Buscar

SEQ DIDÁTICA 1 SÉRIE (2-2023) cadeia alimentar e piramide

Prévia do material em texto

Rua Manoel, Qd. 28, Lt. 01 - Centro 
Sampaio – Tocantins – CEP 77.980.000
Tel.: +55 63 3436- 1131|1280
Email: escolaesampaio@gmail.com 
ESCOLA ESTADUAL SAMPAIO
DREJE – ARAGUATINS
	PLANEJAMENTO MENSAL 
	COMPONETE CURRICULAR:
	 Biologia
	C.H Semanal:
	 2 ‘aulas
	PROFESSOR(A):
	 DANIELLE OLIVEIRA
	PERÍODO:
	01/02 a 28/02
	BIMESTRE: 1º Bimentre
	COMPETÊNCIAS GERAIS:
	COMPETÊNCIA ESPECÍFICA:
2. Analisar e utilizar interpretações sobre a dinâmica da Vida, da Terra e do Cosmos para elaborar argumentos, realizar previsões sobre o funcionamento e a evolução dos seres vivos e do Universo, e fundamentar e defender decisões éticas e responsáveis.
	HABILIDADES/OBJETIVOS DA AULA:
(EM13CNT202) Analisar as diversas formas de manifestação da vida em seus diferentes níveis de organização, bem como as condições ambientais favoráveis e os fatores limitantes a elas, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros). 
	DESCRITOR(ES):
(PORT) D04 - Inferir o tema ou o assunto de um texto.
	OBJETO DE CONHECIMENTO:
· Cadeia e Teia Alimentar;
· Pirâmides Ecológicas.
· 
	RECURSOS DIDÁTICOS:
Data show, quadro branco, pincel, apagador, internet, notebook, smartphone, plataformas online
	
Aulas 01 a 04: CADEIA ALIMENTAR 
1º Momento: Problematização Inicial Inicie a aula com os alunos dispostos em uma roda e apresente a eles as imagens que estarão nos slides. Em seguida, questione: Quais semelhanças podem ser apontadas entre as figuras? Quais diferenças podem ser apontadas entre as imagens? As imagens representadas são próprias de alguma região específica? Comente com a turma que as próximas aulas serão dedicadas ao tema cadeia alimentar e aproveite para sondar o que os estudantes sabem sobre o assunto. Esclareça que a cadeia alimentar é a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores (herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores. 
2º Momento: Organização do Conhecimento 
1) O professor deverá explicar o que é cadeia alimentar e sua importância para a manutenção da vida, destacando os produtores, consumidores (primário, secundário, terciário...) e decompositores. 
2) Os alunos formarão duplas e discutirão um exemplo de cadeia alimentar. 
3) O educador deverá orientar as duplas a fim de assegurar que os animais da cadeia alimentar que elas escolheram estejam condizentes com o habitat em que vivem. 
4) Posteriormente, os alunos representarão o habitat e suas características (fatores abióticos) através de pintura e/ou colagem na folha de papel A4. 5) Ao término da atividade, o professor poderá classificar os desenhos, juntamente com os alunos, baseando-se em um ou mais critérios, como por exemplo; que pertencem a ecossistemas aquáticos, quais são terrestres, quais da Mata Atlântica, etc...... 
3º Momento: Avaliação A avaliação dos alunos poderá ser feita em todos os momentos da aula. Avalie a participação e o envolvimento dos alunos nas atividades (com perguntas e comentários, por exemplo) ou, mais especificamente, o desempenho na atividade proposta. 
Aulas de 4 a 8:
1º Momento: 
Inicialmente, sugere-se que os alunos sejam indagados sobre o que conhecem ou como relacionam o que foi levantado até o momento (as relações de troca de matéria e energia nos ecossistemas) com uma Pirâmide Ecológica. Para essa questão, muitas vezes há um conflito de compreensão, onde pode ocorrer a associação das pirâmides ecológicas com as pirâmides alimentares (temática estudada no ensino fundamental). Neste caso, podem-se utilizar esquemas já conhecidos por eles para demonstrar a transferência de energia de uma cadeia alimentar, utilizando novamente o conhecimento prévio para o aprofundamento do tema. 
2º Momento: 
Serão apresentados os tipos de Pirâmides Ecológicas utilizados como fonte de estudos para analisar a energia transmitida de um organismo para o outro (Pirâmide de Energia), a quantidade de organismos presentes em uma cadeia (Pirâmide Numérica) e a quantidade de biomassa de cada organismo de uma cadeia (Pirâmide de Biomassa). Durante a aula expositiva “Pirâmides Ecológicas”, o objetivo é que os alunos compreendam através das imagens e conceitos apresentados, que nem sempre uma pirâmide ecológica segue aquela estrutura geométrica e sim, que os dados que compõem essas pirâmides são mais importantes. 
3º Momento: 
Após a apresentação da aula, propõe-se que os alunos discutam e indiquem uma cadeia alimentar, para ser trabalhada e transformada em uma pirâmide ecológica. 
Após a escolha, serão formados grupos de em média quatro alunos, e em consenso definirão a cadeia alimentar que será transformada nos três tipos de pirâmides ecológicas apresentadas na aula (numérica, energia e de biomassa). 
Esse formato de aprendizagem colaborativa e que relaciona conceitos trabalhados nas aulas anteriores (cadeias alimentares → teias alimentares → pirâmides ecológicas) levará à elaboração de esquemas representativos que elenquem as principais ideias levantadas. 
Durante esse processo, é importante que seja sempre reforçada a questão da importância da Ecologia para a sobrevivência de todas as espécies do planeta, além da demonstração da constituição dos ecossistemas, com a intenção de fazer com que os alunos se reconheçam como participantes íntegros da manutenção e funcionamento do ambiente. Com isso, também há a possibilidade de relacionar e comparar essa integração com as outras espécies, que podem desempenhar papel de semelhança ou dependência para sua sobrevivência. 
	AVALIAÇÃO:
Conceitual: Alcançar os objetivos de cada aula a fim de compreender os conceitos relacionados aos objetos de conhecimento. 
Procedimental: Exercícios, pesquisas individuais, construção de mapas mentais. 
Atitudinal: Ser proativo para realizar as atividades propostas pelo professor.

Continue navegando