Buscar

passei direto

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 100% da média final. Você tem até cinco tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
1)
"O media training, também conhecido como treinamento de imprensa, é um processo de treinamento dos porta-vozes de determinada organização, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas, em eventos ou em encontros de relacionamento”.
Fonte: . Acesso em: 4 abr. 2019.
Portanto, sobre media training, pode-se afirmar que:
I. É um treinamento para jornalistas.
II. Os porta-vozes das empresas autorizam, por meio do media training, que o assessor fale por eles.
III. Os porta-vozes das empresas são treinados para um bom relacionamento com jornalistas.
IV. O treinamento ensina os porta-vozes a tirar o melhor proveito das oportunidades de entrevistas, pelo bom atendimento dos jornalistas.
V. É um treinamento para organizar eventos.
Estão corretas as asserções:
Alternativas:
 III – IV.checkCORRETO
 I – V.
 II – III.
 II – IV.
 I – II.
Resolução comentada:
Media training é um treinamento de orientação aos porta-vozes das empresas para o estabelecimento de um bom relacionamento com a imprensa. Por meio dessa ferramenta, esses porta-vozes poderão entender como funciona a imprensa, como devem tratar os jornalistas e como atendê-los bem, quer trabalhem em veículos impressos ou eletrônicos, grandes ou menores.
Código da questão: 42883
2)
"[...] o Marketing 4.0 não vem para substituir o 3.0. As empresas devem seguir focadas no ser humano e assumir uma personalidade para a sua marca. Mas agora a tecnologia assume um papel central nas transformações e o ser humano precisa ser entendido nesse contexto.
Além disso, o surgimento de novos ciclos do Marketing também não extingue os estágios passados. Ou você acha que ainda não existem empresas focadas em seus próprios produtos? E setores de Marketing que ainda tratam o público como alvo, sem dar voz às pessoas?
Tudo isso ainda existe no mercado. Mas as empresas que se adaptam mais rapidamente aos novos estágios do Marketing estão muitos passos à frente”.
Fonte: . Acesso em: 12 abr. 2019.
Do texto, pode-se deduzir:
I. As gerações de Marketing sucedem-se, mas representam apenas evoluções umas das outras, não uma substituição generalizada de todas as aprendizagens anteriores.
II. A agilidade em acompanhar as transformações da sociedade garante mais chances de sucesso às empresas, que estejam abertas a se reinventar e inovar continuamente.
III. No caso específico do Marketing 4.0, há o apagamento completo da geração predecessora, chamada Marketing 3.0, a qual se tornou totalmente obsoleta em pouco tempo.
IV. As marcas devem enxergar o consumidor como um mero gerador de lucro. Vê-lo como um ser humano constitui apenas um discurso para agradar e vender, pois clientes não conseguem perceber o que é ou não autêntico. O uso da tecnologia é apenas um modismo.
Estão incorretas as asserções:
Alternativas:
 III – IV.checkCORRETO
 I – III.
 II – III.
 I – II.
 II – IV.
Resolução comentada:
O texto-base é bastante claro em si: ele diz claramente que as gerações não se substituem, mesmo porque existem empresas que ainda se inspiram nas gerações ultrapassadas, só focadas em vendas, por exemplo, uma característica do Marketing 1.0. O foco no ser humano e na personalidade da marca é destacado, a tecnologia se empoderou, gerando ainda mais transformações do que no Marketing 3.0. Portanto, estão equivocadas as afirmações III e IV, que contradizem o cenário contemporâneo.
Código da questão: 42895
3)
"Se você criar um caso de amor com seus clientes, eles próprios farão sua publicidade.”
“A melhor propaganda é feita por clientes satisfeitos.”
“O Marketing está se tornando mais uma batalha baseada em informações do que uma batalha no poder de vendas”.
Fonte: . Acesso em: 22 mar. 2019.
