Buscar

Sinais Analógicos e Digitais

Prévia do material em texto

Uso Interno CPFL
· Sinais analógicos
Os sinais são analógicos quando as tensões medidas ao longo do tempo variam de qualquer valor entre as mínimas e máximas suportadas, a utilização de equipamentos que utilizam esse tipo de sinal está ficando obsoleta nos dias atuais, porem telefones, televisão, câmeras, microfones já utilizaram do meio analógica para fazer comunicação de voz, imagem ou dados.
· Sinais digitais
Sinais digitais são quando as tensões variam somente entre dois níveis, sendo o primeiro em zero (Nível 0 ou baixo) e a tensão máxima aceita pelo circuito (Nível 1 ou alto), são exemplos de utilização de sinais digitais sensores de forma geral, meios de comunicação recentes como sinais de comunicação: (TDMA, CDMA, GSM, GPRS, HSPA, HSDPA, HSUPA, HSPA+ e LTE)
A conversão de sinais na analógicos em digitais é realizada por meio de A/D ou ADC, é um dispositivo eletrônico capaz de gerar uma representação digital a partir de uma grandeza analógica, normalmente um sinal representado por um nível de tensão ou intensidade de corrente elétrica.
A digitalização da informação tem permitido meios de comunicação cada vez mais precisos e inteligentes, transmissão de dados será cada dia mais rápida e confiável, uns do exemplo dessa evolução e a tecnologia de 5g, carros autônomos, IA, monitoramento de catástrofes, avanço em cirurgias a distância são exemplos do que o avanço da digitalização nos permitirá.
Fonte:
Porto Editora – sinais elétricos analógicos e digitais na Infopédia. Porto: Porto Editora. [consult. 2023-03-11 20:54:15]. Disponível em https://www.infopedia.pt/$sinais-eletricos-analogicos-e-digitais

Continue navegando