Buscar

Cuidados com Piercings e Tatuagens: Queloides e Propensão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Adornos, como piercings e tatuagem, vêm conquistando a simpatia de um número crescente de pessoas nos últimos tempos. A adesão a essa moda requer alguns cuidados para que essa ação não interfira na saúde dos adeptos, pois, ao fazer uma tatuagem ou ao colocar um piercing, a pessoa se expõe a risco de contaminação por bactérias e vírus, além de se expor a possíveis reações alérgicas e cicatrizes indesejáveis, como os queloides. Seu desafio é:
a) explicar o que é a descrição das características de queloides;
b) responder se há grupos com maior propensão ao desenvolvimento de queloides. Justifique sua resposta.
Padrão de resposta esperado
a) No processo de cura de uma lesão, podem ocorrer alguns prejuízos na etapa de fechamento, limpeza de fragmentos e reestruturação dos tecidos. Os fatores principais que interferem na recuperação de uma lesão são respostas inflamatórias inefetivas, resposta imune inadequada e perfusão de tecido pobre.
Os queloides são cicatrizes hipertróficas que resultam da produção excessiva de colágeno no local da lesão. É comum haver coceira ou dor, principalmente nas primeiras semanas após o evento que originou a ferida. A tentativa de remoção do queloide resulta na formação de outro queloide no mesmo lugar.
b) Há indivíduos com maior propensão para a produção de mediadores químicos que contribuem para os fibroblastos proliferarem (em especial, os de etnia negra e asiática). Estes últimos são causados pela produção de colágeno das células de reparação, o que resulta na cicatriz. O queloide pode ser considerado um tumor benigno, sem ligação com o câncer.

Continue navegando