Buscar

Anatomofisilogia - ativ 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Anatomofisiologia Humana
Atividade 3
 A porção seguinte ao esôfago no canal alimentar é o estômago, constituído como uma bolsa muscular cheia de pregas internas, situado abaixo do músculo diafragma, no quadrante superior esquerdo do abdome. Suas funções principais estão relacionadas ao armazenamento de substâncias alimentares na forma de quimo, que é um produto líquido denso pastoso resultante da mistura do bolo alimentar com o suco gástrico, o qual executa a quebra de moléculas específicas de acordo com cada um de seus componentes.
No texto-base da disciplina, discutimos acerca das quebras de moléculas durante a digestão. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e marque V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O esvaziamento gástrico é controlado pelo esfíncter piloro, que possibilita a passagem do quimo aos poucos para o duodeno. Esse esvaziamento pode ser retardado por um hormônio liberado pelo intestino delgado, chamado de colecistoquinina.
II. ( ) A digestão mecânica e a digestão química ocorrem no estômago sob controle do sistema nervoso autônomo e são desencadeadas e aumentadas pela ativação do componente simpático, que atua durante os processos de reposição de energia.
III. ( ) A quebra de proteínas começa na etapa estomacal, por intermédio da enzima tripsina, componente do suco gástrico, responsável por quebrar as ligações peptídicas entre os aminoácidos que constituem as proteínas.
IV. ( ) A enzima amilase salivar realiza a quebra de em torno de 30% dos triglicerídeos. Ela é secretada pelas glândulas salivares menores na boca, mas age somente no estômago em função do pH muito ácido.
V. ( ) Os processos de digestão mecânica do estômago ocorrem com o auxílio dos movimentos de mistura, que mesclam o bolo alimentar e o suco gástrico, formando o quimo, e os peristálticos, que impulsionam pequenas quantidades do quimo em direção ao duodeno.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	V, F, F, F, V
	
 A parede do estômago é revestida por uma mucosa gástrica diferenciada com vários tipos de células, que formam as glândulas gástricas. Essas glândulas podem ser de dois tipos: exócrinas, que lançam suas secreções específicas, como muco, ácido clorídrico e a enzima pepsina, por ductos na cavidade estomacal; e as endócrinas, que liberam suas secreções, como hormônios, na corrente sanguínea sob o controle do sistema nervoso autônomo e um de seus componentes.
No texto-base da disciplina, tratamos dessas glândulas gástricas, suas secreções e o controle da atividade gástrica. A esse respeito, analise as proposições a seguir e marque V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Além de substâncias digestivas, as células da mucosa gástrica secretam o fator intrínseco, um polipeptídio essencial para que o intestino delgado absorva a vitamina B12, que interfere diretamente na maturação das células sanguíneas vermelhas na medula óssea. 
II. ( ) O ácido clorídrico é secretado pelas células das glândulas parietais, e o pepsinogênio, que é a forma inativa da poderosa enzima pepsina, é secretado pelas células das glândulas principais.
III. ( ) As células G das glândulas gástricas liberam o hormônio gastrina na circulação sanguínea.
IV. ( ) O muco gástrico, protetor da mucosa contra o pH ácido do estômago, é secretado pelas células das glândulas parietais.
V. ( ) A atividade gástrica é intensificada por impulsos enviados pelo nervo vago, que atua sob o comando do sistema nervoso simpático, enquanto o sistema nervoso parassimpático diminui o funcionamento estomacal.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	V, V, V, F, F
 Leia atentamente o excerto a seguir:
"A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada tanto por agentes infecciosos, como bactérias, vírus, parasitas e fungos, quanto por processos não infecciosos. As meningites bacterianas e virais são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, devido a sua magnitude, capacidade de ocasionar surtos, e no caso específico da variante bacteriana, a gravidade dos casos. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Desse modo, casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no inverno, e a das virais, no verão."
MENINGITES. Portal da Saúde, Brasília, [s. d.]. Disponível em: <portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/meningites>. Acesso em: 22/12/2015.
Como o texto afirma, as meninges são membranas que envolvem o sistema nervoso central. No texto-base da disciplina, vimos que existem três delas: meninge interna, meninge média e meninge externa. A respeito delas, associe-as às suas respectivas descrições:
1- Meninge interna.
2- Meninge média.
3- Meninge externa.
( ) Também conhecida como dura-máter, é a membrana mais superficial e está localizada logo abaixo do tecido ósseo craniano.
( ) Também conhecida como pia-máter, é a membrana mais profunda, que envolve o sistema nervoso central e está em contato íntimo com o córtex cerebral.
( ) Também conhecida como aracnoide, é a membrana que recobre a meninge mais profunda. Também delimita o espaço denominado subaracnoideo.
A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	3, 1, 2.
	Leia atentamente o excerto a seguir:
"O Brasil tem a terceira maior taxa de roubos registrada na América Latina, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) sobre a violência na região divulgado nesta terça-feira (12). Dados de 2011 utilizados pelo relatório apontam uma taxa de roubos a cada 100 mil habitantes no Brasil de 572,7. Entre os 18 países analisados, apenas Argentina (973,3 roubos a cada 100 mil habitantes) e México (688 a cada 100 mil habitantes) registraram números maiores."
BRASIL tem a terceira maior taxa de roubos da América Latina, diz Pnud. G1, São Paulo, 12 de novembro de 2013. Disponível em: <g1.globo.com/mundo/noticia/2013/11/brasil-tem-terceira-maior-taxa-de-roubos-da-america-latina-diz-pnud.html>. Acesso em: 26/01/2016.
Como mostra o excerto, assaltos e agressões físicas são comuns em quase todas as cidades brasileiras. Quando um indivíduo é assaltado ou agredido, o estresse ao que a pessoa é submetida é percebido pelo sistema nervoso central, que inicia uma série de respostas fisiológicas importantes.
Sobre isso, analise as afirmativas a seguir:
I. No momento do assalto, o sistema nervoso simpático é estimulado, e a partir do estímulo, o organismo libera adrenalina no sangue.
II. Simultaneamente, o sistema nervoso parassimpático libera acetilcolina no sangue.
III. O resultado da ação de ambos os sistemas é o aumento da atividade do músculo cardíaco.
IV. O sistema nervoso simpático, quando estimulado, provoca aumento da frequência respiratória.
V. A adrenalina liberada no sangue estimula os músculos esqueléticos.
Agora, assinale a alternativa que representa as afirmativas corretas:
Resposta Selecionada:	 Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas

Continue navegando