidas em certos espaços requerem diversos tipos de iluminação, uma vez que atividades mais “finas”, como o ato de desenhar, por exemplo, necessitam de luminosidade mais geral.
II. A classificação de iluminação em um determinado ambiente pode ser, em geral, de tarefa e localizada, de acordo com as necessidades do usuário e seus efeitos no plano de trabalho.
III. A iluminação geral possui uma distribuição regular no plano de trabalho, assim como sua conformação no forro ou no teto dentro do ambiente.
IV. Iluminação geral é um tipo de luminosidade requerida pela maior parte dos ambientes, mesmo que em alguns casos e tarefas específicas seja necessário incorporar a ela também outros tipos de iluminação.
1. II, III e IV.
2. I, III e IV.
3. II e IV.
4. III e IV.
5. I e III.

O fogo foi utilizado como uma das primeiras fontes de iluminação artificial pelo homem, como uma consequência do seu uso para aquecer os ambientes e preparar os alimentos. Ao longo dos anos, novas formas de iluminar artificialmente foram desenvolvidas e incorporadas aos espaços tanto internos quanto externos, de acordo com as necessidades da população.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a iluminação artificial e o crescimento urbano, analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da população nas cidades ao longo do tempo reforçou a necessidade de utilizar fontes de iluminação artificial para garantir a segurança em áreas públicas no período noturno.
II. As velas eram uma das principais formas de iluminar espaços externos durante a Idade Média.
III. A iluminação pública entre Antiguidade e Idade Média era de responsabilidade, sobretudo, dos administradores da cidade para garantir a segurança dos cidadãos.
IV. Por volta do século XIV, alguns prefeitos foram responsáveis por iniciativas pontuais que preconizavam a homogeneidade da iluminação em espaços urbanos.
1. I e IV.
2. I, III e IV.
3. I e II.
4. III e IV.
5. II e III.

Ao longo da história é possível observar uma série de exemplos bem definidos e de sucesso em projetos arquitetônicos que conjugaram a iluminação natural e a artificial em seu processo de concepção e garantiram aos usuários condições favoráveis de conforto lumínico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a conjunção entre iluminação natural e artificial em arquitetura, analise as afirmativas a seguir:
I. A relação entre iluminação natural e artificial em projetos de arquitetura é antiga, contudo, com a crise do petróleo nos anos 1970 se tornou necessária a busca por economia de energia e a eficiência desta parceria.
II. Algumas lâmpadas se aquecem quando acesas, gerando aumento de temperatura no ambiente. Sendo assim, a junção de iluminação natural e artificial pode ser também efetiva do ponto de vista térmico.
III. As obras do arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) mostram que a iluminação natural é fonte de luminosidade adequada para garantir que os espaços internos, independentemente de seu tipo, sejam adequados às suas atividades.
IV. O setor residencial é um dos principais consumidores de energia elétrica para iluminação no Brasil, representando cerca de 35% do total produzido.
1. I e II.
2. I, III e IV.
3. II e III.
4. III e IV.
5. I e III.

A iluminação dentro de um espaço pode ser dividida e classificada em três tipos diferentes: geral, localizada e de tarefa. Sabe-se que cada uma delas cumpre um papel específico no ambiente, sendo necessário seu uso de acordo com as atividades que são desenvolvidas no local.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso de iluminação localizada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A iluminação localizada se distribui de forma homogênea por todo o ambiente no qual ela é especificada.
II. ( ) Existe uma relação direta entre luminárias para iluminação localizada e o layout do espaço.
III. ( ) Os pontos de interesse são regiões específicas do ambiente que recebem iluminação.
IV. ( ) Quando se está realizando uma atividade específica como ler, utiliza-se a iluminação de tarefa.
V. ( ) Nos quartos, o uso de abajures em mesas de cabeceira podem ser um exemplo de iluminação localizada.
1. F, V, V, F, V.
2. V, F, V, F, V.
3. F, F, F, V, V.
4. V, F, F, V, F.
5. V, V, F, F, V.

