Logo Passei Direto
Buscar

Conhecimentos sobre Meio Ambiente

User badge image
ANGEL LIMA

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) faz parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e tem atribuições principais, a deliberação de normas, critérios e parâmetros de controle ambiental e fonte de consulta para os demais órgãos do SISNAMA.
Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir: Dentre as assertivas apresentadas, quais delas são atribuições exclusivas do CONAMA?
I. Criar regras e critérios nacionais de controle de poluição de embarcações
II. Estabelecer padrões que sirvam de controle da manutenção da qualidade do meio ambiente
III. Quando for necessário, exigir estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos que necessitam de licenciamento ambiental
IV. Auxiliar, com assessoria, o Presidente da República na formulação das políticas nacionais
V. Executar as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente
a. I, II, III, IV e V.
b. II, III e IV.
c. I, III, IV e V.
d. II, IV e V.
e. I, II e III.

A figura a seguir monstra o grupo constituído pelas maiores lideranças (cidades) com compromisso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A partir dessa informação, analise as afirmacoes a seguir: Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas.
I. No Brasil, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo são exemplos de C40.
II. A iniciativa do C40 teve amplo incentivo na Conferência de Estocolmo.
III. Por ser o segundo país com maiores emissões de GEE, a China não está representada no C40.
IV. Cidades como Manchester, no Reino Unido, tem revolucionado as ações de redução de emissões de GEE.
V. Na Rio+20, houve um espaço dedicado às iniciativas do C40, como forma de incentivo ao desenvolvimento sustentável.
a. I e IV.
b. I e V.
c. III e V.
d. I, III e V.
e. II e III.

Trata-se da estrutura adotada para a gestão ambiental no Brasil, com o objetivo de melhorar e recuperar a qualidade ambiental no País. No Sisnama, é responsabilidade dos órgãos federais a criação, normatização e fiscalização de leis e diretrizes ambientais, bem como seu licenciamento, troca de informações, estudos de impacto e condições que possam afetar mais do que dois Estados.
Criado pela Política Nacional de Meio Ambiente, o Sisnama é integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios e é formado por vários órgãos, dentre eles está(ão):
a. Ministério de Cidadania e Gênero.
b. Fundação Nacional de acolhimento ao idoso.
c. Banco Mundial de economia e renda.
d. Secretarias estaduais de orçamento público.
e. Secretarias municipais de meio ambiente.

A legislação ambiental tem concebido que em situações de licenciamento ambiental de empreendimentos e/ou atividades de pequeno porte, com pequeno impacto ambiental, pode não requerer estudos ambientais complexos como Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
Dentre as opções presentes, a seguir, qual delas apresenta empreendimentos/atividades que podem apresentar Relatório Ambiental Simplificado (RAS), estabelecido pela a Resolução Conama nº 279, de 27 de junho de 2001?
a. Empresas com extração e tratamento de minerais.
b. Transposição de bacias hidrográfica.
c. Fabricação e montagem de veículos rodoviários e ferroviários, peças e acessórios.
d. Usinas Eólicas e outras fontes alternativas de energia.
e. Fabricação de preparados para limpeza e polimento, desinfetantes, inseticidas, germicidas e fungicidas.

A ISO cria documentos que fornecem requisitos, especificações, diretrizes ou características que podem ser usados de forma consistente para garantir que materiais, produtos, processos e serviços sejam adequados à sua finalidade. Até 2006, as ISOs que tratam da questão do Ciclo de Vida eram subdivididas em quatro numerações e, a partir de então elas foram compiladas nas normas ISO 14.040 e ISO 14.044.
Essas normas dizem respeito, respectivamente a:
a. Gerenciamento antissuborno; Soluções criativas.
b. Processo produtivo; Análise crítica.
c. Princípios e Estrutura; Requisitos e Diretrizes.
d. Interpretação e exemplos; Princípios gerais.
e. Dispositivos médicos; Exemplos de casos difíceis.

