Buscar

Processos e Depositos Sedimentares

Prévia do material em texto

Questão 1 – Explique o processo simplificado para formação de depósitos sedimentares.
RESPOSTA. Os depósitos sedimentares são constituídos por sedimentos originados por intempérie e erosão de rochas já existentes que, ao serem deslocados e depositados em uma bacia sedimentar, sofrem o processo de diagênese.
Questão 2 – Correlacione os processos envolvidos na formação de depósitos sedimentares com topografia de uma bacia hidrográfica.
RESPOSTA. As águas da bacia hidrográfica escoam no mesmo sentido e vão em direção à porção mais baixa da área topográfica, seguindo o padrão do relevo, assim carregando sedimentos junto da água formando as bacias sedimentares.
Questão 3 – Explique o gráfico Erosão x Transporte x Deposição.
RESPOSTA. Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo, dos subsolos e das rochas como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.
Questão 4 – Qual conceito de maturação dos grãos?
RESPOSTA. Representa a experiência de um sedimento, no sentido de quão intensa e prolongada foi a história de transporte que ele foi submetido.
Questão 5 – Correlacione a distância de transporte com a forma e tamanho dos sedimentos.
RESPOSTA. Quanto maior a distancia do transporte dos grãos, menor e mais arredondado o seu formato, no inicio do transporte, os grãos são mais angulosos.
Questão 6 – Correlacione a força de transporte com o grau de seleção.
RESPOSTA. Podem provocar a seleção dos grãos no espaço,separando os grãos mais leves dos mais pesado, já que os grãos mais pesados tendem a ser transportado mais devagar que os mais leves, maior é a velocidade mínima para dar início ao movimento.
Questão 7 – Explique a relação entre o transporte por fluxos de baixa viscosidade e a consequente formação do depósito sedimentar.
RESPOSTA. O material transportado(sedimentos) é depositado quando a energia do transporte cessa ou não é suficiente para movimentar as particulas, quanto menor a força de transporte → Mais bem selecionado são os sedimentos
Questão 8 – Defina cada um dos mecanismos de transporte individual.
RESPOSTA. Suspensão: é a sustentação do grão acima da superfície deposicional (interface sedimento/fluido) pela existência de turbulência, baixa densidade do sedimento ou comportamento coloidal (as duas últimas podem ser observados em fluidos estacionários). 
	Saltação: É a manutenção temporária do grão em suspensão, em trajetória aproximadamente elíptica. Durante o impacto com as partículas da interface pode causar ricochete, uma forma de saltação induzida pelo impacto e que possui a capacidade de se multiplicar, já que esse impacto causa um pequeno déficit local (irregularidades no leito), expondo-o a um esforço tangencial e a novos lançamentos.	
	Arrasto: É o deslocamento do grão subparalelo e rente a interfacesedimento/fluido, em contato duradouro com a superfície deposicional.
	Rolamento: É a rotação do grão em torno de um eixo, por sobre os outros grãos da interface. É facilitado pelas formas esféricas e pelo tamanho relativo dos grãos (maior que a média do substrato).
	Tração:Arrasto + Rolamento
Questão 9 – Explique cada um dos processos diagéneticos.
RESPOSTA. Compactação: Processo diagenético pelo qual o volume ou a espessura dos sedimentos são reduzidos devido à pressão estática provocada pelo material acumulado na bacia de sedimentação.
	Dissolução: A dissolução diagenética tem como fator principal o efeito ou não de pressão. Se houver ausência de pressão, ocorre somente a percolação de fluidos no material depositado, podendo ocorrer reações químicas entre a solução e os minerais depositados. A dissolução sob pressão, também é chamada de compactação química.
	Cimentação: Trata-se da cristalização de minerais formados a partir dos íons dissolvidos na solução intersticial. Os tipos mais comuns de cimentos em rochas sedimentares são os compostos por minerais como quartzo, calcita, pirita e argilominerais.
	Recristalização: Neste processo, sob condições de soterramento, ocorrem mudanças na mineralogia e na textura cristalina do material sedimentar. 
Questão 10 – O que é porosidade primária e secundária?
RESPOSTA. A porosidade primária é o resultado de processos que ocorreram durante a deposição, enquanto a porosidade secundária ocorre devido a processos que ocorrem após a formação da rocha.
Questão 11 – Explique cada uma das estruturas sedimentares
RESPOSTA. Estratificação plano-paralela: Trata-se de uma estrutura originada pela sedimentação do material horizontalmente sobre a superfície deposicional. Ocorre principalmente em ambiente aquoso.
	Estratificação Cruzada: Formam-se quando os grãos são depositados sobre o plano mais íngreme e inclinado no sentido da corrente, É uma estrutura na qual há angularidade entre o leito e a posição primária da formação no momento da deposição.
	Estratificação Gradacional: É uma estrutura na qual cada camada progride desde grãos grossos na base até grãos finos no topo. A gradação indicam uma diminuição das correntes que depositaram os grãos. Apresenta variação gradual e progressiva de granulometria.
	Marcas Onduladas: São formas de leito originadas durante o transporte de grãos por agentes naturais (água e vento).

Continue navegando