Buscar

Atv02_ex02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Padrões de projeto tem o objetivo de auxiliar o processo de projeto e implementação de sistemas computacionais, dentre os quais podemos relacionar as páginas web. Dentre os padrões existentes, podemos citar o GOF que consiste de uma coleção de padrões classificados em padrões de criação, padrões estruturais e padrões comportamentais. Muitos destes padrões compõem, ainda, o padrão MVC. Para essa questão, encontramos, abaixo, uma definição sumária de quatro destes padrões:
 
I. Composite: permite a composição de objetos estabelecendo-se uma árvore de hierarquia e relacionamentos entre objetos que compõem a estrutura.
II. Applicability: independentemente da estrutura do objeto, todos os objetos de uma estrutura são tratados de forma uniforme, desprezando-se as diferenças entre eles.
III. Facade: esse padrão objetiva a construção de uma interface unificada para a integração de um conjunto de interfaces.
IV. Data Access Object: realiza a mediação entre a aplicação propriamente dita e a base de dados.
 
Dados os exemplos de uso, numere-os de forma a estabelecer um relacionamento entre os padrões apresentados acima e os exemplos de uso.
 
(_) Permite um baixo acoplamento e uma simplificação em relação à manutenção do sistema.
(_) Pode ser usado em ambientes que permitam uma editoração gráfica, na qual a figura consiste de uma árvore de objetos.
(_) Criar subcamadas do sistema, permitindo uma abstração em um nível acima.
(_) Em um editor gráfico, todos os objetos gráficos, independentemente de suas composições, podem ser reunidos em uma classe abstrata, que incorpora as particularidades de todos os abrangidos.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
Resposta Correta: IV I III II

Outros materiais