A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um processo de avaliação dos prováveis impactos ambientais de um projeto, levando em consideração os impactos socioeconômicos, culturais e de saúde humana inter-relacionados, benéficos e adversos.
Atualmente, há diferentes métodos de avaliação de impactos ambientais. Observe as opções a seguir e identifique a relação entre o método e sua(s) vantagens:
a. Matrizes de interação - identifica impactos indiretos e dinâmica dos sistemas.
b. AD HOC - rapidez e baixo custo.
c. Checklist - identifica impactos diretos e indiretos.
d. Redes de interação - quantifica magnitude e integração de dados socioeconômicos.
e. Simulação - curso baixo e agilidade.

Em 1981, a Política Nacional de Meio Ambiente estabelece regras e limites para aqueles que não atendem às premissas ambientais, os degradadores ambientais, ao impor penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.
Dentre as opções abaixo, qual diploma legal disciplina as penalidades àquele que degrada o meio ambiente?
a. Lei de Crimes Ambientais.
b. Política Nacional de Recursos Hídricos.
c. Política Nacional de Resíduos Sólidos.
d. Código das Águas.
e. Lei da Ação Civil Pública.

Política Nacional de Meio Ambiente vem disciplinada pela Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981 e foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988. É a referência mais importante na proteção ambiental. Ela dá efetividade ao artigo Constitucional 225.
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dentre os instrumentos da Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981, diploma legal de proteção do meio ambiente nacional, está a Avaliação de Impactos Ambientais POR QUE
II. Este instrumento busca efetivar a obrigação da elaboração de estudos ambientais contendo diagnóstico, previsão de impactos e soluções propostas para potencializar os impactos positivos e mitigar e/ou compensar os impactos negativos.
a. A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, endo que a I é explicação correta da II.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I não é explicação correta da II.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

As metodologias de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) são abordagens desenvolvidas para identificar, prever e valorizar mudanças de uma ação impactante. As mudanças refletem-se na sequência de atividades, etapas e também na gama de questões ambientais consideradas (físicas, químicas, biológicas, socioeconômicas, culturais, paisagísticas e processos).
Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir:
I. No método de Checklist, os fatores ambientais são listados e tem como benefício a identificação de impactos diretos e indiretos.
II. O método de matrizes de interação fornece uma estrutura de interação de diferentes atividades de um projeto com potenciais impactos ambientais causados por eles.
III. Redes de interação é um método que apresenta altos investimentos em tecnologia, uma vez que usa equipamentos e softwares de cruzamento de informações.
IV. O método de simulação é considerado de ótimo resultado e de baixo custo, uma vez que não usa tecnologia em seu processo.
V. AD HOC é um método que envolve a montagem de uma equipe de especialistas que identificam os impactos em sua área de especialização.
a. II, IV e V.
b. II, III e IV.
c. I, III, IV e V.
d. I, II e V.
e. I, II, III, IV e V.

As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
Dentre as afirmativas apresentadas a seguir, sobre os tipos de responsabilidade ambiental, aponte a alternativa correta.
a. O conceito presente em 2 é a aplicação das penalidades penais, para criminoso ambiental, que pode ter o seu registro de atividade cancelado ou suspenso.
b. O exemplo da aplicação do conceito 2 é cobrar indenização do criminoso ambiental a pescadores que foram prejudicados pelo derramamento óleo em um corpo hídrico.
c. A aplicação do que se observa em 1 acontece apenas quando o se comprova que o criminoso tem culpa ou dolo pelo dano ambiental.
d. O conceito presente em 2 é a aplicação de penalidades civis, o que significa imputar cancelamento de financiamento público e impor restrições ao crédito.
e. Aplica-se o que se observa em 3, quando há a necessidade de recuperação dos danos causados por um criminoso ambiental que comprovadamente desejou causar o dano ambiental, em prol de recuperação financeira.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) faz parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e tem atribuições principais, a deliberação de normas, critérios e parâmetros de controle ambiental e fonte de consulta para os demais órgãos do SISNAMA.
Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir: Dentre as assertivas apresentadas, quais delas são atribuições exclusivas do CONAMA?
I. Criar regras e critérios nacionais de controle de poluição de embarcações
II. Estabelecer padrões que sirvam de controle da manutenção da qualidade do meio ambiente
III. Quando for necessário, exigir estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos que necessitam de licenciamento ambiental
IV. Auxiliar, com assessoria, o Presidente da República na formulação das políticas nacionais
V. Executar as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente
a. I, II, III, IV e V.
b. II, III e IV.
c. I, III, IV e V.
d. II, IV e V.
e. I, II e III.

