Buscar

Posições e Esquemas Táticos no Handebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade 3 
Com base nessa descrição de ações de ataque e defesa, descreva a relação das posições dos jogadores e suas principias funções nos sistemas de ataque e defesa.
Vamos explicar as posições ofensivas e quais são os esquemas básicos de defesa no handebol!
Posições do handebol:
· Goleiro
· Pontas
· Meias ou armadores laterais
· Armador Central
· Pivô
As equipes de handebol são formadas por 7 jogadores. Além do goleiro, os times, geralmente, são formados por um armador central, dois outros armadores ou meias (um de cada lado), dois pontas (um em cada extremidade da quadra) e um pivô.
Confira, a seguir, quais são as funções desempenhadas pelos jogadores que ocupam cada uma das posições do handebol.
Goleiro:
Goleiros no handebol precisam ter coragem para enfrentar os fortes arremessos dos adversários.
O goleiro é fundamental para que uma equipe evite sofrer muitos gols e para iniciar contra-ataques. Para defender a baliza, é preciso que tenha flexibilidade e seja ágil nos movimentos. A coragem para enfrentar os atacantes adversários também é fundamental.
É permitido que os goleiros participem dos ataques e marquem gols. A participação ofensiva, normalmente, acontece quando sua equipe está em desvantagem no placar e precisa se arriscar mais para buscar o empate e a virada.
Ao contrário de outros esportes, como o futebol e o futsal, o goleiro do handebol não usa luvas. Isso acontece porque as luvas prejudicam a empunhadura e o controle sobre a bola, dificultando os lançamentos.
No handebol feminino, há goleiras que usam proteção para os seios, já que é muito comum sofrer boladas na tentativa de fazer uma defesa. Já no handebol masculino, não há regras, mas a grande maioria dos goleiros usa coquilhas, para proteger os órgãos genitais.
Pontas:
Os pontas jogam abertos nas extremidades da quadra. São jogadores importantes na movimentação ofensiva e precisam ter muita técnica de arremessos, já que tendem a finalizar em situações com pouco ângulo.
Diante da dificuldade em marcar gols a partir das extremidades da quadra, os pontas têm a capacidade de alterar a forma de arremesso e a direção da bola durante o movimento.
Geralmente, os jogadores que atuam na ponta direita são canhotos, enquanto os destros ficam posicionados pela esquerda. Isso acontece justamente pela tentativa de abrir o ângulo para o arremesso.
Meias ou armadores laterais:
Os meias do handebol são jogadores que atuam entre o meio e as pontas da quadra. 
Os atletas dessa posição no handebol tendem a ser jogadores mais fortes e altos, têm boa impulsão e arremessam bem de longa distância.
Os jogadores que atuam nessa posição também são chamados de armador pela direita e armador pela esquerda.
Armador central:
Como no basquete, o armador é o responsável por organizar as jogadas de ataque. Para isso, precisa ter raciocínio rápido e boa leitura dos trunfos da sua equipe e da defesa adversária.
Os armadores centrais no handebol têm ótimo passe e arremessam com precisão de longa distância.
São também atletas criativos na distribuição de jogadas e comunicativos na orientação de seus companheiros.
Pivô:
Pivô do handebol joga infiltrado entre os defensores do time adversário, é o jogador que atua adiantado, entre os defensores. 
Sua movimentação acontece entre a área de gol e a linha tracejada de 9 metros, com o objetivo de criar espaços para os jogadores que chegam ao ataque e para receber as bolas em condições de finalizar as jogadas.
Normalmente, os pivôs são atletas fortes e técnicos. 
Esquemas táticos de defesa do handebol:
· Esquema 6-0
· Esquema 5-1
No handebol, há duas formas principais de uma equipe se posicionar na defesa. Ou todos os atletas se mantêm alinhados à frente da área, tentando bloquear os arremessos dos adversários, ou um desses jogadores atua mais adiantado, com o objetivo de dificultar a troca de passes da outra equipe.
O primeiro esquema tático recebe o nome de 6-0, enquanto a outra possibilidade é denominada 5-1.
Esquema 6-0:
O 6-0 é o esquema tático mais básico do handebol. Nele, todos os seis jogadores de quadra ficam na mesma linha defensiva. Posicionados à frente da área, tentam bloquear os arremessos dos adversários.
Os dois jogadores que marcam no meio da quadra são atletas de número 3. Ao lado deles, ficam dois jogadores de número 2. Já nos extremos das quadras, finalizando a linha defensiva de seis atletas, ficam dois jogadores de número 1.
Portanto, caso um atleta diga que jogará na posição 1 pela esquerda, é possível concluir que ele ficará na ponta esquerda enquanto sua equipe estiver defendendo.
Esquema 5-1:
Na defesa de handebol com esquema 5-1, um jogador deixa a primeira linha defensiva para formar uma segunda linha. 
O jogador que fica mais adiantado é um dos dois jogadores centrais de número 3.
Assim como no esquema 6-0, os jogadores de número 1 ficam nas pontas, enquanto os dois de número 2 ficam entre eles e o atleta de número 3 que forma a primeira linha defensiva com cinco atletas.
Ao longo de um jogo de handebol, podem ser usadas diferentes variações táticas. Muitas mudanças acontecem quando as equipes têm algum jogador excluído da partida por 2 minutos por causa de faltas violentas.
Quando as equipes estão em desvantagem no placar e a partida se aproxima do fim, é comum que os treinadores optem por usar 7 jogadores no ataque, tirando o goleiro quando a equipe tem a posse de bola.
Cabe aos treinadores definirem qual melhor estratégia para a equipe e como explorar as melhores características dos atletas nas diferentes posições do handebol.
Página 2

Continue navegando