Buscar

N1 - Licitação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Contratação para a construção de escolas e creches no estado da Guanabara
Conforme iniciativa da administração pública, será contratada uma empresa de obras e serviços de engenharia, com a finalidade de construir cinco escolas e três creches no estado da Guanabara. O valor estimado da obra será de R$ 5 milhões. 
Após a verificação da existência de crédito orçamentário no estado da Guanabara e a autorização da abertura do procedimento pelo diretor de compras, José Roberto, será emitido parecer jurídico, atendendo à Lei nº 8.666/93.
Segundo a Constituição Federal de 1988, a prestação de serviços públicos é condicionada a um procedimento licitatório, onde serviços, compras e obras serão realizados a partir de um processo de licitação pública, que assegure igualdade a todos as empresas concorrentes, conforme previsto no artigo 37, inciso XXI da Constituição Federal.
Artigo 37: [...]
XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.
Dessa maneira, a licitação é caracterizada como um procedimento administrativo iniciado pela Administração Pública, onde a mesma seleciona a proposta mais vantajosa para o contrato. Os critérios de seleção devem ser objetivos e impessoais. 
Vislumbra-se a que a licitação atende a duas finalidades essenciais: permitir que o Poder Público escolha a proposta mais vantajosa para o interesso público e permitir as empresas usufruírem de seu direito de participarem dos contratos do Poder Público, em igualdade de condições e sem privilégios.
Para a fase interna do processo de licitação deverá ser elaborado os seguintes documentos:
· Termo referencial: onde deve conter a justificativa técnica para a contratação, com o que se espera contratar ao final do processo licitatório;
· Apresentar uma estimativa de valor, com a cotação do objeto a ser licitado, devendo ser juntado ao processo administrativo três orçamentos;
· Verificar e autorizar se há recursos financeiros para a realização do procedimento, considerando os arts. 7º, § 2º, III, e 14 da Lei 8.666 e art. 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal;
· Designar a comissão de licitação, formada com, no mínimo, três servidores, que possui a obrigação de analisar, instruir e julgar os procedimentos licitatórios (arts. 6º, XVI, e 51, § 5º da Lei 8.666).
· Elaboração do edital e do contrato realizada pela área técnica de licitações e contrato que será assinado após o certame. 
· O edital deve publicar no Diário Oficial, em cumprimento ao princípio da publicidade.
Após o julgamento das propostas e realizadas a homologação e a posterior adjudicação, temos o vencedor do certame, que irá assinar o contrato administrativo com a Administração Pública.
Esta Procuradoria emite, então, o parecer jurídico, não adentrando à oportunidade dos atos praticados da Administração, nem analisando aspectos técnicos, além disso, este parecer possui caráter opinativo, não vinculando, portanto, a decisão do diretor de compras.
Esta Procuradoria manifesta-se favorável a realização do certame licitatório pretendido por esta Secretaria de Obras do Estado da Guanabara, na modalidade de Concorrência (Lei 14.133).
BIBLIOGRAFIA:
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 . Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm . Acesso em: 13 jan. 2020.
BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 . Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1993 [2019]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666compilado.htm . Acesso em: 13 jan. 2020.
DI PIETRO, M. S. D. Direito administrativo . 31. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.
NOHARA, I. P. Direito administrativo . 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
OLIVEIRA, R. C. R. Curso de Direito Administrativo . 7. ed. São Paulo: GEN, 2019.
OLIVEIRA. Licitações e contratos administrativos : teoria e prática. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2017.
REZENDE, R. C. Licitações e contratos administrativos . São Paulo: GEN, 2019.

Continue navegando