A figura a seguir monstra o grupo constituído pelas maiores lideranças (cidades) com compromisso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A partir dessa informação, analise as afirmacoes a seguir: Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas.
I. No Brasil, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo são exemplos de C40.
II. A iniciativa do C40 teve amplo incentivo na Conferência de Estocolmo.
III. Por ser o segundo país com maiores emissões de GEE, a China não está representada no C40.
IV. Cidades como Manchester, no Reino Unido, tem revolucionado as ações de redução de emissões de GEE.
V. Na Rio+20, houve um espaço dedicado às iniciativas do C40, como forma de incentivo ao desenvolvimento sustentável.
a. I e IV.
b. I e V.
c. III e V.
d. I, III e V.
e. II e III.

Trata-se da estrutura adotada para a gestão ambiental no Brasil, com o objetivo de melhorar e recuperar a qualidade ambiental no País. No Sisnama, é responsabilidade dos órgãos federais a criação, normatização e fiscalização de leis e diretrizes ambientais, bem como seu licenciamento, troca de informações, estudos de impacto e condições que possam afetar mais do que dois Estados.
Criado pela Política Nacional de Meio Ambiente, o Sisnama é integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios e é formado por vários órgãos, dentre eles está(ão):
a. Ministério de Cidadania e Gênero.
b. Fundação Nacional de acolhimento ao idoso.
c. Banco Mundial de economia e renda.
d. Secretarias estaduais de orçamento público.
e. Secretarias municipais de meio ambiente.

A legislação ambiental tem concebido que em situações de licenciamento ambiental de empreendimentos e/ou atividades de pequeno porte, com pequeno impacto ambiental, pode não requerer estudos ambientais complexos como Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
Dentre as opções presentes, a seguir, qual delas apresenta empreendimentos/atividades que podem apresentar Relatório Ambiental Simplificado (RAS), estabelecido pela a Resolução Conama nº 279, de 27 de junho de 2001?
a. Empresas com extração e tratamento de minerais.
b. Transposição de bacias hidrográfica.
c. Fabricação e montagem de veículos rodoviários e ferroviários, peças e acessórios.
d. Usinas Eólicas e outras fontes alternativas de energia.
e. Fabricação de preparados para limpeza e polimento, desinfetantes, inseticidas, germicidas e fungicidas.

A ISO cria documentos que fornecem requisitos, especificações, diretrizes ou características que podem ser usados de forma consistente para garantir que materiais, produtos, processos e serviços sejam adequados à sua finalidade. Até 2006, as ISOs que tratam da questão do Ciclo de Vida eram subdivididas em quatro numerações e, a partir de então elas foram compiladas nas normas ISO 14.040 e ISO 14.044.
Essas normas dizem respeito, respectivamente a:
a. Gerenciamento antissuborno; Soluções criativas.
b. Processo produtivo; Análise crítica.
c. Princípios e Estrutura; Requisitos e Diretrizes.
d. Interpretação e exemplos; Princípios gerais.
e. Dispositivos médicos; Exemplos de casos difíceis.

A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um processo de avaliação dos prováveis impactos ambientais de um projeto, levando em consideração os impactos socioeconômicos, culturais e de saúde humana inter-relacionados, benéficos e adversos.
Atualmente, há diferentes métodos de avaliação de impactos ambientais. Observe as opções a seguir e identifique a relação entre o método e sua(s) vantagens:
a. Matrizes de interação - identifica impactos indiretos e dinâmica dos sistemas.
b. AD HOC - rapidez e baixo custo.
c. Checklist - identifica impactos diretos e indiretos.
d. Redes de interação - quantifica magnitude e integração de dados socioeconômicos.
e. Simulação - curso baixo e agilidade.

Em 1981, a Política Nacional de Meio Ambiente estabelece regras e limites para aqueles que não atendem às premissas ambientais, os degradadores ambientais, ao impor penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.
Dentre as opções abaixo, qual diploma legal disciplina as penalidades àquele que degrada o meio ambiente?
a. Lei de Crimes Ambientais.
b. Política Nacional de Recursos Hídricos.
c. Política Nacional de Resíduos Sólidos.
d. Código das Águas.
e. Lei da Ação Civil Pública.

