Buscar

Educação Financeira Prematura: A Importância de Ensinar Desde a Infância

Prévia do material em texto

A redação escolar é um texto que se baseia, na argumentação, sobre um determinado tema, proposto pelo professor ou a banca examinadora.
Introdução;
Desenvolvimento;
Conclusão.

Introdução: apresenta o assunto (quando, onde e o que), sua necessidade e apresenta os subtemas que serão ali, debatidos, (recomenda-se de dois a três subtemas). (1parágrafo)
Ex: Suponhamos que o tema sugerido seja educação financeira.
Ao introduzir falaremos da importância da educação financeira na vida do indivíduo (social); 
Subtemas: falta do hábito de economizar; dívidas; cultura de não poupar; falta do conhecimento no que investir; não pensar nos momentos de emergências.

Desenvolvimento: também chamado de “corpo do texto”, após o conhecimento do tema, desenvolve-se os subtemas escolhidos, construindo seus argumentos. (2 parágrafos)
Subtema: falta do hábito de economizar e cultura de não poupar.

Conclusão: momento em que a proposta do assunto (introdução); seus argumentos (desenvolvimento), encontram um desfecho, juntamente com alguma sugestão de mudança 
Apresenta-se aqui soluções: educação financeira desde a formação básica; maiores conhecimentos no investir o dinheiro; mudar a cultura (...)

 “Educação financeira prematura”
 Dentro de um panorama mundial que encontra-se abalado financeiramente, o aspecto da educação financeira torna-se imprescindível para diminuir alguns impactos e, nota-se, no quanto o conhecimento do melhor uso e investimento do dinheiro pode ajudar mudar vidas.
 Quando trazemos à tona tal assunto, de imediato lembramos da escola e, da necessidade da educação financeira tornar-se uma disciplina que vise ensinar aos alunos a importância de domar sua vontade, repensar seu viés de consumo e, por fim, a relevância de se ter uma reserva de emergência.
 Podemos perceber que em países onde a educação financeira vem sendo trabalhada desde o início escolar, encontra-se uma melhora da economia, qualidade de vida e, principalmente no ato de aplicar o dinheiro, gerando mais dinheiro. É como se o indivíduo aprendesse a controlar o dinheiro verdadeiramente e, não o contrário, como estamos habituados a ver.
 O simples fato de demonstrar disciplina quanto ao uso do dinheiro, equilíbrio dos gastos e lucros e, saber da importância de poupar parte do que se ganha, pode colocar o indivíduo numa situação menos desfavorável financeiramente, sobretudo nesse momento de pandemia mundial. Com tudo isso, ao aderir esse hábito o mais cedo possível, poderemos conquistar a independência financeira.

Continue navegando