Em algumas situações, a quantidade e especificação de lâmpadas e luminárias pode não ser suficiente para atender às demandas de certo ambiente, criando áreas onde a iluminação é deficiente e gerando alguns fenômenos incômodos para a correta visualização pelo usuário.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que dentre os possíveis efeitos da deficiência de iluminação estão:
1. a fadiga visual, os distúrbios psicológicos e o lacrimejamento.
2. o cansaço visual, problemas cardíacos e excesso de ansiedade.
3. os distúrbios neurológicos, a fadiga muscular e o ofuscamento.
4. a irritação nos olhos, os distúrbios cardíacos e os espasmos musculares.
5. o ofuscamento, os distúrbios psicológicos e os problemas olfativos.

Há uma grande diversidade de tipos de iluminação que podem ser empregadas em um projeto de arquitetura, de acordo com as demandas do cliente e das atividades que serão realizadas no espaço. Estes dois fatores serão primordiais para a distribuição de luminárias e lâmpadas pelo ambiente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre iluminação de tarefa, pode-se afirmar que ela é:
1. um tipo de iluminação estratégica, distribuída em uma pequena área e próxima à atividade.
2. um tipo de iluminação distribuída de maneira homogênea pelo ambiente, localizada nos forros e tetos.
3. um tipo de iluminação destinada a grandes áreas, como indústrias, que requerem longos períodos de luminosidade.
4. um tipo de iluminação ideal para a realização de atividades intermediárias, como a leitura, onde a precisão é média.
5. um tipo de iluminação aplicada em áreas urbanas, para ampliar a segurança e evitar aumentos na criminalidade.

As lâmpadas de descarga são conhecidas pelo princípio de funcionamento baseado nas descargas elétricas que atravessam o seu bulbo preenchido de um determinado gás que pode ser de vários tipos e, em consequência, produz o efeito da iluminação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre lâmpadas de descarga, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A lâmpada halógena é um tipo de descarga que produz energia através da passagem de gás carbônico pelo tubo.
II. ( ) Lâmpadas fluorescentes têm seu funcionamento baseado em sistemas de eletricidade nos quais o reator dá partida no sistema, gerando elétrons que percorrem o bulbo.
III. ( ) A lâmpada de vapor de sódio tem seu funcionamento bastante parecido com o de mercúrio, com a diferença que seu preenchimento interno é feito com o sódio e o tubo externo é de cerâmica.
IV. ( ) As lâmpadas multivapores apresentam preenchimento por gases nobres que proporcionam índice de reprodução de cor médio e luz visível amarelada e quente.
V. ( ) Uma lâmpada de vapor de mercúrio é ótima para espaços externos e funciona à alta pressão, produzindo luz de coloração amarelada.
1. F, V, V, F, V.
2. V, F, V, F, V.
3. F, F, F, V, V.
4. V, F, F, V, F.
5. V, V, F, F, V.

As fontes de luz artificial para iluminação de espaços internos e externos ao longo da história passou pelo uso do fogo até a apropriação das diversas tecnologias para o desenvolvimento de alternativas que cumprissem os requisitos de luminosidade mínima sem gerar maiores impactos no consumo de energia.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o desenvolvimento das tecnologias e a iluminação artificial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As diversas teorias sobre a natureza da luz foram fundamentais para o desenvolvimento das fontes de iluminação elétrica.
II. ( ) No final do século XIX a lâmpada elétrica foi desenvolvida por Thomas Edson e se popularizou para o uso em diversos tipos de edificações, dentre elas as residenciais.
III. ( ) Nos anos 1950, surgiu a necessidade de economizar energia elétrica para iluminação, de acordo com a crise petrolífera de ordem mundial.
IV. ( ) As lâmpadas fluorescentes foram adotadas na iluminação de espaços públicos a partir das demandas por menor consumo de energia elétrica.
V. ( ) A redução dos impactos ambientais tornou-se uma necessidade ainda mais forte com a virada para o século XXI, gerando inovações tais como as lâmpadas de Diodo Emissor de Luz.
1. V, V, F, F, V.
2. V, F, V, F, V.
3. F, F, F, V, V.
4. F, V, V, F, V.
5. V, F, F, V, F.