Política Nacional de Meio Ambiente vem disciplinada pela Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981 e foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988. É a referência mais importante na proteção ambiental. Ela dá efetividade ao artigo Constitucional 225.
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dentre os instrumentos da Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981, diploma legal de proteção do meio ambiente nacional, está a Avaliação de Impactos Ambientais POR QUE
II. Este instrumento busca efetivar a obrigação da elaboração de estudos ambientais contendo diagnóstico, previsão de impactos e soluções propostas para potencializar os impactos positivos e mitigar e/ou compensar os impactos negativos.
a. A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, endo que a I é explicação correta da II.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I não é explicação correta da II.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

As metodologias de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) são abordagens desenvolvidas para identificar, prever e valorizar mudanças de uma ação impactante. As mudanças refletem-se na sequência de atividades, etapas e também na gama de questões ambientais consideradas (físicas, químicas, biológicas, socioeconômicas, culturais, paisagísticas e processos).
Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir:
I. No método de Checklist, os fatores ambientais são listados e tem como benefício a identificação de impactos diretos e indiretos.
II. O método de matrizes de interação fornece uma estrutura de interação de diferentes atividades de um projeto com potenciais impactos ambientais causados por eles.
III. Redes de interação é um método que apresenta altos investimentos em tecnologia, uma vez que usa equipamentos e softwares de cruzamento de informações.
IV. O método de simulação é considerado de ótimo resultado e de baixo custo, uma vez que não usa tecnologia em seu processo.
V. AD HOC é um método que envolve a montagem de uma equipe de especialistas que identificam os impactos em sua área de especialização.
a. II, IV e V.
b. II, III e IV.
c. I, III, IV e V.
d. I, II e V.
e. I, II, III, IV e V.

As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.
Dentre as afirmativas apresentadas a seguir, sobre os tipos de responsabilidade ambiental, aponte a alternativa correta.
a. O conceito presente em 2 é a aplicação das penalidades penais, para criminoso ambiental, que pode ter o seu registro de atividade cancelado ou suspenso.
b. O exemplo da aplicação do conceito 2 é cobrar indenização do criminoso ambiental a pescadores que foram prejudicados pelo derramamento óleo em um corpo hídrico.
c. A aplicação do que se observa em 1 acontece apenas quando o se comprova que o criminoso tem culpa ou dolo pelo dano ambiental.
d. O conceito presente em 2 é a aplicação de penalidades civis, o que significa imputar cancelamento de financiamento público e impor restrições ao crédito.
e. Aplica-se o que se observa em 3, quando há a necessidade de recuperação dos danos causados por um criminoso ambiental que comprovadamente desejou causar o dano ambiental, em prol de recuperação financeira.

Prévia do material em texto

Tempo empregado
	19 minutos 42 segundos
	Avaliar
	10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) faz parte do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA) e tem atribuições principais, a deliberação de normas, critérios e parâmetros de controle ambiental e fonte de consulta para os demais órgãos do SISNAMA.
Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir:
 
I.     Criar regras e critérios nacionais de controle de poluição de embarcações
II.   Estabelecer padrões que sirvam de controle da manutenção da qualidade do meio ambiente
III. Quando for necessário, exigir estudos das alternativas e das possíveis consequências ambientais de projetos que necessitam de licenciamento ambiental
IV. Auxiliar, com assessoria, o Presidente da República na formulação das políticas nacionais
V.   Executar as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente
 
Dentre as assertivas apresentadas, quais delas são atribuições exclusivas do CONAMA?
a.
I, II, III, IV e V.
b.
II, III e IV.
c.
I, III, IV e V.
d.
II, IV e V.
e.
I, II e III.
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A figura a seguir monstra o grupo constituído pelas maiores lideranças (cidades) com compromisso em reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE).
 
