Buscar

Estudo Transversal II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1 - A Inovação aberta ou Open Innovation (CHESBROUGH, 2003) é uma tipologia de inovação bastante interativa. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: CHESBROUGH, H. W. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology. Brighton, Massachussets (USA): Harvard Business Press, 2003.
A- Foca no conhecimento interno e competências dos funcionários.
B- Desenvolve-se a partir dos conhecimentos internos.
C- Não é mais utilizado pelas empresas para inovar.
D-Privilegia a colaboração da empresa com outros atores do ecossistema para inovar.
2- Um ótimo exemplo de inovação é a NETFLIX, que com o avanço da tecnologia de streaming pela internet estabeleceu um novo mercado para consumidores de filmes e séries, causando uma grande mudança na forma como as pessoas se divertem em frente à Televisão. Sobre o exposto, qual é a tipologia correta desta inovação, frequentemente confundida com a inovação radical?
A -Inovação organizacional.
B -Inovação de marketing.
C -Inovação disruptiva.
D -Inovação incremental.
3
3- A inovação "é passível de ser apresentada como uma disciplina, passível de ser aprendida, passível de ser praticada" (DRUCKER, 1987, p. 86). Ampliando a definição de Drucker, a inovação pode ser compreendida a partir dos modelos, que evoluíram ao longo do tempo. Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) As inovações eram "empurradas" pelas indústrias até a década de 1970.
( ) As TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) influenciaram fortemente os modelos de inovação antes da década de 1970.
( ) Atualmente, os consumidores não participam das escolhas dos produtos inovadores. 
( ) As TIC modificam o modelo de inovação utilizado até a década de 1970 e os consumidores passam a influenciar as indústrias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 FONTE: DRUKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Pioneira, 1987.
A -V - V - F - F.
B -V - F - F - V.
C -F - F - V - V.
D -V - V - V - F.
4- Ao estudar o tema inovação, utiliza-se a metáfora do lançamento de um foguete para comparar as dificuldades de ambos os processos, pois, a inovação tal qual este evento é um processo intensivo em incertezas e repleto de dificuldades de toda ordem. Assim como no lançamento de um foguete, as atividades de gestão da inovação devem acontecer de forma coordenada e sistemática. Sobre o nome do modelo mais utilizado na gestão da inovação, assinale a alternativa CORRETA:
A -Roteiro da inovação.
B -Modelo genérico de inovação.
C -Processo de inovação.
D -Funil da inovação.
5- O Manual de Oslo (OCDE, 2005) procura oferecer orientação a um campo que atravessa ao longo do tempo desde os idos de Schumpeter diversos desafios teóricos e de sistematização do conhecimento dos conceitos e modelos de inovação. É neste manual que encontramos a definição de inovação adotada pela maioria dos pesquisadores e profissionais que trabalham com a inovação. Sobre a conceituação e as tipologias descritas no Manual de Oslo, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: OECD - Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento - Departamento Estatístico da Comunidade Europeia. Manual de Oslo: proposta de diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação tecnológica. Oslo: OECD, 2005.
A -Produto. Marketing. Organizacional. Ecológica.
B -Produto. Marketing. Organizacional. Processo.
C -Produto. Climática. Ecológica. Marketing.
D -Produto. Ecológica. Organizacional. Climática.
6
6 -Estudamos no e-book da disciplina que é possível tipificar a inovação tendo em vista o impacto que esta trás para o mercado e na sociedade, que podem ser: incremental, radical e disruptiva. Sobre a inovação incremental, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Inovação incremental é resultado de melhorias consideráveis em produtos, serviços e processos já existentes.
( ) É a grande maioria das inovações que ocorrem em todo o mundo.
( ) É uma tipologia de inovação que costuma causar um grande impacto no mercado.
( ) Um excelente exemplo de inovação incremental é o automóvel, criado no ano de 1886 por Karl Benz. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- V - V - F - V.
B- F - V - V - V.
C- V - V - V - V.
D- V - F - F - F.
7 -A inovação é um processo que depende na maioria das vezes da interação entre as pessoas que se encontram internamente (funcionários e gestores) e externamente (clientes, ICTs e Universidades) na busca de novas oportunidades para ampliar a competitividade e produtividade de organizações públicas e privadas. Muitos cientistas pesquisam e escrevem sobre inovação desde o início do Século XX, mas um destes é considerado o "pai da inovação". Sobre o autor que ostenta este título, assinale a alternativa CORRETA:
A- Joe Tidd.
B- Peter Drucker.
C- Joseph Schumpeter.
D- John Bessant.
8- A gestão da inovação é uma série de atividades realizadas interna e externamente nas empresas que objetivam transformar oportunidades de negócios (ideias) em inovação. As atividades devem acontecer de forma coordenada e sistemática, pois, a inovação deve fazer parte da estratégia da empresa. Estudamos o modelo do funil como um dos mais utilizados nas empresas. Com base neste modelo e o início do processo, assinale a alternativa CORRETA:
A- Projeto piloto.
B- Lançamento no mercado/empresa.
C- Desenvolvimento dos projetos.
D-Identificação de oportunidades.
9- O primeiro passo para uma empresa se tornar inovadora é tomar consciência sobre a importância da inovação e, após, compreender os conceitos e ferramentas de inovação. Logo, a gestão da inovação é fundamental para que a empresa estruture de forma sistemática o processo inovador. Sobre a gestão da inovação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A gestão da inovação não é necessária para a empresa alcançar capacidade inovativa. ( ) A gestão da inovação trata-se de uma série de atividades executadas tanto dentro quanto fora da empresa. 
( ) As atividades da gestão da inovação devem ser sistemáticas e alinhadas a estratégia da empresa.
( ) Empresas que buscam ampliar as suas capacidades não se preocupam com a gestão da inovação. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- V - F - F - V.
B- F - V - V - F.
C- V - V - V - F.
D- V - V - F - F.
10- Inovar de forma sistemática é muito difícil para as empresas, logo, quanto mais conhecimentos sobre a inovação, mais as empresas avançam no processo. Neste sentido, conhecer as tipologias de inovação é importante, assim como saber o máximo possível sobre os aspectos de cada tipo de inovação. Neste contexto, a inovação de marketing é uma tipologia que está relacionada a qual capacidade específica da empresa?
A - Novos métodos organizacionais, mudanças em práticas de negócios ou local de trabalho.
B- Criação de novos métodos no estabelecimento de preços de bens e serviços.
C- Desenvolver produtos e serviços novos ou significativamente melhorados.
D- Métodos novos de distribuição ou produção.

Outros materiais