Buscar

Anatomofisilogia - ativ 1


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Anatomofisiologia Humana
Atividade 1 
	O suporte básico de vida (SBV) define uma sequência primária de ações para salvar vidas, entre elas, a realização imediata de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) em vítimas de parada cardiorrespiratória. De maneira simplificada, consiste em executar compressões torácicas na fase pré-hospitalar, que contribuem sensivelmente para o aumento da taxa de sobrevivência das vítimas. Para realizar tais compressões, utiliza-se como referência anatômica a porção inferior do osso esterno.
No texto-base da disciplina, ao estudarmos as partes do esterno, vimos que essa porção é denominada:
Resposta Selecionada:	processo xifoide
	O sistema esquelético possui um componente mineral predominante, que garante sua rigidez, e células, fibras colágenas, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos, que garantem ao tecido ósseo uma intensa atividade metabólica. Ao longo da vida, em decorrência da diminuição do metabolismo ósseo, os ossos se tornam menos resistentes e sofrem fraturas mais facilmente. Entretanto, em pessoas idosas que mantiveram uma vida saudável, essa perda não é tão significativa, já que as células contidas no tecido ósseo continuam sendo influenciadas por hormônios que podem estimular a neoformação óssea. 
Considerando essas informações e o conhecimento sobre as funções dos componentes do sistema esquelético, explicadas no texto-base, correlacione as definições a seguir com os termos correspondentes:
A- Célula que sintetiza fibras colágenas sobre as quais serão depositados os minerais.
B- Célula especializada que reabsorve o tecido ósseo.
C- Principal componente mineral do osso.
D- Hormônio que estimula a atividade de osteoblastos.
E- Hormônio que estimula a atividade de osteoclastos.
( ) Hidroxiapatita.
( ) Calcitonina.
( ) Osteoblasto.
( ) Paratormônio.
( ) Osteclasto.
A seguir, marque a alternativa que apresenta a ordem correta:
Resposta Selecionada:	 C, D, A, E, B
O esqueleto humano é extremamente rígido, mas sua flexibilidade e mobilidade são garantidas pelas articulações. Imagine como seria a movimentação do nosso corpo sem elas: os movimentos seriam parecidos com os do Homem de Lata na história O Mágico de OZ. A mobilidade articular é tão importante que as diferentes articulações existentes no corpo humano são classificadas de acordo com seu grau de mobilidade. 
Considerando essas informações e os tipos de articulação explicados no texto-base, leia atentamente as afirmativas a seguir:
1- Nesse tipo de articulação, que é imóvel, a junção entre os ossos é preenchida por uma quantidade muito pequena de fibras curtas que sofrem ossificação com a idade.
2- Algumas articulações se caracterizam por possuírem fibras de conexão mais longas, e os ossos são unidos por ligamentos que também podem sofrer sinostose, como ocorre entre o rádio e a ulna.
3- No corpo humano, os únicos exemplos dessas articulações são aquelas que ocorrem entre os dentes e suas cavidades alveolares.
4- Estas articulações se caracterizam por possuírem um líquido que as lubrificam.
Agora, associe cada definição à articulação correspondente:
( ) Suturas.
( ) Sindesmoses.
( ) Gonfoses.
( ) Sinoviais.
A seguir, assinale a alternativa que representa a sequência correta:
Resposta Selecionada: 1, 2, 3, 4 
	O corpo humano é organizado em diferentes níveis: átomos formam moléculas, e moléculas originam células, que constituem tecidos. Esses tecidos compõem os órgãos, e seus conjuntos são denominados sistemas. Com relação aos tecidos, podemos dizer que são formados por células com o mesmo grau de diferenciação e as mesmas funções. Existem quatro grupos: tecido epitelial, tecido conjuntivo e de apoio, tecido muscular e tecido nervoso.
No texto-base da disciplina, discutimos mais a fundo cada um desses quatro grupos. Tendo isso em vista, sobre os tecidos epiteliais, podemos dizer que:
Resposta Selecionada: protegem o corpo contra lesões e atuam como barreira física contra agentes agressores.