A luz natural tem sido empregada como parte dos projetos de arquitetura desde muitos séculos, tanto para cumprir necessidades objetivas de iluminação quanto como um símbolo subjetivo de afirmação de princípios culturais e religiosos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso da luz natural pelas civilizações antigas, analise as afirmativas a seguir:
I. O uso da luz do sol em determinadas edificações egípcias servia para reforçar o poder simbólico dos faraós e deuses cultuados.
II. O constante uso de aberturas para entrada de sol em espaços residenciais era uma forma de afirmar a importância do lar na construção da sociedade.
III. A iluminação natural por meio de aberturas pelos povos da Antiguidade, como Romanos, em espaços de uso público podia apresentar uma dimensão transcendental.
IV. Os povos primitivos realizavam a maior parte de suas atividades durante o dia ao ar livre e se recolhiam nos abrigos apenas para dormir, o que refletiu no pouco desenvolvimento do uso de aberturas para iluminação nestes espaços.
1. I, III e IV.
2. I, II e III.
3. I e II.
4. III e IV.
5. I e III.

As luzes podem ser responsáveis pela ambientação nos espaços em que são utilizadas, criando diversos efeitos. Dentre os tipos de luz para ambientação, pode-se citar a luz de destaque, a luz de efeito, a decorativa e a luz arquitetônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ambientação de espaços a partir da iluminação, pode-se afirmar que a função da luz de destaque é:
1. enfatizar aspectos específicos de um ambiente, como certos objetos, usando, por exemplo, os spots.
2. chamar a atenção para a própria luz, tornando-a o foco de atenção.
3. ocupar espaço dentro de objetos arquitetônicos, tais como sancas e corrimãos de escadas.
4. destacar o próprio objeto que produz luz, como é o caso dos lustres que podem ser pontos de atenção do ambiente.
5. iluminar o ambiente como um todo, de maneira uniforme.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

É fundamental que o conforto, em suas diversas dimensões, seja levado em consideração na formulação de projetos de arquitetura. Entre tais princípios, o conforto lumínico é um dos pontos importantes e deve ser formulado pensando nas atividades que são desenvolvidas pelo usuário em cada espaço de uma edificação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a iluminação geral, analise as afirmativas a seguir:
I. As tarefas desenvolvidas em certos espaços requerem diversos tipos de iluminação, uma vez que atividades mais “finas”, como o ato de desenhar, por exemplo, necessitam de luminosidade mais geral.
II. A classificação de iluminação em um determinado ambiente pode ser, em geral, de tarefa e localizada, de acordo com as necessidades do usuário e seus efeitos no plano de trabalho.
III. A iluminação geral possui uma distribuição regular no plano de trabalho, assim como sua conformação no forro ou no teto dentro do ambiente.
IV. Iluminação geral é um tipo de luminosidade requerida pela maior parte dos ambientes, mesmo que em alguns casos e tarefas específicas seja necessário incorporar a ela também outros tipos de iluminação.
1. II, III e IV.
2. I, III e IV.
3. II e IV.
4. III e IV.
5. I e III.

O fogo foi utilizado como uma das primeiras fontes de iluminação artificial pelo homem, como uma consequência do seu uso para aquecer os ambientes e preparar os alimentos. Ao longo dos anos, novas formas de iluminar artificialmente foram desenvolvidas e incorporadas aos espaços tanto internos quanto externos, de acordo com as necessidades da população.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a iluminação artificial e o crescimento urbano, analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da população nas cidades ao longo do tempo reforçou a necessidade de utilizar fontes de iluminação artificial para garantir a segurança em áreas públicas no período noturno.
II. As velas eram uma das principais formas de iluminar espaços externos durante a Idade Média.
III. A iluminação pública entre Antiguidade e Idade Média era de responsabilidade, sobretudo, dos administradores da cidade para garantir a segurança dos cidadãos.
IV. Por volta do século XIV, alguns prefeitos foram responsáveis por iniciativas pontuais que preconizavam a homogeneidade da iluminação em espaços urbanos.
1. I e IV.
2. I, III e IV.
3. I e II.
4. III e IV.
5. II e III.

