Buscar

A historia da biomedicina

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) Durante a Segunda Reunião Anual da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência, em novembro de 1950, o Prof. José Leal Prado de Carvalho apresentou as primeiras informações sobre a estrutura básica do que futuramente seriam os cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Biomédicas, portanto, qual seria o objetivo do futuro curso de biomedicina?
R: O objetivo do curso de Biomedicina era formar profissionais com sólidos e aprofundados conhecimentos para atuarem como docentes especializados nas disciplinas básicas das escolas de Medicina e Odontologia, assim como formar pesquisadores científicos nas áreas de ciências básicas e aplicadas.
2) A Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) foi federalizada em 1956, tornando-se uma instituição pública, e a partir da lei nº. 4.024, de dezembro de 1961, um novo regimento foi elaborado, o que constava no mesmo?
R: Constava a organização de um curso de graduação em Ciências Biomédicas, bem um curso de pós-graduação na mesma área, esse disponível tanto para egressos dos cursos de graduação em Ciências Biomédicas quanto para egressos de outros cursos de graduação.
3) O que antes era um curso de graduação para a formação de docentes, atualmente transformou-se em um curso capaz de formar profissionais especializados em diversas áreas, sempre mostrando grande familiaridade com o método científico e capacidade de resolução de problemas, formulação de projetos e interpretação de resultados. Ao final do curso de graduação em Biomedicina, os acadêmicos podem escolher suas habilitações ou áreas de ênfase, o número de habilitações varia conforme a instituição de ensino, porém o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM) reconhece 35 habilitações para os profissionais biomédicos, neste contexto, cite 8 áreas em que um biomédico pode atuar.
R: Acupuntura, Análise Ambiental, Análises Bromatológicas, Auditoria, Banco de Sangue, Biofísica, Biologia Molecular, Biomedicina Estética, Bioquímica, Citologia Oncótica, Embriologia, Farmacologia, Fisiologia, Fisiologia Geral, Fisiologia Humana, Genética, Hematologia, Histologia Humana, Histotecnologia Clínica, Imaginologia, Imunologia, Informática de Saúde, Microbiologia, Microbiologia de Alimentos, Parasitologia, Patologia, Patologia Clínica (ou Análises Clínicas), Perfusão, Psicobiologia, Radiologia, Reprodução Humana, Sanitarista, Saúde Pública, Toxicologia e Virologia.
4) Juntamente com a regulamentação do curso de Biomedicina em 1983, houve a necessidade da criação de um órgão para atuar na fiscalização, orientação e supervisão desta nova profissão. Então, junto com o Decreto nº 88.439/83, que regulamentou a profissão do biomédico, foi criado o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Em 1989, para que fosse ampliada a capacidade de supervisão, orientação e fiscalização em prol da boa conduta em Biomedicina, os Conselhos Regionais de Biomedicina (CRBM) da primeira, segunda, terceira e quarta região foram criados. Cite respectivamente qual estado é a sede de cada região.
R: primeira região: São Paulo; segunda região: Pernambuco; terceira região: Goiás; quarta região: Pará.

Continue navegando