Buscar

Tolerâncias e Classificações em Engenharia


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sergio luiz Correia 01/03/2023
1 – O que é Tolerância dimensional?
Tolerância em engenharia é uma concessão que é feita para as imperfeições no fabrico de um objecto. Por exemplo, uma especificação eléctrica pode determinar que um resistor tenha um valor nominal de 100 ohms, mas também deveria determinar uma tolerância tal como "+/- 1%".
2 – Pesquise e responda como calcular os valores de afastamento superior e inferior?
Para o afastamento superior, basta fazer a diferença entre o valor da di-mensão máxima menos a dimensão nominal. Para o afastamento inferior, é feita a diferença entre dimensão mínima menos nominal.
3 – Qual a importância da norma ABNT NBR 6158:1995 e sua aplicação?
Ele estabelece uma série de tolerâncias fundamentais que determinam a precisão da peça, ou seja, a qualidade de trabalho, uma exigência que varia de peça para peça, de uma máquina para outra. A norma brasileira prevê 18 qualidades de trabalho
4 – O que é Tolerância geométrica (GD&T)?
Ao definir as Tolerâncias Dimensionais de uma peça o objetivo é que ela tenha uma DIMENSÃO possa ser montada, enquanto que nas Tolerâncias Geométricas o objetivo é ter as peças fabricadas com a GEOMETRIA desejada e que possam ser montadas na POSIÇÃO final necessária para o funcionamento do conjunto.
5 – Acesse a NBR 14646 e explique através da norma o que significa Tolerância geométrica zero.
Esta Norma define e descreve o princípio de máximo material e especifica sua aplicação. A utilização do princípio de máximo material facilita a fabricação sem prejuízo da intercambiabilidade onde há uma dependência mútua de dimensão e geometria.
6 – Classifique os rebites de acordo com a ABNT NBR 9580: 2015.
Esta Norma estabelece os requisitos para aceitação e/ou recebimento de rebites normalizados, destinados a uso geral, desde que particularidades sejam.
7 – Classifique os diferentes tipos de arruelas.
Existem vários tipos de arruela: lisa, de pressão, dentada, serrilhada, ondulada, de travamento com orelha e arruela para perfilados. Para cada tipo de trabalho, existe um tipo ideal de arruela. A arruela de pressão é utilizada na montagem de conjuntos mecânicos, submetidos a grandes esforços e grandes vibrações.
8 – Aplicando o conceito de acordo com Kapp (2016) diferencie “eixo” e “árvore”.
, o eixo só suporta flexão, tendo função estrutural, ao passo que a árvore suporta flexão, torção, cisalhamento e carregamento axial, por transmitir potência por torção

Continue navegando