Buscar

avaliação 1

Prévia do material em texto

60051776
Período para responder
06/03/2023 – 21/03/2023
1Com os protestos de junho de 2013, a insatisfação da população quanto à política e à economia no Brasil está sendo gestada. Entretanto, muitos outros fatores fizeram as pessoas saírem à rua. Uma amostra da verdadeira insatisfação é o chamado “panelaço”, quando nossa presidente ou algum membro do governo aparece na televisão informando aos brasileiros que o problema atual é passageiro. No entanto, pode-se considerar que é um mero esforço do governo tentando tranquilizar a população. O governo vem tentando apresentar a responsabilidade social, mas, sem força política e sem ajuda das organizações sociais, percebe-se que as ONGs começam a ter mais responsabilidade social para tentar ajudar as pessoas mais necessitadas. Referente ao assunto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Organização Social.
II- Organização Não Governamental (ONG).
( ) Recebe benefícios do Estado e doações voluntárias de pessoas e empresas.
( ) Tem o objetivo de pressionar o governo para efetuar os investimentos na área social.
( ) Representa as minorias no país, como as mulheres, indígenas, homoafetivos, moradores de ruas, entre outros. 
( ) Gestão do espaço social em função do bem-estar de vida, principalmente das classes sociais baixas, bem como de toda a sociedade.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) I – II – II – I.
B) II – II – I – I.
C) I – II – II – II
D) II – II – I – II.
2Uma Organização Social é uma qualificação, um título, conferido a uma entidade para que ela possa receber determinados benefícios do Poder Público. As Organizações Sociais devem atender a uma demanda específica da comunidade, estando presentes atualmente na gestão de hospitais, museus e institutos de fomento à pesquisa. Sobre as Organizações Sociais no Brasil, assinale a alternativa CORRETA:
A) São de iniciativa pública.
B) Podem apresentar fins lucrativos.
C) Apresentam uma gestão determinada pelo poder público.
D) São de iniciativas privadas que buscam suprir uma utilidade de ordem pública.
3Conforme previsto nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o estudo das diferentes culturas deve contribuir para a formação de uma nova mentalidade, em que toda forma de discriminação e exclusão seja superada, proporcionando ao povo brasileiro uma vivência plena de sua cidadania (BRASIL, 1997, p.13). Sob a perspectiva dos PCNs, com relação ao conhecimento cultural, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Conhecer diferentes culturas é irrelevante para o aprendizado da história brasileira, pois a cultura em nosso país é homogênea. 
( ) É preciso evitar o etnocentrismo, para favorecer o reconhecimento e a convivência harmônica com as diferentes culturas.
( ) Estudar a história e a cultura afro-brasileira e indígena é uma forma de reconhecer nossa história e respeitar a diversidade cultural do país.
( ) É necessário ampliar o conhecimento cultural, com o propósito de banir aspectos de enxergar apenas a sua cultura específica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos Temas Transversais e Ética. Brasília: MEC/SEF, 1997.
A) F – V – V – V.
B) V – F – V – F.
C) F – V – F – V.
D) V – V – V – F.
4ª cidadania é um conjunto de direitos e deveres que fundamentam as condições do comportamento de cada indivíduo com relação à sociedade, designando normas de conduta para o convívio social, expressando os direitos e deveres de todas as pessoas, determinando nossas obrigações e direitos perante os outros integrantes da nossa sociedade. A cidadania expressa os direitos e deveres de todas as pessoas que vivem e convivem em sociedade, considerando o respeito a si, ao próximo e ao patrimônio público e privado em algumas esferas. Sobre as esferas em que isso ocorre, assinale a alternativa CORRETA:
A) Social, política e civil.
B) Social e política.
C) Civil e política.
D) Social e Civil.
5ª democracia é compreendida como um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade, podendo ser exercida de formas distintas. No Brasil, o povo participa democraticamente, por meio do voto, elegendo seu representante político nas diversas esferas governamentais. Sobre como essa forma de democracia ocorre em nosso país, assinale a alternativa CORRETA:
A) Deliberativa.
B) Indireta.
C) Participativa.
D) Direta.
6ª cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. São os valores culturais que identificam um povo, uma comunidade e cada pessoa. É através da cultura que se pode observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. Sobre a cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A cultura é um aspecto social mutante em constante questionamento.
( ) A cultura é uma construção histórica, não é algo natural, é o produto coletivo da vida humana.
( ) Conhecendo a cultura do outro em um contexto de diversidade, pode-se identificar e valorizar cada movimento cultural de forma a promover uma vivência plena com respeito e ética social.
( ) Cada povo, cada região tem sua cultura semelhante entre os diferentes continentes, de modo a apresentar formas de pensar e agir iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) V – V – V – F.
B) F – V – F – V.
C) V – F – V – V.
D) V – F – V – F.
7É notável que a humanidade vive um tempo de reflexão sobre seu modo de ver o mundo e a própria essência humana, tendo em vista, ao menos na intenção, superar as mazelas causadas pelas guerras, violência e desigualdade social. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um horizonte de esperança para a humanidade:
A) A humanidade deve reconhecer que o diálogo pressupõe o reconhecimento individual, aspecto fundamental para promover a paz e uma vida menos prazerosa e esperançosa.
B) Na busca por um mundo melhor, a humanidade precisa ser mais humana, praticar o diálogo, que pressupõe o reconhecimento mútuo e desejar uma vida mais digna e prazerosa para todos.
C) Mudanças comportamentais são necessárias para promover a dignidade humana, por exemplo, continuar trabalhando individualmente, seguindo a lógica do mercado, produzir mais e mais.
D) Os parâmetros de mercado que visam o sucesso absoluto do indivíduo, devem ser os norteadores da humanidade, pois só assim conseguiremos progredir e garantir uma vida socialmente sustentável para todos.
8Quando se pensa em regime democrático e na sua implementação, buscam-se estratégias mínimas essenciais. Essa implementação só é possível se houver quatro condições básicas para o regime democrático acontecer. Sobre o contexto, analise as afirmativas a seguir:
I- Para escolher seus governantes, os eleitores recebem o direito ao voto, através das eleições.
II- Para ocorrer um regime democrático, são necessárias as eleições. Estas não necessitam ser periódicas, podendo ser designadas de acordo com a vontade do povo. 
III- Expressar-se faz parte do contexto e, neste sentido, a formação de partidos políticos resulta na garantia de direitos.
IV- Uma das condições básicas para acontecer o regime democrático é a acessibilidade informacional das ações políticas.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, II e III estão corretas.
C) Somente a afirmativa IV está correta.
D) As afirmativas II e III estão corretas.
9ª cultura é avaliada como um movimento humano, ocorrendo a partir da convivência em grupo e da interação social. Através da cultura, podemos observar e caracterizar a história de vida, os costumes, as crenças e os hábitos de um determinado grupo social. A cultura e a arte são áreas que interagem entre si e com as demais áreas de conhecimento, devendo ser estudadas a partir de algumas concepções. Sobre essas concepções, assinale aalternativa CORRETA:
A) Erudita, popular e de vanguarda.
B) Erudita e de massa.
C) Erudita e de vanguarda.
D) Erudita, popular e de massa.
10Em cada época, nos tempos dos homens, a cultura foi se modificando. Como éramos nômades, tínhamos a oportunidade de conhecer novos grupos de pessoas, com isso uma cultura diferente. Com o passar dos anos, a humanidade foi transformando-se e adicionando novos conhecimentos culturais por onde passavam, alguns foram destruídos, outros adicionados, como na época dos Romanos. Hoje em dia, a diversidade cultural é grande, nosso país tem grandes diferenças culturais, do norte ao sul, do leste ao oeste. Isso faz com que haja muitas vezes conflitos culturais, religiosos e até mesmo políticos. Referente à cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Considerada em constante transformação da sua identidade nos grupos sociais.
II- Pode-se dizer que é um agente criador de debates interligado com os aspectos filosóficos, históricos e culturais.
III- Representa a história de um grupo de pessoas que podem ser modificadas com o passar do tempo.
IV- Demonstra mudanças rápidas com as políticas antissociais com o passar do tempo.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: . Acesso em: 3 ago. 2015.
A) As afirmativas I e IV estão corretas.
B) As afirmativas I, II e III estão corretas.
C) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
D) Somente afirmativa IV está correta.
Para finalizar a avaliação é necessário responder todas as questões.

Continue navegando