Ao longo da história é possível observar uma série de exemplos bem definidos e de sucesso em projetos arquitetônicos que conjugaram a iluminação natural e a artificial em seu processo de concepção e garantiram aos usuários condições favoráveis de conforto lumínico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a conjunção entre iluminação natural e artificial em arquitetura, analise as afirmativas a seguir:
I. A relação entre iluminação natural e artificial em projetos de arquitetura é antiga, contudo, com a crise do petróleo nos anos 1970 se tornou necessária a busca por economia de energia e a eficiência desta parceria.
II. Algumas lâmpadas se aquecem quando acesas, gerando aumento de temperatura no ambiente. Sendo assim, a junção de iluminação natural e artificial pode ser também efetiva do ponto de vista térmico.
III. As obras do arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) mostram que a iluminação natural é fonte de luminosidade adequada para garantir que os espaços internos, independentemente de seu tipo, sejam adequados às suas atividades.
IV. O setor residencial é um dos principais consumidores de energia elétrica para iluminação no Brasil, representando cerca de 35% do total produzido.
1. I e II.
2. I, III e IV.
3. II e III.
4. III e IV.
5. I e III.

A iluminação dentro de um espaço pode ser dividida e classificada em três tipos diferentes: geral, localizada e de tarefa. Sabe-se que cada uma delas cumpre um papel específico no ambiente, sendo necessário seu uso de acordo com as atividades que são desenvolvidas no local.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso de iluminação localizada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A iluminação localizada se distribui de forma homogênea por todo o ambiente no qual ela é especificada.
II. ( ) Existe uma relação direta entre luminárias para iluminação localizada e o layout do espaço.
III. ( ) Os pontos de interesse são regiões específicas do ambiente que recebem iluminação.
IV. ( ) Quando se está realizando uma atividade específica como ler, utiliza-se a iluminação de tarefa.
V. ( ) Nos quartos, o uso de abajures em mesas de cabeceira podem ser um exemplo de iluminação localizada.
1. F, V, V, F, V.
2. V, F, V, F, V.
3. F, F, F, V, V.
4. V, F, F, V, F.
5. V, V, F, F, V.

Em algumas situações, a quantidade e especificação de lâmpadas e luminárias pode não ser suficiente para atender às demandas de certo ambiente, criando áreas onde a iluminação é deficiente e gerando alguns fenômenos incômodos para a correta visualização pelo usuário.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que dentre os possíveis efeitos da deficiência de iluminação estão:
1. a fadiga visual, os distúrbios psicológicos e o lacrimejamento.
2. o cansaço visual, problemas cardíacos e excesso de ansiedade.
3. os distúrbios neurológicos, a fadiga muscular e o ofuscamento.
4. a irritação nos olhos, os distúrbios cardíacos e os espasmos musculares.
5. o ofuscamento, os distúrbios psicológicos e os problemas olfativos.

Há uma grande diversidade de tipos de iluminação que podem ser empregadas em um projeto de arquitetura, de acordo com as demandas do cliente e das atividades que serão realizadas no espaço. Estes dois fatores serão primordiais para a distribuição de luminárias e lâmpadas pelo ambiente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre iluminação de tarefa, pode-se afirmar que ela é:
1. um tipo de iluminação estratégica, distribuída em uma pequena área e próxima à atividade.
2. um tipo de iluminação distribuída de maneira homogênea pelo ambiente, localizada nos forros e tetos.
3. um tipo de iluminação destinada a grandes áreas, como indústrias, que requerem longos períodos de luminosidade.
4. um tipo de iluminação ideal para a realização de atividades intermediárias, como a leitura, onde a precisão é média.
5. um tipo de iluminação aplicada em áreas urbanas, para ampliar a segurança e evitar aumentos na criminalidade.

As lâmpadas de descarga são conhecidas pelo princípio de funcionamento baseado nas descargas elétricas que atravessam o seu bulbo preenchido de um determinado gás que pode ser de vários tipos e, em consequência, produz o efeito da iluminação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre lâmpadas de descarga, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A lâmpada halógena é um tipo de descarga que produz energia através da passagem de gás carbônico pelo tubo.
II. ( ) Lâmpadas fluorescentes têm seu funcionamento baseado em sistemas de eletricidade nos quais o reator dá partida no sistema, gerando elétrons que percorrem o bulbo.
III. ( ) A lâmpada de vapor de sódio tem seu funcionamento bastante parecido com o de mercúrio, com a diferença que seu preenchimento interno é feito com o sódio e o tubo externo é de cerâmica.
IV. ( ) As lâmpadas multivapores apresentam preenchimento por gases nobres que proporcionam índice de reprodução de cor médio e luz visível amarelada e quente.
V. ( ) Uma lâmpada de vapor de mercúrio é ótima para espaços externos e funciona à alta pressão, produzindo luz de coloração amarelada.
1. F, V, V, F, V.
2. V, F, V, F, V.
3. F, F, F, V, V.
4. V, F, F, V, F.
5. V, V, F, F, V.

As fontes de luz artificial para iluminação de espaços internos e externos ao longo da história passou pelo uso do fogo até a apropriação das diversas tecnologias para o desenvolvimento de alternativas que cumprissem os requisitos de luminosidade mínima sem gerar maiores impactos no consumo de energia.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o desenvolvimento das tecnologias e a iluminação artificial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As diversas teorias sobre a natureza da luz foram fundamentais para o desenvolvimento das fontes de iluminação elétrica.
II. ( ) No final do século XIX a lâmpada elétrica foi desenvolvida por Thomas Edson e se popularizou para o uso em diversos tipos de edificações, dentre elas as residenciais.
III. ( ) Nos anos 1950, surgiu a necessidade de economizar energia elétrica para iluminação, de acordo com a crise petrolífera de ordem mundial.
IV. ( ) As lâmpadas fluorescentes foram adotadas na iluminação de espaços públicos a partir das demandas por menor consumo de energia elétrica.
V. ( ) A redução dos impactos ambientais tornou-se uma necessidade ainda mais forte com a virada para o século XXI, gerando inovações tais como as lâmpadas de Diodo Emissor de Luz.
1. V, V, F, F, V.
2. V, F, V, F, V.
3. F, F, F, V, V.
4. F, V, V, F, V.
5. V, F, F, V, F.

A luz natural tem sido empregada como parte dos projetos de arquitetura desde muitos séculos, tanto para cumprir necessidades objetivas de iluminação quanto como um símbolo subjetivo de afirmação de princípios culturais e religiosos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso da luz natural pelas civilizações antigas, analise as afirmativas a seguir:
I. O uso da luz do sol em determinadas edificações egípcias servia para reforçar o poder simbólico dos faraós e deuses cultuados.
II. O constante uso de aberturas para entrada de sol em espaços residenciais era uma forma de afirmar a importância do lar na construção da sociedade.
III. A iluminação natural por meio de aberturas pelos povos da Antiguidade, como Romanos, em espaços de uso público podia apresentar uma dimensão transcendental.
IV. Os povos primitivos realizavam a maior parte de suas atividades durante o dia ao ar livre e se recolhiam nos abrigos apenas para dormir, o que refletiu no pouco desenvolvimento do uso de aberturas para iluminação nestes espaços.
1. I, III e IV.
2. I, II e III.
3. I e II.
4. III e IV.
5. I e III.

