Buscar

Atividade de pesquisa 01 - Elementos de Máquinas 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Elementos de Máquinas
Aluno (a): Rodrigo Júnio Pereira
Data: 11/ 08 /2020
Atividade de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Atividade de pesquisa contém 06 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade de Pesquisa 01(nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1 – Os aços são ligas que têm o ferro e o carbono como elementos principais, contendo ainda outros elementos, como manganês, fósforo, enxofre, níquel, cromo e outros. Cite e comente sobre os principais tipos de aços.
Aço carbono – derivado do ferro com carbono
Formado pela liga de ferro com carbono, o aço carbono pode ter diferentes teores de misturas. Nesse tipo de aço geralmente há elementos residuais como manganês, fósforo ou silício. Entretanto, essas quantidades não são suficientes para alterar suas propriedades, empregadas em diversas aplicações.
Aço liga – outros elementos adicionais na mistura
Além das ligações entre ferro e carbono, o aço liga tem outros elementos que podem alterar suas propriedades químicas ou mecânica. Podem ser adicionados manganês, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio e silício, dependendo do objetivo. Utilizados para aumentar a dureza e resistência mecânica ou química do aço, esses elementos conferem diferentes propriedades ao aço.
2 – O que é Ductilidade? Cite um exemplo.
A ductilidade é a propriedade que representa o grau de deformação que um material suporta até o momento de sua fratura. Um material dúctil é aquele que se deforma sob tensão de tração ex:Ouro, Cobre e Alumínio são metais muito dúcteis.
3 – O que é uma FADIGA? Comente sobre o ensaio de fadiga mais frequentemente utilizado.
Fadiga mecânica é o fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos ... Apesar de ensaios de tração realizados no material antes da entrada em serviço revelarem adequada ... À medida que esta descontinuidade vai ficando mais "aguda" a mesma pode começar a propagar gerando uma "trinca ... O ensaio de fadiga consiste em aplicar cargas ou deformações cíclicas (geralmente senoidais) em um componente ou corpo de prova padronizado, para se determinar a vida ou a resistência em fadiga.
4 – O processo de falha por fadiga é caracterizado por três etapas distintas. Cite e comente.
Segundo Norton (2004), existem três estágios característicos de uma falha por fadiga, são elas: início ou nucleação das trincas, propagação (linhas de praia) e ruptura.
O primeiro estágio pode ter pequena duração, as trincas podem já estar presente na manufatura do material ou serem geradas durante seu uso, são de modo geral imperceptíveis a olho nu, sendo visíveis somente em escala microscópica. Uma vez iniciada, a trinca vai aumentando de tamanho, ou seja, se inicia o processo de propagação. A segunda fase deste processo é a mais longa e pode estar presente durante toda vida útil do material, durante este processo é formado na região da fratura uma estrutura que se assemelha a marcas de praia, esta estrutura é característica do processo de propagação da trinca, as linhas representam as etapas do aumento da descontinuidade. O terceiro estágio é caracterizado pela ruptura repentina do material, o momento em que ocorre a fratura depende de características como material utilizado, tipo de carregamento aplicado, valor de tensões, entre outros.
5 – O que é Fotoelasticidade dos Materiais? 
A fotoelasticidade é uma técnica experimental para a medição de esforços e deformações. Baseia-se no uso da luz para desenhar figuras sobre peças de materiais isotropos, transparentes e contínuos, que estão a ser submetidas a esforços. ... No caso de uma peça não transparente, se cobre a peça com uma resina birrefringente.
6 – O que é Fratura e quais os tipos?
Fratura dos materiais é a separação de um corpo de um material em duas ou mais partes quando este é submetido a um esforço mecânico, como a tensão.
Uma fratura dúctil é aquela que ocorre apenas após deformação plástica extensa e é caracterizada pela lenta propagação de trincas (rachaduras) resultantes da nucleação e crescimento de microcavidades no material. Uma fratura frágil ocorre pela propagação rápida de trincas, com uma deformação plástica muito pequena ou nula no material adjacente à fratura. Os materiais que caracteristicamente sofrem fraturas frágeis são ditos materiais frágeis, como as rochas, o vidro e os materiais cerâmicos.
Atividade de Pesquisa 01: Elementos de Máquinas

Outros materiais