Buscar

1 DO ESTADO O ESTADO-NAÇÃO E O NACIONALISMO 3o TESTE DE CONHECIMENTO

Prévia do material em texto

Disc.: HIST. P.CONTEMPOR. 
	
	
		1.
		Em O Espírito das Leis, Montesquieu trata das possibilidades de condução de um governo. O autor descreve a Monarquia, a República e o Despotismo. Assinale verdadeiro ou falso sobre a natureza das modalidades de governo.
I - O governo republicano é aquele no qual o povo em seu conjunto, ou apenas uma parte do povo, possui o poder soberano; 
II - O monárquico, aquele onde um só governa, mas através de leis fixas estabelecidas; 
Assinale agora a alternativa correta:
	
	
	
	 I e II são verdadeiras.
 
	
Explicação:
No despostimo a relação com a sociedade civil não é efetiva.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Assinale a alternativa que melhor caracteriza o Estado-nação:
	
	
	
	na comunidade que forma o Estado-nação, o indivíduo tem o sentimento de pertencer aquele grupo através de elementos variáveis, que podem ser a língua, a cultura, a religião, o passado em comum, entre outros.
		3.
		O Estado-nação é reconhecido conceitualmente por três elementos que o define. Nesse sentido, assinale a alternativa que CORRETAMENTE apresente as três características do Estado-nação:
	
	
	
	
	Território, povo e governo.
	
		4.
		No caso da França, a revolução poderia ter acontecido com tranquilidade: a assembleia faria a nova Constituição  e todos passariam a obedecê-la. Na verdade, as revoluções são sangrentas porque as antigas classes dominantes usam a violência para impedir a perda de privilégios. Foi o que aconteceu na França. O rei Luís XVI ordenou que a guarda cercasse o prédio da Assembleia Constituinte. Naquele momento, o deputado Mirabeau foi ao encontro dos soldados e declarou de peito aberto: "diga ao rei que estamos aqui representando o povo, e só seremos desalojados pela força das armas". Sobre os desejos do Terceiro Estado podemos afirmar:
	
	
	
	
	
	
	 Atingir paridade com o primeiro e segundo estados;
 
	
Explicação:
A Revolução Francesa promoveu o rompimento com a estrutura políica do Absolutismo.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo a definição de Estado Antigo elaborada por Streck & Morais, em Ciência Política e Teoria do Estado, a única alternativa que NÃO corresponde a tal modelo de Estado seria:
	
	
	
	
	eram Estados nacionais, ou seja, o povo estava ligado por tradições, lembranças, costumes, língua e cultura.
	
		6.
		O Estado é uma instituição presente na história humana há muito tempo. Porém, não podemos acreditar que existe apenas uma forma de Estado e que essa forma se manteve a mesma ao longo do tempo. Nesse sentido, assinale a opção que melhor define as diferenças entre os Estados Antigo e Moderno.
	
	
	
	
	
	O Estado antigo foi uma forma estatal definida entre as antigas civilizações do Oriente ou do Mediterrâneo, onde a família, a religião, o estado e a organização econômica formavam um conjunto confuso, sem diferenciação aparente, enquanto o Estado moderno teve no nacionalismo uma das suas principais características.
	
		7.
		Que conceito é caracterizado por ¿ser uma determinada região com delimitações próprias, fronteiras que as separam de outras regiões; uma população que tenha identificações comuns dentro daquela localidade; um governante com poder supremo reconhecido dentro do território; uma moeda própria e um exército preparado para agir em qualquer circunstância pelo seu Estado¿?
	
	
	
	Estado-nação
	
		8.
		Sobre a palavra "nacionalismo" assinale a(s) afirmativa(s) correta(s):
I - A palavra "nacionalismo" apareceu pela primeira vez no final do século XVIII, mas somente no final do século XIX se tornou uso corrente.
 
	
	
	
	Somente I.

Continue navegando