As luzes podem ser responsáveis pela ambientação nos espaços em que são utilizadas, criando diversos efeitos. Dentre os tipos de luz para ambientação, pode-se citar a luz de destaque, a luz de efeito, a decorativa e a luz arquitetônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ambientação de espaços a partir da iluminação, pode-se afirmar que a função da luz de destaque é:
1. enfatizar aspectos específicos de um ambiente, como certos objetos, usando, por exemplo, os spots.
2. chamar a atenção para a própria luz, tornando-a o foco de atenção.
3. ocupar espaço dentro de objetos arquitetônicos, tais como sancas e corrimãos de escadas.
4. destacar o próprio objeto que produz luz, como é o caso dos lustres que podem ser pontos de atenção do ambiente.
5. iluminar o ambiente como um todo, de maneira uniforme.

Prévia do material em texto

Antonio Junior
Nota final
10/10
As pontuações para a pergunta são exibidas depois de todas as notas serem publicadas
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
É fundamental que o conforto, em suas diversas dimensões, seja levado em consideração na formulação de projetos de arquitetura. Entre tais princípios, o conforto lumínico é um dos pontos importantes e deve ser formulado pensando nas atividades que são desenvolvidas pelo usuário em cada espaço de uma edificação. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a iluminação geral, analise as afirmativas a seguir:
I. As tarefas desenvolvidas em certos espaços requerem diversos tipos de iluminação, uma vez que atividades mais “finas”, como o ato de desenhar, por exemplo, necessitam de luminosidade mais geral.
II. A classificação de iluminação em um determinado ambiente pode ser, em geral, de tarefa e localizada, de acordo com as necessidades do usuário e seus efeitos no plano de trabalho.
III. A iluminação geral possui uma distribuição regular no plano de trabalho, assim como sua conformação no forro ou no teto dentro do ambiente.
IV. Iluminação geral é um tipo de luminosidade requerida pela maior parte dos ambientes, mesmo que em alguns casos e tarefas específicas seja necessário incorporar a ela também outros tipos de iluminação. 
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
II, III e IV.
2. 
I, III e IV.
3. 
II e IV.
4. 
III e IV.
5. 
I e III.
2. Pergunta 2
O fogo foi utilizado como uma das primeiras fontes de iluminação artificial pelo homem, como uma consequência do seu uso para aquecer os ambientes e preparar os alimentos. Ao longo dos anos, novas formas de iluminar artificialmente foram desenvolvidas e incorporadas aos espaços tanto internos quanto externos, de acordo com as necessidades da população. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a iluminação artificial e o crescimento urbano, analise as afirmativas a seguir:
I. O aumento da população nas cidades ao longo do tempo reforçou a necessidade de utilizar fontes de iluminação artificial para garantir a segurança em áreas públicas no período noturno.
II. As velas eram uma das principais formas de iluminar espaços externos durante a Idade Média.
III. A iluminação pública entre Antiguidade e Idade Média era de responsabilidade, sobretudo, dos administradores da cidade para garantir a segurança dos cidadãos.
IV. Por volta do século XIV, alguns prefeitos foram responsáveis por iniciativas pontuais que preconizavam a homogeneidade da iluminação em espaços urbanos. 
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I e IV.
2. 
I, III e IV.
3. 
I e II.
4. 
III e IV.
5. 
II e III.
3. Pergunta 3
Ao longo da história é possível observar uma série de exemplos bem definidos e de sucesso em projetos arquitetônicos que conjugaram a iluminação natural e a artificial em seu processo de concepção e garantiram aos usuários condições favoráveis de conforto lumínico.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a conjunção entre iluminação natural e artificial em arquitetura, analise as afirmativas a seguir:
I. A relação entre iluminação natural e artificial em projetos de arquitetura é antiga, contudo, com a crise do petróleo nos anos 1970 se tornou necessária a busca por economia de energia e a eficiência desta parceria.
II. Algumas lâmpadas se aquecem quando acesas, gerando aumento de temperatura no ambiente. Sendo assim, a junção de iluminação natural e artificial pode ser também efetiva do ponto de vista térmico.
III. As obras do arquiteto João Filgueiras Lima (Lelé) mostram que a iluminação natural é fonte de luminosidade adequada para garantir que os espaços internos, independentemente de seu tipo, sejam adequados às suas atividades.
IV. O setor residencial é um dos principais consumidores de energia elétrica para iluminação no Brasil, representando cerca de 35% do total produzido. 
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I e II.
2. 
I, III e IV.
3. 
II e III.
4. 
III e IV.
5. 
I e III.
4. Pergunta 4
A iluminação dentro de um espaço pode ser dividida e classificada em três tipos diferentes: geral, localizada e de tarefa. Sabe-se que cada uma delas cumpre um papel específico no ambiente, sendo necessário seu uso de acordo com as atividades que são desenvolvidas no local.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso de iluminação localizada, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A iluminação localizada se distribui de forma homogênea por todo o ambiente no qual ela é especificada.
II. ( ) Existe uma relação direta entre luminárias para iluminação localizada e o layout do espaço.
III. ( ) Os pontos de interesse são regiões específicas do ambiente que recebem iluminação. 
IV. ( ) Quando se está realizando uma atividade específica como ler, utiliza-se a iluminação de tarefa. 
V. ( ) Nos quartos, o uso de abajures em mesas de cabeceira podem ser um exemplo de iluminação localizada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
F, V, V, F, V. 
2. 
V, F, V, F, V.
3. 
F, F, F, V, V. 
4. 
V, F, F, V, F.
5. 
V, V, F, F, V.
5. Pergunta 5
Em algumas situações, a quantidade e especificação de lâmpadas e luminárias pode não ser suficiente para atender às demandas de certo ambiente, criando áreas onde a iluminação é deficiente e gerando alguns fenômenos incômodos para a correta visualização pelo usuário.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, pode-se afirmar que dentre os possíveis efeitos da deficiência de iluminação estão:
1. 
a fadiga visual, os distúrbios psicológicos e o lacrimejamento.
2. 
o cansaço visual, problemas cardíacos e excesso de ansiedade.
3. 
os distúrbios neurológicos, a fadiga muscular e o ofuscamento.
4. 
a irritação nos olhos, os distúrbios cardíacos e os espasmos musculares.
5. 
o ofuscamento, os distúrbios psicológicos e os problemas olfativos.
6. Pergunta 6
Há uma grande diversidade de tipos de iluminação que podem ser empregadas em um projeto de arquitetura, de acordo com as demandas do cliente e das atividades que serão realizadas no espaço. Estes dois fatores serão primordiais para a distribuição de luminárias e lâmpadas pelo ambiente.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre iluminação de tarefa, pode-se afirmar que ela é: 
1. 
um tipo de iluminação estratégica, distribuída em uma pequena área e próxima à atividade. 
2. 
um tipo de iluminação distribuída de maneira homogênea pelo ambiente, localizada nos forros e tetos.
3. 
um tipo de iluminação destinada a grandes áreas, como indústrias, que requerem longos períodos de luminosidade.
4. 
um tipo de iluminação ideal para a realização de atividades intermediárias, como a leitura, onde a precisão é média.
5. 
um tipo de iluminação aplicada em áreas urbanas, para ampliar a segurança e evitar aumentos na criminalidade.
7. Pergunta 7
As lâmpadas de descarga são conhecidas pelo princípio de funcionamento baseado nas descargas elétricas que atravessam o seu bulbo preenchido de um determinado gás que pode ser de vários tipos e, em consequência, produz o efeito da iluminação.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre lâmpadas de descarga, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A lâmpada halógena é um tipo de descarga que produz energia através da passagem de gás carbônico pelo tubo.
II. ( ) Lâmpadas fluorescentes têm seu funcionamento baseado em sistemas de eletricidade nos quais o reator dá partida no sistema, gerando elétrons que percorrem o bulbo.
III. ( ) A lâmpada de vapor de sódio tem seu funcionamento bastante parecido com o de mercúrio, com a diferença que seu preenchimento interno é feito com o sódio e o tubo externo é de cerâmica.
IV. ( ) As lâmpadas multivapores apresentam preenchimento por gases nobres que proporcionam índice de reprodução de cor médio e luz visível amarelada e quente.
V. ( ) Uma lâmpada de vapor de mercúrio é ótima para espaços externos e funcionaà alta pressão, produzindo luz de coloração amarelada.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
F, V, V, F, V.
2. 
V, F, V, F, V.
3. 
F, F, F, V, V. 
4. 
V, F, F, V, F.
5. 
V, V, F, F, V.
8. Pergunta 8
As fontes de luz artificial para iluminação de espaços internos e externos ao longo da história passou pelo uso do fogo até a apropriação das diversas tecnologias para o desenvolvimento de alternativas que cumprissem os requisitos de luminosidade mínima sem gerar maiores impactos no consumo de energia.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o desenvolvimento das tecnologias e a iluminação artificial, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As diversas teorias sobre a natureza da luz foram fundamentais para o desenvolvimento das fontes de iluminação elétrica.
II. ( ) No final do século XIX a lâmpada elétrica foi desenvolvida por Thomas Edson e se popularizou para o uso em diversos tipos de edificações, dentre elas as residenciais.
III. ( ) Nos anos 1950, surgiu a necessidade de economizar energia elétrica para iluminação, de acordo com a crise petrolífera de ordem mundial.
IV. ( ) As lâmpadas fluorescentes foram adotadas na iluminação de espaços públicos a partir das demandas por menor consumo de energia elétrica. 
V. ( ) A redução dos impactos ambientais tornou-se uma necessidade ainda mais forte com a virada para o século XXI, gerando inovações tais como as lâmpadas de Diodo Emissor de Luz. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. 
V, V, F, F, V.
2. 
V, F, V, F, V.
3. 
F, F, F, V, V. 
4. 
F, V, V, F, V
5. 
V, F, F, V, F.
9. Pergunta 9
A luz natural tem sido empregada como parte dos projetos de arquitetura desde muitos séculos, tanto para cumprir necessidades objetivas de iluminação quanto como um símbolo subjetivo de afirmação de princípios culturais e religiosos.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o uso da luz natural pelas civilizações antigas, analise as afirmativas a seguir:
I. O uso da luz do sol em determinadas edificações egípcias servia para reforçar o poder simbólico dos faraós e deuses cultuados.
II. O constante uso de aberturas para entrada de sol em espaços residenciais era uma forma de afirmar a importância do lar na construção da sociedade.
III. A iluminação natural por meio de aberturas pelos povos da Antiguidade, como Romanos, em espaços de uso público podia apresentar uma dimensão transcendental.
IV. Os povos primitivos realizavam a maior parte de suas atividades durante o dia ao ar livre e se recolhiam nos abrigos apenas para dormir, o que refletiu no pouco desenvolvimento do uso de aberturas para iluminação nestes espaços. 
Está correto apenas o que se afirma em:
1. 
I, III e IV.
2. 
I, II e III.
3. 
I e II.
4. 
III e IV.
5. 
I e III.
10. Pergunta 10
As luzes podem ser responsáveis pela ambientação nos espaços em que são utilizadas, criando diversos efeitos. Dentre os tipos de luz para ambientação, pode-se citar a luz de destaque, a luz de efeito, a decorativa e a luz arquitetônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a ambientação de espaços a partir da iluminação, pode-se afirmar que a função da luz de destaque é:
1. 
enfatizar aspectos específicos de um ambiente, como certos objetos, usando, por exemplo, os spots.
2. 
chamar a atenção para a própria luz, tornando-a o foco de atenção.
3. 
ocupar espaço dentro de objetos arquitetônicos, tais como sancas e corrimãos de escadas.
4. 
destacar o próprio objeto que produz luz, como é o caso dos lustres que podem ser pontos de atenção do ambiente.
5. 
iluminar o ambiente como um todo, de maneira uniforme.

Mais conteúdos dessa disciplina