Buscar

Conceitos de etica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceitos de etica
“A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano.”(VAZQUEZ, 1997)
a felicidade depende do ser humano racional. O conceito de responsabilidade social pode ser entendido em dois níveis Interno e externo.
- Interno: Refere-se aos colaboradores e todas as partes afetadas pela empresa que podem influenciar na obtenção de seus resultados.
- Externo: é o impacto das ações de uma organização nos componentes externos, o meio ambiente, seus parceiros de negócios e o ambiente em que operam.
O termo “responsabilidade social corporativa” também pode ser encontrado. É semelhante e muito se confunde com a responsabilidade empresarial, a corporativa está relacionada às práticas de ética e transparência que uma organização precisa ter para com a sociedade, ao compromisso de gerar uma melhor qualidade de vida para
a comunidade, como, por exemplo, gerar novas oportunidades de trabalho e atuação na educação local.
“Responsabilidade” também pode ser definida como a situação de um agente consciente em relação aos seus atos praticados voluntariamente, e “social” é aquilo que interessa à sociedade. O conceito dessas duas palavras juntas se traduz no mercado social como uma ação que vai gerar transformação na sociedade. O conceito e a prática da responsabilidade social empresarial têm gerado medidas que se voltam mais para o público interno da organização, os colaboradores.
Há organizações sem fins lucrativos que visam difundir o conceito de investimento social privado e promover a sua prática, apoiando a criação de institutos ou fundações empresariais, como o GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) e o IDIS (Instituto de Desenvolvimento do Investimento Social), bem definem este conceito como recursos em benefício da sociedade.
Para o GIFE, investimento social privado é a utilização voluntária, planejada e monitorada e de recursos privados, de pessoas físicas ou jurídicas, para projetos de interesse público.
Para o IDIS, o investimento social corporativo é a doação voluntária voltada para o interesse público de recursos financeiros, técnicos, humanos, gerenciais ou em espécie, por parte da empresa.
O marketing social é uma ferramenta usada para abraçar uma ideia ou prática social, portanto, não se confunde com investimento social. As organizações que aplicam investimentos sociais podem e devem usar o marketing social para obter melhores resultados de seus investimentos sociais.

Continue navegando