As frases são de uma das maiores autoridades em Marketing do mundo, Philip Kotler. Delas, podemos deduzir:
I. Marcas admiradas geram clientes leais.
II. As experiências memoráveis dos consumidores atuais com as marcas são a chave do sucesso.
III. Para todos os consumidores, o que importa mesmo é o preço baixo dos produtos.
IV. As conversas sobre as marcas nas redes sociais influenciam a formação de opinião do consumidor.
V. O database marketing é o responsável pelo monitoramento dos hábitos ou intenções de compra dos consumidores. Os profissionais da área precisam lidar, hoje, com um número inimaginável de informações.
Estão corretas as asserções:
Alternativas:
 I – II – III – IV.
 I – II – IV – V.checkCORRETO
 I – III – IV – V.
 II – III – IV – V.
 I – II – III – V.
Resolução comentada:
A única asserção incorreta (III) desconsidera os perfis dos consumidores, e todos os fatores que geram o comportamento de compra de um indivíduo. Os produtos premium são o exemplo mais claro para tal explicação. Um executivo que deseja comprar uma nova caneta Montblanc jamais questionará o preço do bem, já que as associações sedimentadas pela marca em sua mente são as de sofisticação, luxo, qualidade inigualável, beleza, requinte, status etc. Aliás, é importante salientar que a pior estratégia competitiva que uma empresa pode adotar é a de entrar em uma guerra de preços. Se você desejar saber mais sobre o assunto, a recomendação é o livro Administração de Marketing, de Philip Kotler e Kevin Keller, preferencialmente a edição mais recente, de 2012.
Código da questão: 42873
4)
“O Portal Comunique-se publicou reportagem sobre o estudo “Consumo de Notícias do Brasileiro” realizado em parceria entre a Advice Comunicação Corporativa e a BonusQuest. Segundo o levantamento, as informações que são veiculadas _________ são confiáveis para 69% dos brasileiros. A pesquisa tem como objetivo entender quais são os novos hábitos de consumo de informação com a chegada das tecnologias e a credibilidade dos veículos.”.
Fonte: . Acesso em: 22 mar. 2019.
Estes dados de fevereiro de 2017 ainda refletem o cenário atual. Complete com o veículo suprimido no texto:
Alternativas:
 Nos suplementos dos jornais.
 Nos grupos do WhatsApp.
 No rádio.
 Na TV.checkCORRETO
 No Portal Terra.
Resolução comentada:
Sobre a credibilidade da TV, estudo da Kantar Ibope Media, de novembro de 2018, traz os seguintes percentuais:
• 71% buscam a TV em busca de informação.
• 65% buscam a TV para entretenimento.
• 56% confiam na TV como fonte de informação.
• 67% confiam mais nos veículos que conhecem.
• 51% buscam, on-line, sites e/ou aplicativos de canais de TV convencionais.
Código da questão: 42869
5)
Briefing é um rol de ____________ abrangentes sobre um negócio, um produto e/ou um serviço. É a ferramenta principal para o ________________de qualquer trabalho na área da Comunicação de Marketing de uma empresa. A partir do briefing, sairão as melhores estratégias e ações para o alcance dos ____________ desejados, com o melhor custo e no tempo planejado.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
 Técnicas; Entrave; Problemas.
 Perguntas; Desenvolvimento; Resultados.checkCORRETO
 Perguntas; Entrave; Resultados.
 Perguntas; Entrave; Lucros.
 Afirmações; Sucesso; Prazos.
Resolução comentada:
Perguntar, perguntar, perguntar. É isso o que o profissional de marketing precisa fazer para conhecer a empresa para a qual irá desenvolver qualquer trabalho. É o passo inicial. E esse rol de perguntas é chamado de Briefing. Por meio dessa ferramenta, é possível saber mais sobre o DNA corporativo, a personalidade da marca, seu posicionamento
no mercado e em relação aos concorrentes, conhecer quais são eles e suas competências inclusive, pesquisar a respeito do público-alvo e como este a vê, percebendo em quais pontos ela poderia estar melhor.
Código da questão: 42881
6)
“Os consumidores de produtos midiáticos, porém, transitam entre todos os veículos disponíveis, impressos (jornais e _________, hoje, com presença on-line) e eletrônicos (TV, rádio e _________). Assim, os anunciantes têm adotado um comportamento ____________, isto é, de cruzamento de mídias para alcançar e impactar todo o público-alvo”.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
 Suplementos; TV a cabo; Ousado.
 Revistas; TV a cabo; Agressivo.
 Folhetins; Rádios comunitárias; Agressivo.
 Fanzines; Internet; Crossmedia.
 Revistas; Internet; Crossmedia.checkCORRETO
Resolução comentada:
O comportamento crossmedia tem sido a estratégia adotada pelos setores de marketing das empresas, para garantir o alcance desejado e necessário. Estudo sobre rádio da Kantar Ibope Media, de setembro de 2018, revelou que, dos 30 maiores anunciantes do veículo, 63% também marcaram presença em pelo menos outras seis mídias, como TV, Internet, jornais e revistas.
Código da questão: 42871
7)
"[...] o discurso publicitário é regido pela criatividade; o discurso politicamente correto é pautado pelo controle, premissas contraditórias e mutuamente excludentes, que materializam um duro dilema ao fazer publicitário e levanta questões de ordem, ainda não pacificadas”.
Fonte: .
Acesso em: 20 abr. 2019.
Sobre a polêmica questão do discurso politicamente correto na Propaganda, pode-se dizer:
I. A totalidade dos publicitários condenam tal discurso.
II. O Código do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) não prevê nenhuma sanção contra peças publicitárias preconceituosas.
III. Peças publicitárias ofensivas podem levar um anunciante a um indesejável risco de imagem.
IV. Apelos (involuntários ou não) ao machismo, racismo, sexismo e bullying, podem ser considerados politicamente incorretos e levar o anunciante a sofrer sanções.
Estão incorretas as asserções:
Alternativas:
 I – II.checkCORRETO
 III – IV.
 II – III.
 II – IV.
 I – III.
Resolução comentada:
As opiniões dos publicitários se dividem, apesar de alguns profissionais de peso, como Washington Olivetto, oporem-se ao discurso politicamente correto. Não há, no entanto e em hipótese alguma, unanimidade.
O artigo 50 do Código do Conar prevê sanções, caso o anúncio seja julgado efetivamente inadequado, o que inclui os discursos politicamente incorretos.
Além disso, veja o que diz Negri:
“[...] a realidade da Criação Publicitária [...] quando desacata em tom eloquente a pregação politicamente correta, é o enfrentamento de resultados desastrosos. Além de confrontar padrões de correção moral e arranhar certos pilares da Ética, essa desvinculação pode levar a marca anunciante a um indesejável risco de imagem. Pode também indispor o público alvo com o anunciante por conta de alguma exposição casuística vexatória e induzi-lo à recusa da adoção ou manutenção de um produto envolto nesse clima. Além dos reiterados apelos (involuntários ou não) a: machismo, racismo, sexismo e bullying, o arsenal de percalços produzidos pela Publicidade brasileira ao longo do tempo é pródigo e inclui tropeços clássicos não menos ruinosos, tais como a objetificação da figura feminina, a culpabilização da vítima, a invasão de privacidade, a exaltação da euforia gratuita e a consagração do padrão de beleza nórdico. [...]”
Fonte: . Acesso em: 20 abr. 2019.
Código da questão: 42906
8)
Sobre o uso empresarial das mais famosas mídias digitais, pode-se afirmar:
( ) O Facebook não permite stories, mas é possível publicar anúncios e impulsionar posts.
( ) O YouTube já conta com mais de 1 bilhão de usuários e tem grande destaque entre as redes.
( ) No Instagram, usam-se também as famosas hashtags do Twitter.
( ) O Twitter possibilita, além de mensagens, a publicação de vídeos e fotos.
( ) O LinkedIn pode ser usado por empresas em busca de negócios, networking e investidores.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
 F – V – F – V – F.
 F – V – V – V – V.checkCORRETO
 F – F – V – F – V.
 F – F – V – V – V.
 V – V – F – V – F.
Resolução comentada:
Facebook: as fanpages são praticamente obrigatórias para as empresas. Apresentam recursos diversos, como mensagens inbox, avaliações (1 a 5 estrelas) e comentários dos consumidores. O Facebook permite lives, stories, comentários, criação de eventos, enfim, as novidades são constantes. Podem ser publicados também anúncios e impulsionados posts.
YouTube: os canais das marcas são quase obrigatórios também, já que o YouTube conta com mais de 1 bilhão de usuários.
Instagram: rede com foco em fotos, vídeos curtos e stories, com alguns recursos de edição. Nos comentários, é possível promover sorteios, campanhas, concursos de frases e receber feedback de seguidores. No Instagram, usam-se também as famosas hashtags do Twitter.
Twitter: possibilita, além das mensagens, a publicação de vídeos, fotos e localização de tuítes; as menções (ou mentions) colocam-se como forma de interação de seguidores com as marcas. As hashtags, marca da rede, podem ser usadas para promover campanhas e/ou concursos, muitas vezes, com foco para alcançar uma boa colocação no ranking do Trending Topics (isto é, o “assunto do momento”).
LinkedIn: trata-se de uma rede mais “empresarial”, com foco em destacar um profissional (em busca de recolocação ou parcerias). Pode ser usada por empresas também em busca de negócios, networking, investidores, talentos e de divulgação de vaga de emprego.
Código da questão: 42885
9)
I. Os haters (“odiadores”, literalmente) são hábeis difusores de fake news. Se entrarem em contato com alguma informação que exalte aqueles com quem simpatizam ou difame os seus inimigos, logo eles irão compartilhá-las exaustivamente no Facebook ou no WhatsApp.
PORQUE
II. A veracidade de uma notícia é o que menos importa a eles, já que costumam acreditar somente em suas próprias certezas.
Fonte: adaptado de . Acesso em 12 abr. 2019.
Assinale a alternativa acerca das asserções supracitadas, bem como a relação entre elas:
Alternativas:
 A primeira asserção está incorreta e a segunda também está incorreta.
 As duas asserções estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
 A primeira asserção está correta e a segunda está incorreta.
 A primeira asserção está incorreta e a segunda está correta.
 As duas asserções estão corretas e a segunda justifica a primeira.checkCORRETO
Resolução comentada:
O texto foi adaptado da fonte mencionada e refere-se a um segmento de grande influência dentro do Marketing 4.0, chamado de netizens (ou cidadãos da internet). Muito ativos em redes sociais, parte deles se transforma em haters de pessoas e marcas, apresentando o perfil resumido e citado no texto referenciado.
Código da questão: 42899
10)
Leia o que se comenta sobre Marketing 3.0:
“[...] consumidores deixam de ser tratados como um alvo ou meros compradores. Eles passam a ser tratados como os ______ que são ― cada um com a sua própria história, os seus ______ e toda a sua complexidade.
Por esse motivo, as marcas hoje também assumem valores humanos. Para gerar identificação com cada pessoa, elas adotam um propósito e se identificam com ______”.
Fonte: . Acesso em: 12 abr. 2019.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
 Clientes; Desejos; Consumismo.
 Seres humanos; Valores; Causas.checkCORRETO
 Seres humanos; Desejos; Causas.
 Seres humanos; Caprichos; Preços baixos.
 Clientes; Valores; Consumismo.
Resolução comentada:
O Marketing 3.0 eleva os consumidores ao patamar justo de seres humanos completos, com
mente, coração e espírito, ou seja, pessoas que guardam seus medos, anseios e suas inseguranças em um mundo assustadoramente volátil e acelerado em suas transformações. Com foco nas questões humanas e na solução de problemas globais, como bem-estar, pobreza e sustentabilidade, a geração 3.0 situa-se na Era dos Valores, conforme Kotler, Kartajaya e Setiawan (2010). Assim, as empresas precisam estar atentas à satisfação emocional, funcional e espiritual dos consumidores, que devem ser compreendidos cada um em sua unicidade (one-to-one). Como eles desejam participar, a pergunta a ser respondida é: como envolver os clientes no desenvolvimento dos produtos e em sua divulgação?
Código da questão: 42891

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais