Buscar

Lista de Exercícios PARTE II - conceitos básicos

Prévia do material em texto

1 - A Gestão da Qualidade quando gerida de forma adequada aumenta o lucro e a produtividade de uma empresa, preconizando a competitividade, a inserção de produtos melhores no mercado e a satisfação do cliente. Sabe-se que, com o passar do tempo, algumas teorias sobre a qualidade foram sendo incorporadas nas organizações. O estudo da evolução da qualidade baseia-se em quatro eras. Com base nas Quatro Eras da Qualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na era da inspeção, os objetivos eram detectar problemas e não apenas prevenir, verificar o produto na sua uniformidade. Tinham sua característica baseada na fabricação de um produto com base na produção artesanal.
( ) Na era do controle estatístico era preciso convidar, prever, aproximar, cativar, provocar, dialogar e incitar o consumidor de que o produto a ser adquirido era isento de defeitos.
( ) Na era da inspeção, os colaboradores operacionais não podiam utilizar vocabulário científico no chão de fábrica da indústria automobilística sob pena de serem demitidos.
( ) Na era do controle estatístico formulou-se uma definição sucinta dos controles, através da aplicação de técnicas na forma de avaliar e orientar os colaboradores operacionais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) V - F - F - V.
( ) F - V - V - F.
( ) V - F - V - V.
( ) F - V - F - F.
2 - A qualidade sempre conquistou a importância de ser exercida e desenvolvida pela maioria da sociedade. No decorrer do tempo vinham sendo incorporadas algumas teorias, nos dias atuais ela se manifesta com toda a sua relevância, porém acompanhando o seu trajeto de evolução. Os anos 1990 representam, pelo menos dentro da infraestrutura industrial dos países desenvolvidos, o que é conhecido como Era da Qualidade e Produtividade. Considerando as informações apresentadas sobre as Eras da Qualidade, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de inspeção representa um conjunto de atividades, como medir, avaliar, experimentar ou comprovar os resultados com os critérios especificados para se estabelecer se a conformidade é alcançada para cada uma das características.
II- A inspeção da Qualidade é considerada um conjunto de técnicas utilizadas para definir, mensurar e analisar, além de propor soluções para problemas da organização.
III- Uma excelente ferramenta de gestão, que tem ajudado as empresas na busca pela melhoria dos seus produtos ou serviços, é o modelo da Gestão da Qualidade Total.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) As sentenças I e II estão corretas.
( ) As sentenças I e III estão corretas.
( ) As sentenças II e III estão corretas.
( ) Somente a sentença I está correta.
3 - A qualidade passou a ser muito importante para as organizações a partir do advento da produção em larga escala (produção em massa). A partir da década de 20 a qualidade passa a ser vista como uma função gerencial, distinta das outras funções da organização. Ao longo da história, a qualidade é marcada por determinados padrões que passam a definir as chamadas eras da qualidade. Sobre as Eras da Qualidade, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Era da Inspeção.
II- Era do Controle Estatístico.
III- Era da Garantia de Qualidade.
IV- Era da Gestão Total da Qualidade.
( ) O controle da qualidade passou pelo processo de mudança, sendo que ao contrário de inspecionar item por item do lote, era selecionada certa quantidade de produtos para inspeção, gerando o resultado da qualidade ao lote do qual a parte foi retirada.
( ) O foco principal é o impacto estratégico. O controle da qualidade significa uma oportunidade de diferenciação da concorrência. A ênfase, nesta era, está no cliente e nas suas necessidades.
( ) A prevenção de problemas continuava sendo o foco principal, mas se passou a utilizar outros instrumentos de controle além da estatística, como a quantificação de custos da qualidade, com a publicação da obra Quality Control Handbook, de Joseph Juran, em 1951.
( ) Representa um conjunto de atividades como medir, avaliar, experimentar ou comprovar os resultados com os critérios especificados para se estabelecer se a conformidade é alcançada para cada uma das características.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) II - I - IV - III.
( ) I - IV - III - II.
( ) IV - II - I - III.
( ) II - IV - III - I.
4 - Os momentos mais importantes da qualidade foram chamados de eras da qualidade: era da inspeção, era do controle estatístico, era da garantia da qualidade e era da qualidade total. Sobre a era da garantia da qualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Prevenção de problemas é o foco principal.
( ) Surgimento da filosofia de Zero Defeito.
( ) O objetivo principal é separar o bom do ruim.
( ) Surgimento do conceito Qualidade Total.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) V - V - F - V.
( ) F - V - F - V.
( ) V - V - F - F.
( ) V - F - V - V.
5 - Os momentos mais importantes da qualidade foram chamados de eras da qualidade: era da inspeção, era do controle estatístico, era da garantia da qualidade e era da qualidade total. Sobre a era da qualidade total, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foco principal é o impacto estratégico.
( ) Ênfase no cliente e nas suas necessidades.
( ) Processo produtivo não pode ser controlado.
( ) Surgimento do Sistema Toyota de Produção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) V - V - F - F.
( ) F - V - F - V.
( ) V - V - V - F.
( ) V - F - F - V.
6 - Foi na 2ª Revolução Industrial (final do Séc. XVIII e início do XIX) que o controle da qualidade assumiu relevo como técnica autônoma, junto ao início da produção em massa. A Era da Inspeção e do controle da qualidade se baseava na avaliação da qualidade de produtos e serviços com recurso a técnicas de inspeção. Com relação à Era da Inspeção, analise as afirmativas a seguir:
I- Representa um conjunto de atividades como medir, avaliar, experimentar ou comprovar os resultados com os critérios especificados para se estabelecer se a conformidade é alcançada para cada uma das características.
II- Durante o aperfeiçoamento do processo da inspeção foram otimizadas novas técnicas mais elaboradas e eficientes, resultando assim no período da produção em massa, considerando um contexto do sistema de inspeção mais propício a estes novos modelos de produção.
III- Estatísticas básicas para a determinação de limites e métodos gráficos para avaliar se as variações estavam dentro da faixa aceitável.
IV- É necessário diferenciar as causas comuns e as causas especiais de variação, onde há metodologias estatísticas que proporcionam entender e diferenciar as fontes geradoras do desvio.
Assinale a alternativa CORRETA:
( ) As afirmativas II e III estão corretas.
( ) As afirmativas I e II estão corretas.
( ) As afirmativas II e IV estão corretas.
( ) As afirmativas I e IV estão corretas.

Continue navegando

Outros materiais