Buscar

atividade complementar A maçã

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FILME – A MAÇÃ
Este filme conta a história de duas irmãs gêmeas que viviam em cárcere privado, sua mãe era deficiente visual e seu pai estava desempregado, as meninas se alimentavam mal, não estudavam e falavam com dificuldade, não tinham nenhum convívio social e sua higiene básica também era péssima, os vizinhos vendo toda aquela situação, denunciaram aquela família. A notícia foi para a mídia e a denuncia fez com que uma Assistente Social pudesse intervir no caso.
O pai via aquela situação em sua ignorância, como proteção as sua filhas mantê-las presas em casa iria afastá-las dos perigos do lado de fora, sendo assim as meninas eram privadas de estudar, de brincar e de ter convívio com outras crianças, por conta disso até a coordenação motora delas encontra-se abalada.
Mas quando a Assistente Social se depara com aquela situação ela percebe toda a problemática vivida por aquela família em especial pelas meninas, ela leva presente para as meninas um pente e um espelho, e abre os portões para que as meninas conheçam o lado de fora, elas saem como passarinhos que viveram em gaiolas, mas logo sentem o sabor da liberdade. Da mesma forma que as meninas saem a Assistente Social tranca os pais dentro da casa, pra que ele possa sentir o que é ser preso, ele promete mudar, mas a Assistente Social não abre o portão de ferro, mas dá a ele uma serra pra que ele possa cerrar as correntes.
O filme mostra a privação de direito, a falta de liberdade, a falta do direito de ir e vir, a privação e participação social, a falta de direitos básicos como a educação e a vida social mesmo sendo crianças.
Mostra que a cegueira da mãe acabou contagiando o pai, onde em sua atitude com a filhas ele se mostrava cego a ver que elas também tinham direitos como cidadãs. Mostra também o comprometimento dos vizinhos em denunciar aquilo que é errado, por que se não fosse a denuncia a intervenção do profissional não haveria acontecido.
A apresentação dos presentes levados como o espelho para elas se olharem e verem tudo que poderiam ter e ser, o pente que faz com que se sintam bonitas e capazes, houve uma ruptura na vida daquelas meninas, mostrando que nunca é tarde para começar.
Achei esse filme maravilhoso, a ação que foi eficaz naquele caso, onde após todo esse procedimento de intervenção, com certeza tem que ser acompanhado de perto, mesmo com esse desfecho, me mostrou que a evasão escolar causa grande dano ao cidadão que está privado de obter conhecimento e educação, além da falta de convivência social que eram privadas., 
Mostra que devemos ser defensores dos direitos que o cidadão adquire garantidos pela constituição, e que devemos ser profissionais que possam clarear a cegueira da ignorância, mostrando que somos livres e que a escravidão já foi abolida e que existe um estatuto que defende a criança de qualquer situação que a impede de exercer seus direitos.

Outros materiais