Buscar

Prévia do material em texto

MAX WEBER
Nascido em 1864 em Erfut (Alemanha), Max Weber é um dos principais pensadores que colaboraram para a construção da sociologia, autor de obras como A ciência como vocação, Política Como Vocação, Economia e Sociedade, Estudo Sobre a Sociologia e a Religião, Estudos de Metodologias, teve como destaque a obra A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Para o Weber a sociedade não é apenas uma ‘‘coisa’’ exterior e coercitiva que determina o comportamento dos indivíduos, mas sim o resultado de uma enorme e inesgotável nuvem de interações interindividuais. 
SOCIOLOGIA WEBERIANA: AÇÃO SOCIAL
Weber formulou a teoria da Ação Social que para ele deveria ser o principal objeto de estudo da sociologia. A ação social ocorre quando um indivíduo leva os outros em consideração no momento de tomar uma atitude (aplicação da racionalidade).
· Definição de Ação: comportamento especificado ou caracterizado por um sentido real ou mental. 
· Comportamentos com intencionalidades: método individualista.
TIPOS DE AÇÕES SOCIAIS
Weber separa e classifica as ações sociais em quatro tipos.
· Ação social racional com relação a fins- É um tipo de ação pensada e calculada para atingir alguma finalidade.
· Ação social racional com relação a valores- É um tipo de ação social pensada e calculada para atingir algum tipo de valor moral, ou visando como fundo a moralidade. 
· Ação social tradicional- Não é racional e nem calculada. Consiste em uma forma de agir de acordo com a tradição, respeitando o que a sociedade considera como o que deve ser feito.
· Ação social afetiva- Não é racional. Ela segue os afetos, as paixões, os sentimentos, como o amor, paixão, medo.
O INDIVÍDUO E AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS
Para weber o indivíduo leva em consideração no momento de agir o comportamento dos outros, e isso faz de sua ação uma ação social. Além disso, o indivíduo leva em conta as normas sociais consolidadas, institucionalizadas que tem influência sobre seu agir. As normas influenciam o agir do indivíduo na mesma medida em que são resultado do agir dos próprios indivíduos ao longo do tempo.
AGIR EM COMUNIDADE E EM SOCIEDADE
· O agir em comunidade é baseado nas expectativas que temos com relação ao comportamento dos outros. 
· O agir em sociedade é um agir em comunidade no qual as expectativas se baseiam nos regulamentos vigentes.
TEORIA DA DOMINAÇÃO
Weber contribuiu com uma teoria que fala dos modos de poder existentes. Para o pensador, existem três tipos de poder ou dominação exercidos que lhes conferem alguma legitimidade:
A dominação legal- Ocorre por meio das leis. É o poder exercido por aqueles que a lei permitiu exercê-lo.
A dominação tradicional- Justifica-se pela tradição. 
A dominação carismática- É exercida por lideranças carismáticas que tem o dom de atrair o apoio das massas com seus discursos. 
A EDUCAÇÃO PARA MAX WEBER
· A educação passa a ser um fator de estratificação social.
· Um meio de distinção, de obtenção de honras, de poder e de dinheiro.
· O capitalismo reduz tudo inclusive à educação.
· A mera busca por riqueza material e por status.
· A educação deixa de formar o homem para prepara-lo para desempenhar tarefas na vida.
TIPOS DE EDUCAÇÃO
· Carismático- Não se aplica a pessoas normais, comuns, mas aquelas capazes de revelar qualidades mágicas ou dons heroicos. Não se pode ensinar nem preparar para o carisma.
· Tradicional (pedagogia do cultivo)- Procura formar um tipo de homem que seja culto, onde o ideal de cultura depende da camada social para que o indivíduo está sendo preparado e que implica em prepara-lo para certos tipos de comportamento interior (ou seja para reflexividade) e exterior (isto é, um determinado tipo de comportamento social, conduta de vida que se adequa ao grupo ao qual ele pertence).
· Burocrático (pedagogia do treinamento)- Visa o treinamento e a transmissão do conhecimento especializado e corresponde ao tipo de dominação burocrática. Busca-se treinar os indivíduos para finalidades práticas, úteis para a administração pública e privada, além de outras instituições sociais.
REFERÊNCIAS
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, 6 ed.
Max weber: Biografia. Disponível em: https://brasilescola.uol.br/biografia/max-weber.htm

Mais conteúdos dessa disciplina