Buscar

tecido conjuntivo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
O tecido conjuntivo é amplamente distribuído pelo nosso corpo. A principal função do tecido conjuntivo é o preenchimento dos espaços intracelulares do corpo e fazer a ligação de órgãos e de tecidos diversos e entre outros, como preenchimento, sustentação, transporte e defesa.
*
*
O tecido conjuntivo origina-se da mesoderme do feto.
Este papel mecânico é dado por um conjunto de moléculas (matriz) que conecta e liga as células e órgãos, desta maneira, da suporte ao corpo.
Do ponto de vista estrutural, os componentes do tecido conjuntivo podem ser divididos em três classes: células, fibras e substância fundamental.
*
*
Diferente de outros tecidos que são formados apenas por células (epitelial, muscular e nervoso), o principal constituinte do conjuntivo é matriz.
*
*
Colágeno: são fibras constituídas pela proteína colágeno. Grossas e resistentes, distendem-se pouco quando tencionadas.
Reticular: também formadas por colágeno. Ligam o tecido conjuntivo aos tecidos vizinhos.
Elástica: são fibras constituídas pela proteína elastina. São responsáveis pela elasticidade do tecido conjuntivo
*
*
O Tecido Conjuntivo Frouxo é a parte do tecido conjuntivo que tem distribuição mais ampla pelo corpo, estando presente em praticamente todos os órgãos.
É composta por células, fibras e pela substância intercelular. E possui as fibras colágenas, elástica e reticular aproximadamente na mesma proporção.
*
*
O tecido conjuntivo denso é a parte do tecido conjuntivo caracterizado pela abundância de fibras colágenas, o que lhe dá grande resistência.
Ele forma tendões, ligamentos, reveste e dá forma aos órgãos, como o baço, o fígado e o testículo.
*
*
É formado por fibras reticulares e por células reticulares (fibroblastos que produzem fibras reticulares).
É um tecido muito delicado e forma uma rede para sustentar as células.
Encontra-se nos órgãos que formam as células do sangue (medula óssea).
*
*
O tecido conjuntivo cartilaginoso, desprovido de vasos sanguíneos e nervos, é resistente, mas, ao contrário do osso, é flexível.
A cartilagem da a forma e a sustentação a alguns órgãos do corpo, como a orelha externa, a parte inferior do nariz, a traqueia, a laringe e os brônquios. Encontra-se também entre as vértebras onde forma os discos intervertebrais.
A cartilagem também cobre a superfície dos ossos nas articulações, o que facilita o deslizamento deles.
*
*
O sistema ou tecido ósseo é um tecido conjuntivo bem rígido, encontrado nos ossos do esqueleto dos vertebrados, onde ele é o tecido mais abundante.
Suas funções principais são: sustentar o corpo; permitir a realização de movimentos; proteger certos órgãos e realizar a produção de elementos celulares do sangue, além de ser calcificado.
*
*
O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados.
O sangue é produzido na Medula óssea vermelha e tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, toxinas, oxigênio e gás carbônico. 
*
*
O sangue é constituído por diversos tipos de células, que constituem a parte "sólida" do sangue. Estas células estão imersas em uma parte líquida chamada plasma.
As células são classificadas em leucócitos, que são células de defesa; hemácias, responsáveis pelo transporte de oxigênio; e plaquetas (fatores de coagulação sanguínea).
*
*
O tecido adiposo é uma variedade especial de tecido conjuntivo no qual se encontra o predomínio de adipócitos, um tipo de célula que acumula gotículas de lipídios em seu citoplasma.
Localizado principalmente embaixo da pele, o tecido adiposo modela a superfície do corpo e ajuda no isolamento térmico do organismo.
*
*
Além disso, tem a importante função de servir como depósito de energia: os triglicerídios acumulados nos adipócitos são usados para fornecer energia no intervalo entre as refeições. Em um ser humano de peso normal, o tecido adiposo corresponde a até 25% do peso corporal nas mulheres e 20% nos homens.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais