Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Questionário

User badge image
Clebio Palma

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Um engenheiro especialista em hidráulica é responsável por analisar uma tubulação de água. O profissional precisa calcular a vazão de escoamento para determinar se ela atende à demanda populacional da região. A tubulação apresenta comprimento de 1250 m, área da seção de 0,50 m² e tempo de 240 segundos. Dado: Q = ΔVol. / Δt, sendo: Q - vazão (m3/s), ΔVol. - volume (m3) e Δt - intervalo de tempo (s).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vazão, pode-se afirmar que a vazão (m3/s) da tubulação é:
vazão de 3,80 m3/s.
vazão de 1,20 m3/s.
vazão de 4,70 m3/s.
vazão de 5,90 m3/s.
vazão de 2,60 m3/s.

O Número de Reynolds é uma das expressões mais utilizadas na hidráulica aplicada, uma vez que permite classificar o escoamento em laminar ou turbulento. O valor do Número de Reynolds pode ser empregado em diversas equações hidráulicas, o que permite aproximar os cálculos aos valores observados na realidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Número de Reynolds, analise as afirmativas a seguir:
I. O Número de Reynolds pode ser calculado para uma caixa d’água, na qual a água está em repouso (sem movimento).
II. A partir das variáveis diâmetro, velocidade e viscosidade, é possível calcular o Número de Reynolds para seções circulares.
III. O raio hidráulico pode ser empregado no Número de Reynolds, a fim de possibilitar o cálculo de diversas seções transversais.
IV. O Número de Reynolds é uma equação que resulta em um número com unidade de metros por segundo (m/s).
l, III e IV.
I e III.
II e III.
I, II e III.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: "A viscosidade do fluido representa a suscetibilidade de um determinado fluido à deformação por cisalhamento, sendo essa propriedade definida a partir da razão entre a tensão de cisalhamento aplicada e a taxa de tensão de cisalhamento." Fonte: CHADWICK A.; MORFETT J.; BORTHWICK M. Hidráulica em engenharia civil e ambiental. 5. ed. Estados Unidos: CRC Press, 2013, p. 235.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre viscosidade, analise as alternativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A viscosidade pode ser classificada como cinemática ou dinâmica.
II. ( ) A viscosidade cinemática é a mais utilizada no dimensionamento de sistemas hidráulicos.
III. ( ) A propriedade de massa específica pode ser utilizada para relacionar a viscosidade cinemática e a viscosidade dinâmica.
IV. ( ) Ao observar o escoamento da água e o escoamento de um óleo, é possível concluir que a viscosidade desses fluidos é semelhante.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, V, V, F.
V, V, V, V.
V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: "A especificação da rugosidade da tubulação e a previsão de sua modificação com o tempo, devido à alteração da superfície da parede, muitas vezes causada pela própria qualidade da água, coloca o projetista diante do problema difícil de determinar os fatores de atrito das tubulações, exigindo experiência e bom senso." Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4 ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 48.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a rugosidade, analise os conceitos a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Coeficiente de atrito.
2) Superfície rugosa do conduto.
3) Superfície lisa.
4) Rugosidade.
( ) Está intrinsicamente relacionado à rugosidade, uma vez que são correspondentes, sendo esse calculado em função da rugosidade e Número de Reynolds.
( ) Propriedade que pode ser determinada por experimentos para cada tipo de material.
( ) Esse, em contato com o fluido, facilita a passagem do escoamento laminar para o escoamento turbulento.
( ) Esse possui espessura de asperezas (rugosidade) menor que a camada laminar.

É responsabilidade do engenheiro abranger questões técnicas e normas de engenharia. Além disso, cabe ao engenheiro considerar e respeitar questões legais e ambientais, assim como, consultar os órgãos competentes dessas áreas quando necessário.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a hidráulica aplicada, analise as afirmativas a seguir:
I. O engenheiro civil possui papel fundamental na sociedade, uma vez que sua atuação abrange questões legais e ambientais relevantes.
II. Profissionais de engenharia são atuantes na área da hidráulica como engenheiros projetistas de canais, instalações prediais, adutoras e estações de tratamento.
III. Na hidráulica, as unidades de medida usadas são focadas no Sistema Internacional (SI), ou seja, unidades metro e segundo.
IV. Para um canal de água que será construído em área de preservação ambiental, é recomendado que o engenheiro autorize a construção antes de consultar os órgãos ambientais competentes.
Incorreta: I e II.
I, II e III.
I, II e IV.
I e III.
III e IV.

Um engenheiro que atua na hidráulica precisa analisar um conduto em funcionamento, em relação ao seu escoamento. O engenheiro possui as seguintes informações sobre o escoamento do fluido: apresenta variações no tempo (força, velocidade e pressão), as moléculas se chocam (trajetória desordenada) e a velocidade é igual em todas as seções transversais (constante).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de regimes de escoamento, pode-se afirmar que o texto se refere às classificações de escoamento:
permanente, turbulento e não uniforme.
variável, turbulento e uniforme.
variável, laminar e não uniforme.
variável, turbulento e não uniforme.
permanente, laminar e uniforme.

Leia o trecho a seguir: Você foi contratado para realizar uma consultoria em hidráulica aplicada. No escopo do trabalho é solicitado a realização do cálculo da eficiência hidráulica de um canal. Dentre os itens a serem apresentados na memória de cálculo, é imprescindível que se calcule o raio hidráulico (m) do canal, com as seguintes dimensões: base 1,0 m e altura 1,0 m (seção quadrada). Dado: RH = A / P, onde A = b . h e P = b + 2 . h, sendo: RH - Raio hidráulico (m), A - Área molhada (m2), P - Perímetro molhado (m), b = Base de canal (m) e h = Altura do canal (m).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre raio hidráulico, pode-se afirmar que o raio hidráulico (m) da tubulação é:
um valor de 1,21 m.
um valor de 0,33 m.
um valor de 0,17 m.
um valor de 0,95 m.
um valor de 0,60 m.

Leia o trecho a seguir: "A viscosidade e o atrito externos são os principais responsáveis pela diferença de energia no escoamento, em consequência das forças de atrito, o escoamento somente ocorre com uma perda de energia: a perda de carga." Fonte: NETTO. A. Manual de hidráulica. 9. ed. São Paulo: Blucher, 2015, p. 59.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre perda de carga, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Em sistemas hidráulicos, a consideração da perda de carga torna o dimensionamento diferente do que ocorre na realidade, ou seja, torna o dimensionamento impreciso.
II. A perda de carga ocorre devido ao contato do fluido com uma superfície, por exemplo, a água em escoamento no interior e uma tubulação que interage com a superfície desse conduto.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: "Na classificação hidráulica, os escoamentos recebem diversas conceituações em função de suas características, tais como: laminar, turbulento, unidimensional, bidimensional, rotacional, irrotacional, permanente, variável, uniforme, variado, livre, forçado, fluvial, torrencial etc." Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4. ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 3.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre regimes de escoamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Foi construído um tubo de pequeno diâmetro que transporta óleo, no qual o fluido possui escoamento em velocidade muito baixa. Assim, foi concluído que o escoamento é laminar.
II. O escoamento laminar é caracterizado por um escoamento em baixa velocidade que ocorre, normalmente, para fluidos com alta viscosidade.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Osborn Reynolds é um engenheiro e pesquisador relevante para a hidráulica aplicada, uma vez que desenvolveu diversas contribuições utilizadas até os dias de hoje. Entre elas, a mais relevante é o Número de Reynolds, sendo esse uma equação que classifica os fluxos entre laminar e turbulento.
O escoamento de um conduto foi dimensionado para o valor do Número de Reynolds de 105000. Dessa forma, é possível classificar o escoamento. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Número de Reynolds, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O valor do Número de Reynolds de 1050000 é maior que 4000 (105000 > 4000), portanto, o escoamento é laminar.
II. Conforme esses intervalos do Número de Reynolds, é possível classificar o escoamento: Re < 2000 caracteriza escoamento laminar, 2000 ≤ Re ≤ 4000 caracteriza escoamento de transição e Re > 4000 o escoamento turbulento.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Um engenheiro especialista em hidráulica é responsável por analisar uma tubulação de água. O profissional precisa calcular a vazão de escoamento para determinar se ela atende à demanda populacional da região. A tubulação apresenta comprimento de 1250 m, área da seção de 0,50 m² e tempo de 240 segundos. Dado: Q = ΔVol. / Δt, sendo: Q - vazão (m3/s), ΔVol. - volume (m3) e Δt - intervalo de tempo (s).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vazão, pode-se afirmar que a vazão (m3/s) da tubulação é:
vazão de 3,80 m3/s.
vazão de 1,20 m3/s.
vazão de 4,70 m3/s.
vazão de 5,90 m3/s.
vazão de 2,60 m3/s.

O Número de Reynolds é uma das expressões mais utilizadas na hidráulica aplicada, uma vez que permite classificar o escoamento em laminar ou turbulento. O valor do Número de Reynolds pode ser empregado em diversas equações hidráulicas, o que permite aproximar os cálculos aos valores observados na realidade.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Número de Reynolds, analise as afirmativas a seguir:
I. O Número de Reynolds pode ser calculado para uma caixa d’água, na qual a água está em repouso (sem movimento).
II. A partir das variáveis diâmetro, velocidade e viscosidade, é possível calcular o Número de Reynolds para seções circulares.
III. O raio hidráulico pode ser empregado no Número de Reynolds, a fim de possibilitar o cálculo de diversas seções transversais.
IV. O Número de Reynolds é uma equação que resulta em um número com unidade de metros por segundo (m/s).
l, III e IV.
I e III.
II e III.
I, II e III.
II e IV.

Leia o trecho a seguir: "A viscosidade do fluido representa a suscetibilidade de um determinado fluido à deformação por cisalhamento, sendo essa propriedade definida a partir da razão entre a tensão de cisalhamento aplicada e a taxa de tensão de cisalhamento." Fonte: CHADWICK A.; MORFETT J.; BORTHWICK M. Hidráulica em engenharia civil e ambiental. 5. ed. Estados Unidos: CRC Press, 2013, p. 235.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre viscosidade, analise as alternativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A viscosidade pode ser classificada como cinemática ou dinâmica.
II. ( ) A viscosidade cinemática é a mais utilizada no dimensionamento de sistemas hidráulicos.
III. ( ) A propriedade de massa específica pode ser utilizada para relacionar a viscosidade cinemática e a viscosidade dinâmica.
IV. ( ) Ao observar o escoamento da água e o escoamento de um óleo, é possível concluir que a viscosidade desses fluidos é semelhante.
V, F, F, V.
F, V, V, F.
V, V, V, F.
V, V, V, V.
V, F, V, F.

Leia o trecho a seguir: "A especificação da rugosidade da tubulação e a previsão de sua modificação com o tempo, devido à alteração da superfície da parede, muitas vezes causada pela própria qualidade da água, coloca o projetista diante do problema difícil de determinar os fatores de atrito das tubulações, exigindo experiência e bom senso." Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4 ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 48.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a rugosidade, analise os conceitos a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Coeficiente de atrito.
2) Superfície rugosa do conduto.
3) Superfície lisa.
4) Rugosidade.
( ) Está intrinsicamente relacionado à rugosidade, uma vez que são correspondentes, sendo esse calculado em função da rugosidade e Número de Reynolds.
( ) Propriedade que pode ser determinada por experimentos para cada tipo de material.
( ) Esse, em contato com o fluido, facilita a passagem do escoamento laminar para o escoamento turbulento.
( ) Esse possui espessura de asperezas (rugosidade) menor que a camada laminar.

É responsabilidade do engenheiro abranger questões técnicas e normas de engenharia. Além disso, cabe ao engenheiro considerar e respeitar questões legais e ambientais, assim como, consultar os órgãos competentes dessas áreas quando necessário.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a hidráulica aplicada, analise as afirmativas a seguir:
I. O engenheiro civil possui papel fundamental na sociedade, uma vez que sua atuação abrange questões legais e ambientais relevantes.
II. Profissionais de engenharia são atuantes na área da hidráulica como engenheiros projetistas de canais, instalações prediais, adutoras e estações de tratamento.
III. Na hidráulica, as unidades de medida usadas são focadas no Sistema Internacional (SI), ou seja, unidades metro e segundo.
IV. Para um canal de água que será construído em área de preservação ambiental, é recomendado que o engenheiro autorize a construção antes de consultar os órgãos ambientais competentes.
Incorreta: I e II.
I, II e III.
I, II e IV.
I e III.
III e IV.

Um engenheiro que atua na hidráulica precisa analisar um conduto em funcionamento, em relação ao seu escoamento. O engenheiro possui as seguintes informações sobre o escoamento do fluido: apresenta variações no tempo (força, velocidade e pressão), as moléculas se chocam (trajetória desordenada) e a velocidade é igual em todas as seções transversais (constante).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de regimes de escoamento, pode-se afirmar que o texto se refere às classificações de escoamento:
permanente, turbulento e não uniforme.
variável, turbulento e uniforme.
variável, laminar e não uniforme.
variável, turbulento e não uniforme.
permanente, laminar e uniforme.

Leia o trecho a seguir: Você foi contratado para realizar uma consultoria em hidráulica aplicada. No escopo do trabalho é solicitado a realização do cálculo da eficiência hidráulica de um canal. Dentre os itens a serem apresentados na memória de cálculo, é imprescindível que se calcule o raio hidráulico (m) do canal, com as seguintes dimensões: base 1,0 m e altura 1,0 m (seção quadrada). Dado: RH = A / P, onde A = b . h e P = b + 2 . h, sendo: RH - Raio hidráulico (m), A - Área molhada (m2), P - Perímetro molhado (m), b = Base de canal (m) e h = Altura do canal (m).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre raio hidráulico, pode-se afirmar que o raio hidráulico (m) da tubulação é:
um valor de 1,21 m.
um valor de 0,33 m.
um valor de 0,17 m.
um valor de 0,95 m.
um valor de 0,60 m.

Leia o trecho a seguir: "A viscosidade e o atrito externos são os principais responsáveis pela diferença de energia no escoamento, em consequência das forças de atrito, o escoamento somente ocorre com uma perda de energia: a perda de carga." Fonte: NETTO. A. Manual de hidráulica. 9. ed. São Paulo: Blucher, 2015, p. 59.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre perda de carga, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Em sistemas hidráulicos, a consideração da perda de carga torna o dimensionamento diferente do que ocorre na realidade, ou seja, torna o dimensionamento impreciso.
II. A perda de carga ocorre devido ao contato do fluido com uma superfície, por exemplo, a água em escoamento no interior e uma tubulação que interage com a superfície desse conduto.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: "Na classificação hidráulica, os escoamentos recebem diversas conceituações em função de suas características, tais como: laminar, turbulento, unidimensional, bidimensional, rotacional, irrotacional, permanente, variável, uniforme, variado, livre, forçado, fluvial, torrencial etc." Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4. ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 3.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre regimes de escoamento, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Foi construído um tubo de pequeno diâmetro que transporta óleo, no qual o fluido possui escoamento em velocidade muito baixa. Assim, foi concluído que o escoamento é laminar.
II. O escoamento laminar é caracterizado por um escoamento em baixa velocidade que ocorre, normalmente, para fluidos com alta viscosidade.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Osborn Reynolds é um engenheiro e pesquisador relevante para a hidráulica aplicada, uma vez que desenvolveu diversas contribuições utilizadas até os dias de hoje. Entre elas, a mais relevante é o Número de Reynolds, sendo esse uma equação que classifica os fluxos entre laminar e turbulento.
O escoamento de um conduto foi dimensionado para o valor do Número de Reynolds de 105000. Dessa forma, é possível classificar o escoamento. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Número de Reynolds, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O valor do Número de Reynolds de 1050000 é maior que 4000 (105000 > 4000), portanto, o escoamento é laminar.
II. Conforme esses intervalos do Número de Reynolds, é possível classificar o escoamento: Re < 2000 caracteriza escoamento laminar, 2000 ≤ Re ≤ 4000 caracteriza escoamento de transição e Re > 4000 o escoamento turbulento.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Prévia do material em texto

04/03/2023 19:15 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_147169_1/outline/assessment/_7217801_1/overview/attempt/_24179291_1/review/inline-feedback… 1/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Pergunta 1 1 / 1
Um engenheiro especialista em hidráulica é responsável por analisar uma tubulação de água. O profissional precisa 
calcular a vazão de escoamento para determinar se ela atende à demanda populacional da região. A tubulação 
apresenta comprimento de 1250 m, área da seção de 0,50 m² e tempo de 240 segundos. Dado: Q = ΔVol. / Δt, sendo: 
Q - vazão (m3/s), ΔVol. - volume (m3) e Δt - intervalo de tempo (s). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre vazão, pode-se afirmar que a vazão (m3/s) da 
tubulação é:
vazão de 3,80 m3/s.
vazão de 1,20 m3/s.
vazão de 4,70 m3/s.
vazão de 5,90 m3/s.
Resposta corretavazão de 2,60 m3/s.
Pergunta 2 1 / 1
O Número de Reynolds é uma das expressões mais utilizadas na hidráulica aplicada, uma vez que permite classificar 
o escoamento em laminar ou turbulento. O valor do Número de Reynolds pode ser empregado em diversas equações 
hidráulicas, o que permite aproximar os cálculos aos valores observados na realidade. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Número de Reynolds, analise as afirmativas a seguir:
I. O Número de Reynolds pode ser calculado para uma caixa d’água, na qual a água está em repouso (sem 
movimento).
II. A partir das variáveis diâmetro, velocidade e viscosidade, é possível calcular o Número de Reynolds para seções 
circulares.
III. O raio hidráulico pode ser empregado no Número de Reynolds, a fim de possibilitar o cálculo de diversas seções 
transversais.
IV. O Número de Reynolds é uma equação que resulta em um número com unidade de metros por segundo (m/s).
Está correto apenas o que se afirma em:
l, III e IV.
I e III.
04/03/2023 19:15 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_147169_1/outline/assessment/_7217801_1/overview/attempt/_24179291_1/review/inline-feedback… 2/7
Ocultar opções de resposta 
Resposta corretaII e III.
I, II e III.
II e IV.
Pergunta 3 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“A viscosidade do fluido representa a suscetibilidade de um determinado fluido à deformação por cisalhamento, sendo 
essa propriedade definida a partir da razão entre a tensão de cisalhamento aplicada e a taxa de tensão de 
cisalhamento.”
Fonte: CHADWICK A.; MORFETT J.; BORTHWICK M. Hidráulica em engenharia civil e ambiental. 5. ed. Estados 
Unidos: CRC Press, 2013, p. 235.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre viscosidade, analise as alternativas a seguir e assinale 
V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) A viscosidade pode ser classificada como cinemática ou dinâmica. 
II. ( ) A viscosidade cinemática é a mais utilizada no dimensionamento de sistemas hidráulicos. 
III. ( ) A propriedade de massa específica pode ser utilizada para relacionar a viscosidade cinemática e a viscosidade 
dinâmica. 
IV. ( ) Ao observar o escoamento da água e o escoamento de um óleo, é possível concluir que a viscosidade desses 
fluidos é semelhante.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, V.
F, V, V, F.
Resposta corretaV, V, V, F.
V, V, V, V.
V, F, V, F.
Pergunta 4 1 / 1
04/03/2023 19:15 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_147169_1/outline/assessment/_7217801_1/overview/attempt/_24179291_1/review/inline-feedback… 3/7
Ocultar opções de resposta 
Leia o trecho a seguir:
“A especificação da rugosidade da tubulação e a previsão de sua modificação com o tempo, devido à alteração da 
superfície da parede, muitas vezes causada pela própria qualidade da água, coloca o projetista diante do problema 
difícil de determinar os fatores de atrito das tubulações, exigindo experiência e bom senso.”
Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4 ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 48.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a rugosidade, analise os conceitos a seguir e associe-
os com suas respectivas características:
1) Coeficiente de atrito.
2) Superfície rugosa do conduto. 
3) Superfície lisa. 
4) Rugosidade.
( ) Está intrinsicamente relacionado à rugosidade, uma vez que são correspondentes, sendo esse calculado em função 
da rugosidade e Número de Reynolds. 
( ) Propriedade que pode ser determinada por experimentos para cada tipo de material. 
( ) Esse, em contato com o fluido, facilita a passagem do escoamento laminar para o escoamento turbulento. 
( ) Esse possui espessura de asperezas (rugosidade) menor que a camada laminar. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta correta1, 4, 2, 3.
2, 4, 3, 1.
4, 1, 2, 3.
1, 2, 4, 3.
3, 2, 1, 4.
Pergunta 5 0 / 1
04/03/2023 19:15 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_147169_1/outline/assessment/_7217801_1/overview/attempt/_24179291_1/review/inline-feedback… 4/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
É responsabilidade do engenheiro abranger questões técnicas e normas de engenharia. Além disso, cabe ao 
engenheiro considerar e respeitar questões legais e ambientais, assim como, consultar os órgãos competentes dessas 
áreas quando necessário. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a hidráulica aplicada, analise as afirmativas a seguir:
I. O engenheiro civil possui papel fundamental na sociedade, uma vez que sua atuação abrange questões legais e 
ambientais relevantes.
II. Profissionais de engenharia são atuantes na área da hidráulica como engenheiros projetistas de canais, instalações 
prediais, adutoras e estações de tratamento.
III. Na hidráulica, as unidades de medida usadas são focadas no Sistema Internacional (SI), ou seja, unidades metro e 
segundo.
IV. Para um canal de água que será construído em área de preservação ambiental, é recomendado que o engenheiro 
autorize a construção antes de consultar os órgãos ambientais competentes.
Está correto apenas o que se afirma em:
Incorreta:
I e II.
Resposta corretaI, II e III.
I, II e IV.
I e III.
III e IV.
Pergunta 6 1 / 1
Um engenheiro que atua na hidráulica precisa analisar um conduto em funcionamento, em relação ao seu 
escoamento. O engenheiro possui as seguintes informações sobre o escoamento do fluido: apresenta variações no 
tempo (força, velocidade e pressão), as moléculas se chocam (trajetória desordenada) e a velocidade é igual em todas 
as seções transversais (constante). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os conceitos de regimes de escoamento, pode-se 
afirmar que o texto se refere às classificações de escoamento:
permanente, turbulento e não uniforme.
variável, turbulento e uniforme.
04/03/2023 19:15 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_147169_1/outline/assessment/_7217801_1/overview/attempt/_24179291_1/review/inline-feedback… 5/7
Ocultar opções de resposta 
variável, laminar e não uniforme.
Resposta corretavariável, turbulento e não uniforme. 
permanente, laminar e uniforme.
Pergunta 7 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
Você foi contratado para realizar uma consultoria em hidráulica aplicada. No escopo do trabalho é solicitado a 
realização do cálculo da eficiência hidráulica de um canal. Dentre os itens a serem apresentados na memória de 
cálculo, é imprescindível que se calcule o raio hidráulico (m) do canal, com as seguintes dimensões: base 1,0 m e 
altura 1,0 m (seção quadrada). Dado: RH = A / P, onde A = b . h e P = b + 2 . h, sendo: RH - Raio hidráulico (m), A - 
Área molhada (m2), P - Perímetro molhado (m), b = Base de canal (m) e h = Altura do canal (m). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre raio hidráulico, pode-se afirmar que o raio hidráulico 
(m) da tubulação é:
um valor de 1,21 m.
Resposta corretaum valor de 0,33 m.
um valor de 0,17 m.
um valor de 0,95 m.
um valor de 0,60 m.
Pergunta 8 0 / 1
Leia o trecho a seguir:
“A viscosidade e o atrito externos são os principais responsáveispela diferença de energia no escoamento, em 
consequência das forças de atrito, o escoamento somente ocorre com uma perda de energia: a perda de carga.”
04/03/2023 19:15 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_147169_1/outline/assessment/_7217801_1/overview/attempt/_24179291_1/review/inline-feedback… 6/7
Ocultar opções de resposta 
Ocultar opções de resposta 
Fonte: NETTO. A. Manual de hidráulica. 9. ed. São Paulo: Blucher, 2015, p. 59.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre perda de carga, analise as asserções a seguir e a 
relação proposta entre elas:
I. Em sistemas hidráulicos, a consideração da perda de carga torna o dimensionamento diferente do que ocorre na 
realidade, ou seja, torna o dimensionamento impreciso. 
Porque:
II. A perda de carga ocorre devido ao contato do fluido com uma superfície, por exemplo, a água em escoamento no 
interior e uma tubulação que interage com a superfície desse conduto. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta corretaA asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
Pergunta 9 1 / 1
Leia o trecho a seguir:
“Na classificação hidráulica, os escoamentos recebem diversas conceituações em função de suas características, tais 
como: laminar, turbulento, unidi mensional, bidimensional, rotacional, irrotacional, permanente, variável, uniforme, 
variado, livre, forçado, fluvial, torrencial etc.”
Fonte: PORTO, R. M. Hidráulica básica. 4. ed. São Paulo: EESC/USP, 2006, p. 3.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre regimes de escoamento, analise as asserções a seguir 
e a relação proposta entre elas.
I. Foi construído um tubo de pequeno diâmetro que transporta óleo, no qual o fluido possui escoamento em velocidade 
muito baixa. Assim, foi concluído que o escoamento é laminar. 
Porque:
II. O escoamento laminar é caracterizado por um escoamento em baixa velocidade que ocorre, normalmente, para 
fluidos com alta viscosidade.
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
04/03/2023 19:15 Comentários
https://sereduc.blackboard.com/ultra/courses/_147169_1/outline/assessment/_7217801_1/overview/attempt/_24179291_1/review/inline-feedback… 7/7
Ocultar opções de resposta 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Pergunta 10 Crédito total dado 1 / 1
Osborn Reynolds é um engenheiro e pesquisador relevante para a hidráulica aplicada, uma vez que desenvolveu 
diversas contribuições utilizadas até os dias de hoje. Entre elas, a mais relevante é o Número de Reynolds, sendo 
esse uma equação que classifica os fluxos entre laminar e turbulento. 
O escoamento de um conduto foi dimensionado para o valor do Número de Reynolds de 105000. Dessa forma, é 
possível classificar o escoamento. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Número de 
Reynolds, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O valor do Número de Reynolds de 1050000 é maior que 4000 (105000 > 4000), portanto, o escoamento é laminar. 
Porque:
II. Conforme esses intervalos do Número de Reynolds, é possível classificar o escoamento: Re < 2000 caracteriza 
escoamento laminar, 2000 ≤ Re ≤ 4000 caracteriza escoamento de transição e Re > 4000 o escoamento turbulento. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta corretaAs asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina