Buscar

Tipos de Aços e Propriedades Mecânicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sergio luiz Correia 01/03/2023
1 – Os aços são ligas que têm o ferro e o carbono como elementos principais, contendo ainda outros elementos, como manganês, fósforo, enxofre, níquel, cromo e outros. Cite e comente sobre os principais tipos de aços.
 Os aços liga contêm, além das ligações entre ferro e carbono, outros elementos em proporções significativas que podem alterar as propriedades químicas ou mecânicas do material.Geralmente, os outros elementos adicionados à composição do aço são: manganês, níquel, cromo,molibdênio, vanádio, tungstênio e s ilício. Isso vai depender da propriedade que querem que o açoatinja.Esses elementos normalmente são utilizados para aumentar a dureza e a resistência mecânica ouquímica do aço ou para conferir-lhe outras propriedades que sejam interessantes para sua aplicação.Os aços liga também são divididos de acordo com o teor de elementos em sua composição:aço baixa liga – a soma dos teores de todos os elementos liga adicionados não ultrapassa 5%de todo o material;aço média liga – a soma dos teores de todos os elementos liga fica entre 5% e 12% de todo omaterial;aço alta liga – a soma dos teores de todos os elementos liga é no m ínimo 12% de todo omaterial;aço baixa liga de alta resistência – nesse caso o teor de carbono é menor que 0,25% e o teordos outros elementos liga é menor que 2%. Geralmente os elementos liga mais utilizados para essetipo de aço são o Nióbio, Vanádio e Titânio, que ajudam no aumento da resistência do material.Tipos de aço quanto à aplicaçãoOutra classificação muito comum par a os tipos de aço se refere à aplicação para a qual ele se destina.Apresentamos aqui algumas das classificações mais comuns.
2 – O que é Ductilidade? Cite um exemplo.
A ductilidade pode ser definida como a capacidade que o material possui em se deformar, sem se romper, sob tensões de tração sendo geralmente transformados em fios (cobre, alumínio, aço).
3 – O que é uma FADIGA? Comente sobre o ensaio de fadiga mais frequentemente utilizado.
Fadiga mecânica é o fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos ... Apesarde ensaios de tração realizados no material antes da entrada em serviço revelarem adequada ... Àmedida que esta descontinuidade vai ficando mais "aguda" a mesma pode começar a propagar gerandouma "trinca ... O ensaio de fadiga consiste em aplicar cargas ou deformações cíclicas (geralmentesenoidais) em um componente ou corpo de prova padronizado, para se determinar a vida ou aresistência em fadiga
4 – O processo de falha por fadiga é caracterizado por três etapas distintas. Cite e comente.
A falha por fadiga ocorre em três etapas. A primeira é caracterizada pela nucleação da trinca de fadiga. A segunda é caracterizada pela propagação da trinca de fadiga. E por fim temos a etapa de ruptura final.
5 – O que é Fotoelasticidade dos Materiais? 
A Fotoelasticidade é uma ferramenta eficiente para determinação de tensões no interior de materiais fotoelásticos. Esses materiais apresentam a propriedade da birrefringência quando submetidos a esforços externos, devido às alterações nos estados de polarizações da luz transmitida através de sua estrutura.
6 – O que é Fratura e quais os tipos?
Fratura frágil é aquela em que pouca ou nenhuma deformação ocorre antes da fratura. Este tipo de fratura ocorre em metais de elevada dureza e resistência mecânica, com baixa tolerância à descontinuidades. Fratura Dúctil é aquela onde considerável deformação plástica ocorre antes da fratura

Continue navegando