LANGER, J. Sharing TAF's financing techniques with C40 Cities. TAF - The Atmospheric Fund, 11 dez. 2014. Adaptação.
A partir dessa informação, analise as afirmações a seguir:
I. No Brasil, as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo são exemplos de C40.
II. A iniciativa do C40 teve amplo incentivo na Conferência de Estocolmo.
III. Por ser o segundo país com maiores emissões de GEE, a China não está representada no C40.
IV. Cidades como Manchester, no Reino Unido, tem revolucionado as ações de redução de emissões de GEE.
V. Na Rio+20, houve um espaço dedicado às iniciativas do C40, como forma de incentivo ao desenvolvimento sustentável.
Agora, assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmações corretas.
a.
.I e IV.
b.
.I e V.
c.
.III e V.
d.
.I, III e V.
e.
.II e III.
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto a seguir.
Trata-se da estrutura adotada para a gestão ambiental no Brasil, com o objetivo de melhorar e recuperar a qualidade ambiental no País.  No Sisnama, é responsabilidade dos órgãos federais a criação, normatização e fiscalização de leis e diretrizes ambientais, bem como seu licenciamento, troca de informações, estudos de impacto e condições que possam afetar mais do que dois Estados.
DINÂMICA-AMBIENTAL. Entenda o que é SISNAMA e as obrigações do órgão. Publicado em 29 dez 2017. Disponível em https://www.dinamicambiental.com.br/blog/meio-ambiente/entenda-sisnama-obrigacoes-orgao/
Acesso: 25/07/2022.
Criado pela Política Nacional de Meio Ambiente, o Sisnama é integrado por um conjunto de órgãos e entidades da União, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios e é formado por vários órgãos, dentre eles está(ão):
a.
.Ministério de Cidadania e Gênero.
b.
.Fundação Nacional de acolhimento ao idoso.
c.
.Banco Mundial de economia e renda.
d.
.Secretarias estaduais de orçamento público.
e.
.Secretarias municipais de meio ambiente.
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A legislação ambiental tem concebido que em situações de licenciamento ambiental de empreendimentos e/ou atividades de pequeno porte, com pequeno impacto ambiental, pode não requerer estudos ambientais complexos como Estudo de Impacto Ambiental (EIA/RIMA). 
Dentre as opções presentes, a seguir, qual delas apresenta empreendimentos/atividades que podem apresentar Relatório Ambiental Simplificado (RAS), estabelecido pela a Resolução Conama nº 279, de 27 de junho de 2001?
a.
Empresas com extração e tratamento de minerais.
b.
Transposição de bacias hidrográfica.
c.
Fabricação e montagem de veículos rodoviários e ferroviários, peças e acessórios.
d.
Usinas Eólicas e outras fontes alternativas de energia.
e.
Fabricação de preparados para limpeza e polimento, desinfetantes, inseticidas, germicidas e fungicidas.
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A ISO cria documentos que fornecem requisitos, especificações, diretrizes ou características que podem ser usados de forma consistente para garantir que materiais, produtos, processos e serviços sejam adequados à sua finalidade. Até 2006, as ISOs que tratam da questão do Ciclo de Vida eram subdivididas em quatro numerações e, a partir de então elas foram compiladas nas normas ISO 14.040 e ISO 14.044. 
Essas normas dizem respeito, respectivamente a:
a.
.Dispositivos médicos; Exemplos de casos difíceis.
b.
.Processo produtivo; Análise crítica.
c.
.Gerenciamento antissuborno; Soluções criativas.
d.
.Interpretação e exemplos; Princípios gerais.
e.
.Princípios e Estrutura; Requisitos e Diretrizes.
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) é um processo de avaliação dos prováveis impactos ambientais de um projeto, levando em consideração os impactos socioeconômicos, culturais e de saúde humana inter-relacionados, benéficos e adversos. Ao usar AIA, os benefícios ambientais e econômicos podem ser alcançados, como custo e tempo de implementação reduzidos. 
 
