Buscar

4 A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL AO BRASIL IMPACTOS 2o TESTE DE CONHECIMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disc.: HIST.EDUC.BRASIL. 
	
	
		1.
		 Leia o texto a seguir:
 
A situação da educação na colônia começou a mudar com a vinda forçada de Dom João VI para o Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão que haviam invadido Portugal por esta época. Dom João sabia que sua estadia forçada em terras brasileiras não seria curta e, portanto, além de abrir os portos do Brasil às nações amigas, resolveu permitir a imprensa, facilitar a entrada de livros e fundar cerca de uma dezena de instituições de ensino técnico ou superior em nosso território, no Rio de Janeiro e na Bahia. Estas instituições visavam apenas a formação de profissionais de nível superior nas áreas de Engenharia, Medicina, Química e Agricultura. Dom João VI não fundou nenhuma escola de Direito no Brasil, não tomou iniciativa alguma quanto à organização do ensino primário nem do secundário, que continuaram existindo sob a forma das aulas régias instituídas pelo Marquês de Pombal. Tampouco fundou institutos de pesquisa ou de ensino de disciplinas de interesse, nem tentou organizar uma Universidade no Brasil, embora estas instituições fossem já comuns na Europa e mesmo nas demais colônias da América Espanhola.
 
(http://www.cristianismo.org.br/his-br01.htm - adaptado)
 
 
Marque a alternativa que melhor interpreta o texto acima:
 
 
 
	
	
	
	Dom João quis resolver apenas um problema mais imediato:a falta de um certo número de engenheiros, médicos e agrônomos no Brasil, e não o problema da educação de forma geral do povo brasileiro.
	
	
	
		2.
		Uma medida de grande importância para reverter a condição do Brasil como colônia de Portugal, pois rompeu o monopólio de comércio da metrópole portuguesa foi:
	
	
	
	a abertura dos portos brasileiros às nações amigas.
	
Explicação:
No ano de 1806 Napoleão Bonaparte estabeleceu o Bloqueio Continental. Esse decreto previa que nenhum país da Europa poderia manter relações comerciais com a Inglaterra. Portugal desrespeitou tal bloqueio e foi invadido por tropas francesas. A Inglaterra apoiou a fuga da Família Real Portuguesa para o Brasil e logo depois, foi decretada a Abertura dos Portos brasileiros , com muitas vantagens para os ingleses.
	
	
	
	 
	
		3.
		Entre as transformações trazidas por Dom João VI ao Brasil, em termos de educação, a mais significativa foi:
	
	
	
	Criação de Cursos Superiores.
	
		4.
		A vinda da Corte para o Brasil marca a primeira ruptura definitiva do Antigo Sistema Colonial. (Fernando A Novais. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial. São Paulo: Hucitec, 1981. p. 298) A ruptura a que o autor se refere estava intimamente relacionada, dentre outros fatores, à decisão da Coroa portuguesa de:
	
	
	
	abrir os portos brasileiros ao livre-comércio com as ¿nações amigas¿.
	
		5.
		De tudo trouxeram os ingleses desde as primeiras viagens: fazendas de algodão, lã e seda; peças de vestuário, alimentos, artigos de armarinho, móveis, vidros, cristais, louças, porcelanas, panelas de ferro, cutelaria, quinquilharias, carruagens, etc. O mercado brasileiro abria-se no momento em que a maioria dos outros mercados tradicionais estavam fechados para a Grã-Bretanha, de modo que os comerciantes ingleses logo exportaram quantidades enormes de mercadoria, acima da capacidade de absorção do mercado brasileiro. O desejo de solucionar esse problema (...) é responsável pelo aspecto que tomaram as exportações para o Brasil em 1808-1809. Olga Pantaleão, A presença inglesa. As referências presentes no trecho acima permitem relacioná-lo com a seguinte situação histórica:
	
	
	
	a ampliação das relações comerciais entre Inglaterra e Brasil, resultado imediato da assinatura do Alvará de Abertura dos Portos pelo regente D. João;
	
		6.
		O ano de 2008 assinalou os duzentos anos da chegada da Família Real ao Brasil. Sobre o tema assinale a alternativa correta.
	
	
	
	As motivações da vinda da Família Real para o Brasil estão relacionadas mais à realidade européia do período do que à idéia de desenvolvimento de um Brasil monárquico e posteriormente independente de Portugal.
	 
	
		7.
		Napoleão Bonaparte decretou o chamado Bloqueio Continental, que proibia os países do continente europeu de comercializarem com a :
	
	
	
	Inglaterra
	
	
	
	 
	
	
		8.
		Portugal e Espanha, dois tradicionais aliados comerciais da Inglaterra, se recusam a aderir ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão. Identifique o fato que mostra o resultado dessa desobediência:
	
	
	
	A França invade a Península Ibérica depondo as monarquias absolutistas que ali governavam.

Continue navegando