Buscar

AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO


Prévia do material em texto

CETEP-RM 
 CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA
 
 ELENILSON DOS SANTOS SOUSA
 ROMILSON RODRIGUES
 CAMILE LOPES
 ALEXANDRE PEDRA
 MANOEL CARVALHO
 KELLY CRISTINA
 WALDIR
 IZAQUE
A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA PARA A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
 CAMAÇARÍ-BA
 2022
 CETEP-RM 
 CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA
 
 ELENILSON DOS SANTOS SOUSA
 ROMILSON RODRIGUES
 CAMILE LOPES
 ALEXANDRE PEDRA
 MANOEL CARVALHO
 KELLY CRISTINA
 WALDIR
 IZAQUE
A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA ORGÂNICA PARA A INDÚSTRIA FARMACÊUTICA NA ATUALIDADE
Trabalho de Conclusão de curso- TCC do curso de Técnico em Química, do colégio CETEP-RM, turma B, orientadora Professora Jessica. 
 CAMAÇARÍ-BA
 2022
Introdução
A importância da química orgânica para a indústria farmacêutica na atualidade.
 A química tem um papel importante na vida do ser humano, pois é uma ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades e as transformações da matéria e se faz presente em nosso dia a dia: nos alimentos, no vestuário, nos edifícios, nos medicamentos, etc. Muitos dos compostos que constituem as substâncias do cotidiano humano, são formados de moléculas que contêm carbono e hidrogênio, e são classificados como compostos orgânicos. Sem dúvida, esta parte da Química é a que mais diz respeito ao nosso dia a dia, pois está relacionada à química do carbono. Atualmente, a diferenciação entre compostos orgânicos e inorgânicos é realizada através das características apresentadas por cada um dos compostos bem como suas propriedades. (MACHADO, 1999, p. 1).
 Muitos dos compostos que constituem as substâncias do cotidiano humano, são formados de moléculas que contêm carbono e hidrogênio e são classificados como compostos orgânicos. Sem dúvida, esta parte da Química é a que mais diz respeito ao nosso dia a dia, pois está relacionada à química do carbono. Podemos encontrar assim uma grande quantidade de exemplos de compostos, que fazem parte do nosso cotidiano, podemos citar aqueles que vêm despertando nossa curiosidade para o mundo em que vivemos, como: petróleo, fármacos, detergentes, tintas, plásticos, corantes, perfumes e alcoóis, dentre outros. (GARCIA, 2005, p. 1)
 O termo Químico Orgânica foi introduzido pelo químico sueco Jõns Jokob Berzelius (1779-1848), um dos químicos mais proeminentes no nível mundial e de influência na comunidade científica da época, que por volta de 1810, cita que os compostos orgânicos ainda não tinham sido suficientemente pesquisados para uma descrição exata (ALENCASTRO, 1987, p. 3).
 A primeira utilização deliberada dos compostos orgânicos pelo ser humano se deu com a descoberta do fogo, já que quase tudo que sofre combustão é um composto orgânico.
 Muitos dos compostos de carbono são produzidos pelos organismos vivos, daí o nome de Química Orgânica, mais isso não significa que compostos orgânicos não possam ser obtidos artificialmente (UTIMURA e LINGUANOTO, 1998, p. 325), um exemplo disso é o fato de serem conhecidas propriedades de alguns compostos orgânicos antes de Cristo, como o sabão de cinzas, o álcool obtido por fermentação e alguns corantes extraídos da natureza (PERUZZO, 2003, p. 6).
 O desenvolvimento da Química Orgânica possibilitou entender vários processos biológicos, dentre eles o crescimento da indústria farmacêutica, têxtil e petroquímica, materiais como polímeros, detergentes, fertilizantes, tintas e sabões, até mesmo o da criação de novos medicamentos que podem ser usados para salvar vidas. É sabido que a química orgânica tem muitas utilidades dentro da indústria farmacêutica, através de seus compostos e claro dentro do nosso cotidiano, temos ao longo de nossas vidas muitas situações do dia a dia que nos faz sermos testemunhas oculares dessa transformação que a química orgânica nos proporciona, vindas de várias partes dentre elas a indústria farmacêutica. 
A seguinte citação nos mostra o quanto a química orgânica está presente no nosso dia a dia e na indústria:
Segundo Usberco & Salvador: 
“A Química Orgânica não é só um conhecimento específico, indispensável para biólogos, médicos, farmacêuticos, dentistas, agrônomos ou geólogos. Hoje, o uso de termos da Química Orgânica faz parte de nossa cultura, e de nosso dia-a-dia. Ela é essencial para entendermos desde a artigos corriqueiros de jornais até o funcionamento de nosso corpo, uma vez que os compostos orgânicos compõem até as enzimas responsáveis pelas reações que fazem nosso corpo funcionar.” (USBERCO & SALVADOR - 2009, p. 15). 
 Sendo assim a indústria farmacêutica se beneficiou desses compostos para desenvolver diversos outros produtos para uso no nosso cotidiano e facilitar a vida de muitas pessoas e de todos nós seres humanos. 
A química orgânica tem muita utilidade dentro da indústria farmacêutica no desenvolvimento das fórmulas farmacêuticas para desenvolvimento de medicamentos para o uso em diversas doenças, tanto no ambiente hospitalar como no dia a dia das pessoas de uma forma geral, sendo de fundamental importância para a vida de uma forma em geral. (GARCIA, 2005, p. 1)
Objetivo Geral: 
 Mostrar como a química orgânica está presente no cotidiano da indústria farmacêutica, e como a mesma desenvolve os seus trabalhos e descobre diversas fórmulas orgânicas a partir dos compostos orgânicos existentes na natureza. 
Objetivos específicos:
1. Mostrar qual a importância dos compostos orgânicos na indústria farmacêutica. 
 
2. Mostrar como são utilizados esses compostos orgânicos na indústria farmacêutica. 
Justificativa: 
 A química orgânica é de fundamental importância para a nossa vida enquanto seres humanos e não seria diferente para a indústria farmacêutica de uma forma geral, pois a mesma vem desenvolvendo diversos produtos para serem usados no dia a dia das pessoas, seja no uso domestico, seja em uma hospital, seja em qual seguimento do nosso dia a dia ela está presente ou se faz necessária para desenvolvimento dessas atividades, sendo assim ela é parceira da nossa vida diária. 
 Não podemos deixar de falar da química orgânica, pois ela se compõe e deriva de elementos que estão presentes tanto na natureza de uma forma geral como em nosso corpo (nossa matéria), elementos esses que dão origem a diversos outros compostos químicos para desenvolvimento de diversos outros produtos da indústria farmacêutica.
 Então precisamos falar o quanto essa parte da química está presente na indústria e como ela é utilizada nos desenvolvimento dos diversos produtos existentes na linha de produção de uma indústria farmacêutica, e o qual é benéfico para a comunidade de uma forma em geral, e assim mostrar a importância que a mesma tem para a vida em nosso habitat natural. 
 Enfim, a química orgânica se faz presente de diversas maneiras em nosso dia a dia e a importância dela na indústria farmacêutica é sem sombras de dúvidas inquestionáveis, por isso resolvemos falar um pouco dessa química que move o nosso cotidiano todos os dias da nossavida e na indústria não é diferente. 
Hipótese: 
 Porque falarmos de química orgânica na cotidiano da indústria farmacêutica?, porque é fundamental falarmos da utilização dos compostos orgânicos na indústria de fármacos?, porque a mesma tem fundamental importância para o nosso dia a dia bem como a utilização desses compostos na indústria salvam vidas todos os dias, se não fosse o avanço da biotecnologia que possibilitou varias descobertas e diversas outras fórmulas químicas através dos compostos orgânicos isso talvez não seria possível hoje. Então a química orgânica tem tido uma importância muito grande para o desenvolvimento de diversos produtos na indústria farmacêutica para a cura de diversas doenças, como o câncer, o diabetes bem como as doenças cardiovasculares. 
 O advento do avançar da engenharia genética, tem possibilitado a indústria farmacêutica, desenvolver várias pesquisas e manipulações químicas para a descoberta através de muitos elementos da química orgânica, de novos fármacos para uso no nosso di a dia, sendo uma auxiliadora confiável para tratamento de diversas patologias. Por isso ao falarmos da importância da química orgânica na indústria farmacêutica é o caminho para entendermos o quanto isso faz toda diferença no nosso cotidiano.

Mais conteúdos dessa disciplina