Buscar

AV3 Análise de Fenomenos Fisicos da Natureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV3 Análise de Fenomenos Fisicos da Natureza.
As leis de Newton relacionam as forças que objetos exercem uns sobre os outros e relacionam qualquer variação no movimento de um objeto as forças que atuam sobre ele. As leis de Newton do movimento são as ferramentas que nos permitem analisar uma grande variedade de fenomenos mecânicos. 
Fonte: Tipler, Paul, A. e Gene Mosca. Física para Cientistas e Engenheiros - Vol. 1 - Mecânica, Oscilações e Ondas, termodinâmica, 6ª edição. Disponível em: Minha Biblioteca, Grupo GEN, 2009.
Considerando o texto acima e os aprendizados adquiridos em aula, cite quais são as Leis de Newton do movimento e descreva-as.
Existem três Leis de Newton do movimento:
A Lei da inercia diz que um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou se movendo em linha reta numa velocidade constante até que uma força resultante não nula ou diferente de zero seja exercida sobre ele. Neste caso um exemplo de uma bola parada em superfície plana na qual entraria em movimento somente se existir alguma força para emburrá-la.
A lei do Princípio Fundamental da Dinâmica diz que se um corpo estiver sujeito a uma força resultante diferente de zero, ele apresentará uma aceleração no sentido dessa força resultante. Neste caso um exemplo de força resultante seria a força gravitacional presente no planeta Terra que movimentaria uma bola que estivesse em uma superfície inclinada.
A Lei da Ação e Reação diz que ao aplicarmos uma força sobre um corpo, recebemos desse corpo a mesma força, porém no sentido oposto, uma força direcionada para baixo sobre um corpo, receberá uma força de reação direcionada para cima. Neste caso um exemplo de ação e reação seria uma bola quicando em uma superfície, a bola exerce uma força quando toca a superfície, que por sua vez exerce uma força de volta na bola fazendo-a subir.

Continue navegando