Buscar

INTRODUÇÃO À antropologia_125558

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO À antropologia
CONCEITO DE ANTROPOLOGIA
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo do ser humano em sua totalidade. O ser humano é compreendido pela antropologia em sua dimensão biológica, cultural e social, simultaneamente.
O termo de origem grega, formado por “anthropos” (homem, ser humano) e “logos” (conhecimento). A reflexão os seres humanos em seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica pelo pensamento de diferentes filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles.
A antropologia social é uma disciplina fundamental do conhecimento humano. Esta ciência começou a ser desenvolvida de maneira mais concreta a partir do século XIX. Em sua primeira fase, o objeto de estudo da antropologia social era a sociedade pré-industrial. No entanto, através da evolução social esta ciência também expandiu seu campo de estudo.
Os profissionais que trabalham no campo da antropologia social são especialistas em explorar o conhecimento cultural de um povo
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
Por exemplo, o estudo de um antropólogo social pode abordar questões específicas como a fé de um povo (ou seja, ideias religiosas), as tendências artísticas dominantes na época, a teoria do conhecimento dominante, as formas de relação social, os valores e crenças que estruturam a ética social, os convencionalismos sociais e as tradições dos povos em determinadas datas.
Além disso, a antropologia social mostra a riqueza cultural que há no mundo a partir das diferenças presentes nos costumes dos mais variados povos. Ou seja, a cultura como um alimento de espírito é um bem essencial para a evolução, uma vez que é um bem diferente. Um dos métodos de investigação realizado por antropólogos sociais é a observação direta que é fundamental para reunir dados objetivos.
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
Assim, a antropologia nasce dos relatos sobre o modo de vida dos povos originários das colônias, nativos das novas terras descobertas. Dos debates sobre a condição humana e dos distintos modos de vida em relação às metrópoles.
Os estudos antropológicos tinham como base a comparação entre os povos "primitivos" e os "civilizados".
Essa perspectiva foi sendo abandonada, reconhecida como etnocêntrica, baseada na ideia de que havia um modo de vida humano evoluído que poderia operar como padrão para a leitura de outras sociedades.
A Antropologia se modifica a partir de uma ideia de relativização, que compreende não haver um processo evolutivo linear das sociedades e de seus indivíduos.
Os estudos sobre o ser humano e sua diversidade cultural, tornam-se multidisciplinar e procuram refletir sobre todas as dimensões da vida humana.
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL
Analisa o comportamento do ser humano em sociedade (grupos sociais), a organização social e política, as relações sociais e suas instituições.
A antropologia social difere da sociologia no objeto da investigação. A sociologia se dedica a entender os movimentos e estruturas sociais de uma forma macro, já a antropologia social é voltada à relação que o ser humano estabelece com estes fenômenos em uma busca mais centrada no ser.
A divisão norte-americana da antropologia não usa o conceito de antropologia social, e sim a chamada Antropologia Cultural.
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA SOCIAL E CULTURAL
A Antropologia Cultural investiga as questões culturais que envolvem os seres humanos, como:
costumes,
mitos,
valores,
crenças,
rituais,
religião,
língua,
outros aspectos fundamentais na formação da cultura.

Continue navegando