Atualmente, há diferentes métodos de avaliação de impactos ambientais.  Observe as opções a seguir e identifique a relação entre o método e sua(s) vantagens:
a.
Matrizes de interação - identifica impactos indiretos e dinâmica dos sistemas.
b.
AD HOC - rapidez e baixo custo.
c.
Checklist - identifica impactos diretos e indiretos.
d.
Redes de interação - quantifica magnitude e integração de dados socioeconômicos.
e.
Simulação - curso baixo e agilidade.
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Em 1981, a Política Nacional de Meio Ambiente estabelece regras e limites para aqueles que não atendem às premissas ambientais, os degradadores ambientais, ao impor penalidades disciplinares ou compensatórias ao não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.
Com o amadurecimento da normatização ambiental, no Brasil, foi publicado, em 1998, um diploma legal que dispõe sobre as sanções derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.
Dentre as opções abaixo, qual diploma legal disciplina as penalidades àquele que degrada o meio ambiente?
a.
.Código das Águas.
b.
.Lei de Crimes Ambientais.
c.
.Política Nacional de Recursos Hídricos.
d.
.Lei da Ação Civil Pública.
e.
.Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Política Nacional de Meio Ambiente vem disciplinada pela Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981 e foi recepcionada pela Constituição Federal de 1988. É a referência mais importante na proteção ambiental. Ela dá efetividade ao artigo Constitucional 225.
 
RODRIGUES, M.M. Política Nacional do Meio Ambiente e a eficácia de seus instrumentos. Publicada em 1 mar 2010. Disponível em https://ambitojuridico.com.br/cadernos/direito-ambiental/politica-nacional-do-meio-ambiente-e-a-eficacia-de-seus-instrumentos/ ;
Acesso: 25/07/2022.
 
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Dentre os instrumentos da Lei n.º 6.938, de 31 de agosto de 1981, diploma legal de proteção do meio ambiente nacional, está a Avaliação de Impactos Ambientais
POR QUE
II. Este instrumento busca efetivar a obrigação da elaboração de estudos ambientais contendo diagnóstico, previsão de impactos e soluções propostas para potencializar os impactos positivos e mitigar e/ou compensar os impactos negativos.
 
Considerando o texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
a.
.A asserção II é uma proposição verdadeira e a I é uma proposição falsa.
b.
.As asserções I e II são proposiçõesverdadeiras, endo que a I é explicação correta da II.
c.
.As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a I não é explicação correta da II.
d.
.As asserções I e II são proposições falsas.
e.
.A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As metodologias de Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) são abordagens desenvolvidas para identificar, prever e valorizar mudanças de uma ação impactante. As mudanças refletem-se na sequência de atividades, etapas e também na gama de questões ambientais consideradas (físicas, químicas, biológicas, socioeconômicas, culturais, paisagísticas e processos).
Sobre o assunto, julgue as assertivas a seguir:
I. No método de Checklist, os fatores ambientais são listados e tem como benefício a identificação de impactos diretos e indiretos
II. O método de matrizes de interação fornece uma estrutura de interação de diferentes atividades de um projeto com potenciais impactos ambientais causados por eles
III. Redes de interação é um método que apresenta altos investimentos em tecnologia, uma vez que usa equipamentos e softwares de cruzamento de informações
IV. O método de simulação é considerado de ótimo resultado e de baixo custo, uma vez que não usa tecnologia em seu processo
V. AD HOC é um método que envolve a montagem de uma equipe de especialistas que identificam os impactos em sua área de especialização.
a.
II, IV e V.
b.
II, III e IV.
c.
I, III, IV e V.
d.
I, II e V.
e.
I, II, III, IV e V.
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Leia o texto.
As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados
BRASIL. Presidência da República. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
 Acesso em: 25/07/2022.
O texto estabelecido na Carta Magna é interpretado como a múltipla Responsabilidade Ambiental, que pode ser detalhada na figura a seguir.
 
Elaborado pela autora
Dentre as afirmativas apresentadas a seguir, sobre os tipos de responsabilidade ambiental, aponte a alternativa correta.
a.
.O conceito presente em 2 é a aplicação das penalidades penais, para criminoso ambiental, que pode ter o seu registro de atividade cancelado ou suspenso.
b.
.O exemplo da aplicação do conceito 2 é cobrar indenização do criminoso ambiental a pescadores que foram prejudicados pelo derramamento óleo em um corpo hídrico.
c.
.A aplicação do que se observa em 1 acontece apenas quando o se comprova que o criminoso tem culpa ou dolo pelo dano ambiental.
d.
.O conceito presente em 2 é a aplicação de penalidades civis, o que significa imputar cancelamento de financiamento público e impor restrições ao crédito.
e.
.Aplica-se o que se observa em 3, quando há a necessidade de recuperação dos danos causados por um criminoso ambiental que comprovadamente desejou causar o dano ambiental, em prol de recuperação financeira.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina