Logo Passei Direto
Buscar

Fisiopatologia na Saúde da Criança QUESTIONARIO 4

User badge image
Mary Melo

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “A distensão vigorosa dos raízes nervosas ou do tronco do plexo provoca lesões que variam desde o edema das bainhas nervosas, bloqueando a condução nervosa, até hemorragia e a formação de cicatrizes, inclusive a ruptura completa dos axônios. A tração sobre o plexo é capaz de provocar lesão das raízes superiores (C5-C6), dando origem a um tipo de lesão.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 197.
Com base na descrição acima e nos conteúdos estudados sobre paralisias obstétricas, qual é o tipo de lesão que acomete as fibras dos quinto e sexto nervos cervicais?
1. Paralisia com subluxação do ombro.
2. Paralisia facial.
3. Paralisia de Klumpke.
4. Paralisia motora.
5. Paralisa de Erb-Duchenne.

Leia o trecho a seguir: “O tratamento deve ter caráter preventivo e de apoio. É preciso lembrar que será desafiador prevenir deformidades durante fases mais avançadas e terminais da doença. Aqui a palavra ‘preventivo’ indica que se deve pensar em reduzir a ocorrência dessas complicações secundárias.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 283.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a distrofia Fascioescapuloumeral, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O envolvimento muscular inicia pela face e cintura escapular e sua progressão inclui cintura pélvica e musculatura do tronco.
II. A progressão da doença é insidiosa com longos períodos de interrupção do processo, mas com rápida incapacidade.

Leia o trecho a seguir: “Trata-se de uma afecção relativamente rara, de etiologia desconhecida. A presença de artrogripose tem sido demonstrada em crianças apresentando hipotonia muscular congênita ou fraqueza muscular grave, porém, estacionária.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 235.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a artrogripose, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A artrogripose leva a múltiplas contraturas da criança ao nascimento.
II. No período de desenvolvimento da artogripose, há baixa mobilidade, o que leva aos déficits.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Traumatismos de plexo provocam paralisia ou paresia dos músculos do membro superior seguida por alterações do sistema simpático. A possibilidade de recuperação sofre a influência do desuso aprendido e das contraturas do tecido mole.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria.3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 202.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre paralisia obstétrica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O lactente acometido pela paralisia obstétrica apresenta incapacidade funcional, dificuldade para estender e usar a mão afetada, além de comprometimento de funções bimanuais.
II. A lesão provoca paralisia/paresia dos músculos do membro superior, perda de sensibilidade, contraturas dos tecidos moles e deformidades do membro.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “É uma doença congênita da síntese de colágeno que afeta todos os tecidos conjuntivos do corpo e ocorre com uma incidência de 1 para 20 mil a 30 mil. O envolvimento musculoesquelético é difuso e inclui ossos frágeis com fraturas excessivas, arqueamento dos ossos longos, deformidades da coluna, fraqueza muscular e frouxidão ligamentar.” Fonte: TECKLIN, J. S. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 332.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre distúrbios osteomusculares, pode-se afirmar que a descrição anterior se refere à/ao:
1. Osteogênese imperfeita.
2. Paralisia obstétrica.
3. Torcicolo congênito.
4. Pé torto congênito.
5. Artrogripose.

Leia o trecho a seguir: “A osteogênese imperfeita é uma doença da síntese de colágeno que afeta todos os tecidos conjuntivos do corpo. Seu envolvimen to é difuso e inclui ossos frágeis com fraturas excessivas, arqueamento dos ossos longos, deformidades da coluna, fraqueza muscular e frouxidão ligamentar” Fonte: TECKLIN, J. S. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 332.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre osteogênese imperfeita, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As estratégias primárias para a intervenção fisioterapêutica na osteogênese imperfeita devem focar na melhora das habilidades funcionais.
II. Preconiza-se a melhora da qualidade de vida dos pacientes, uma vez que estas crianças são muito frágeis.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “Nas lesões de plexo, observa-se, inicialmente, diminuição da atividade voluntária das unidades motoras. As alterações degenerativas dos músculos manifestam-se pela ausência de atividade das unidades motoras, por alguns poucos potenciais de degeneração. As lesões de raízes inferiores (C7-T1), resultam em paralisia da musculatura da mão.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 197.
Com base na descrição acima e no conteúdo estudado sobre paralisias obstétricas, qual é o tipo de lesão que acomete as fibras do sétimo nervo craniano?
1. Paralisia de Erb-Duchenne.
2. Paralisia com subluxação de ombro.
3. Paralisia facial.
4. Paralisia motora.
5. Paralisia de Klumpke.

Leia o trecho a seguir: “Foram descritos muitos tipos de miopatias. Os casos classificados como distrofia muscular apresentam como característica comum a degeneração progressiva da musculatura estriada, desacompanhada de malformações do sistema nervoso central.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 280.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferentes miopatias, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As distrofias musculares são um grupo de doenças não relacionadas, transmitidas por herança genética.
II. ( ) Os sintomas musculares na distrofia muscular de Becker costumam aparecer mais tardiamente.
III. ( ) A fraqueza da face e da cintura do membro superior é acentuada na distrofia fascioescapuloumeral.
IV. ( ) Na distrofia muscular de cintura dos membros ocorre fraqueza de músculos proximais.
1. Incorreta: F, V, F, V.
2. F, F, V, V.
3. F, V, V, F.
4. V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Foram descritos diversos tipos de miopatias na infância. Os casos classificados como distrofia musculares apresentam em comum a degeneração progressiva da musculatura estriada, desacompanhada de malformações do SNC, da medula espinhal, das células do corno anterior, dos nervos periféricos ou das placas mioneurais.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 280.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, qual é a miopatia mais frequente e qual seu caráter de transmissão?
1. Distrofia muscular de Duchenne, sendo de caráter recessivo, ligado ao sexo.
2. Distrofia muscular de Becker, sendo de caráter recessivo, ligado ao sexo.
3. Distrofia muscular de Becker, sendo de caráter dominante.
4. Distrofia muscular de Cinturas, de caráter hereditário.
5. Distrofia muscular de Duchenne, sendo de caráter dominante.

Leia o trecho a seguir: “A perda progressiva de força muscular é relativamente simétrica; inicia-se nas raízes dos membros das cinturas escapular e pélvica, assim como no tronco. As mãos costumam preservar certa capacidade funcional até a fase final da doença.” Fonte: SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 281.
O fragmento acima evidencia o padrão de acometimento da distrofia muscular de Duchenne (DMD). Assim, e considerando os conteúdos estudados sobre distrofias musculares, analise as afirmativas a seguir:
I. A distrofia muscular de Duchenne caracteriza-se pela diminuição progressiva da força muscular e pelas atrofias musculares.
II. A distrofia muscular de Duchenne manifesta-se quase que exclusivamente no sexo feminino.
III. Em uma criança com distrofia muscular de Duchenne, a perda da força muscular é relativamente simétrica, o que reflete em desequilíbrio.
IV. Em uma criança com distrofia muscular de Duchenne, é comum um certo grau de pseudo-hipertrofia.
1. II, III e IV.
2. I, II e IV.
3. I e IV.
4. I, III e IV.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: “A distensão vigorosa dos raízes nervosas ou do tronco do plexo provoca lesões que variam desde o edema das bainhas nervosas, bloqueando a condução nervosa, até hemorragia e a formação de cicatrizes, inclusive a ruptura completa dos axônios. A tração sobre o plexo é capaz de provocar lesão das raízes superiores (C5-C6), dando origem a um tipo de lesão.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 197.
Com base na descrição acima e nos conteúdos estudados sobre paralisias obstétricas, qual é o tipo de lesão que acomete as fibras dos quinto e sexto nervos cervicais?
1. Paralisia com subluxação do ombro.
2. Paralisia facial.
3. Paralisia de Klumpke.
4. Paralisia motora.
5. Paralisa de Erb-Duchenne.

Leia o trecho a seguir: “O tratamento deve ter caráter preventivo e de apoio. É preciso lembrar que será desafiador prevenir deformidades durante fases mais avançadas e terminais da doença. Aqui a palavra ‘preventivo’ indica que se deve pensar em reduzir a ocorrência dessas complicações secundárias.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 283.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a distrofia Fascioescapuloumeral, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O envolvimento muscular inicia pela face e cintura escapular e sua progressão inclui cintura pélvica e musculatura do tronco.
II. A progressão da doença é insidiosa com longos períodos de interrupção do processo, mas com rápida incapacidade.

Leia o trecho a seguir: “Trata-se de uma afecção relativamente rara, de etiologia desconhecida. A presença de artrogripose tem sido demonstrada em crianças apresentando hipotonia muscular congênita ou fraqueza muscular grave, porém, estacionária.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 235.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a artrogripose, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. A artrogripose leva a múltiplas contraturas da criança ao nascimento.
II. No período de desenvolvimento da artogripose, há baixa mobilidade, o que leva aos déficits.
1. As asserções I e II são proposições falsas.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Leia o trecho a seguir: “Traumatismos de plexo provocam paralisia ou paresia dos músculos do membro superior seguida por alterações do sistema simpático. A possibilidade de recuperação sofre a influência do desuso aprendido e das contraturas do tecido mole.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria.3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 202.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre paralisia obstétrica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. O lactente acometido pela paralisia obstétrica apresenta incapacidade funcional, dificuldade para estender e usar a mão afetada, além de comprometimento de funções bimanuais.
II. A lesão provoca paralisia/paresia dos músculos do membro superior, perda de sensibilidade, contraturas dos tecidos moles e deformidades do membro.
1. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “É uma doença congênita da síntese de colágeno que afeta todos os tecidos conjuntivos do corpo e ocorre com uma incidência de 1 para 20 mil a 30 mil. O envolvimento musculoesquelético é difuso e inclui ossos frágeis com fraturas excessivas, arqueamento dos ossos longos, deformidades da coluna, fraqueza muscular e frouxidão ligamentar.” Fonte: TECKLIN, J. S. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 332.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre distúrbios osteomusculares, pode-se afirmar que a descrição anterior se refere à/ao:
1. Osteogênese imperfeita.
2. Paralisia obstétrica.
3. Torcicolo congênito.
4. Pé torto congênito.
5. Artrogripose.

Leia o trecho a seguir: “A osteogênese imperfeita é uma doença da síntese de colágeno que afeta todos os tecidos conjuntivos do corpo. Seu envolvimen to é difuso e inclui ossos frágeis com fraturas excessivas, arqueamento dos ossos longos, deformidades da coluna, fraqueza muscular e frouxidão ligamentar” Fonte: TECKLIN, J. S. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 332.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre osteogênese imperfeita, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As estratégias primárias para a intervenção fisioterapêutica na osteogênese imperfeita devem focar na melhora das habilidades funcionais.
II. Preconiza-se a melhora da qualidade de vida dos pacientes, uma vez que estas crianças são muito frágeis.
1. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: “Nas lesões de plexo, observa-se, inicialmente, diminuição da atividade voluntária das unidades motoras. As alterações degenerativas dos músculos manifestam-se pela ausência de atividade das unidades motoras, por alguns poucos potenciais de degeneração. As lesões de raízes inferiores (C7-T1), resultam em paralisia da musculatura da mão.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 197.
Com base na descrição acima e no conteúdo estudado sobre paralisias obstétricas, qual é o tipo de lesão que acomete as fibras do sétimo nervo craniano?
1. Paralisia de Erb-Duchenne.
2. Paralisia com subluxação de ombro.
3. Paralisia facial.
4. Paralisia motora.
5. Paralisia de Klumpke.

Leia o trecho a seguir: “Foram descritos muitos tipos de miopatias. Os casos classificados como distrofia muscular apresentam como característica comum a degeneração progressiva da musculatura estriada, desacompanhada de malformações do sistema nervoso central.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 280.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferentes miopatias, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
I. ( ) As distrofias musculares são um grupo de doenças não relacionadas, transmitidas por herança genética.
II. ( ) Os sintomas musculares na distrofia muscular de Becker costumam aparecer mais tardiamente.
III. ( ) A fraqueza da face e da cintura do membro superior é acentuada na distrofia fascioescapuloumeral.
IV. ( ) Na distrofia muscular de cintura dos membros ocorre fraqueza de músculos proximais.
1. Incorreta: F, V, F, V.
2. F, F, V, V.
3. F, V, V, F.
4. V, V, V, F.

Leia o trecho a seguir: “Foram descritos diversos tipos de miopatias na infância. Os casos classificados como distrofia musculares apresentam em comum a degeneração progressiva da musculatura estriada, desacompanhada de malformações do SNC, da medula espinhal, das células do corno anterior, dos nervos periféricos ou das placas mioneurais.” Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 280.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, qual é a miopatia mais frequente e qual seu caráter de transmissão?
1. Distrofia muscular de Duchenne, sendo de caráter recessivo, ligado ao sexo.
2. Distrofia muscular de Becker, sendo de caráter recessivo, ligado ao sexo.
3. Distrofia muscular de Becker, sendo de caráter dominante.
4. Distrofia muscular de Cinturas, de caráter hereditário.
5. Distrofia muscular de Duchenne, sendo de caráter dominante.

Leia o trecho a seguir: “A perda progressiva de força muscular é relativamente simétrica; inicia-se nas raízes dos membros das cinturas escapular e pélvica, assim como no tronco. As mãos costumam preservar certa capacidade funcional até a fase final da doença.” Fonte: SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 281.
O fragmento acima evidencia o padrão de acometimento da distrofia muscular de Duchenne (DMD). Assim, e considerando os conteúdos estudados sobre distrofias musculares, analise as afirmativas a seguir:
I. A distrofia muscular de Duchenne caracteriza-se pela diminuição progressiva da força muscular e pelas atrofias musculares.
II. A distrofia muscular de Duchenne manifesta-se quase que exclusivamente no sexo feminino.
III. Em uma criança com distrofia muscular de Duchenne, a perda da força muscular é relativamente simétrica, o que reflete em desequilíbrio.
IV. Em uma criança com distrofia muscular de Duchenne, é comum um certo grau de pseudo-hipertrofia.
1. II, III e IV.
2. I, II e IV.
3. I e IV.
4. I, III e IV.

Prévia do material em texto

Fisiopatologia na Saúde da Criança - T.20231.A
Avaliação On-Line 4 (AOL 4) – Questionário
1/1
Leia o trecho a seguir: 
“A distensão vigorosa dos raízes nervosas ou do tronco do plexo provoca lesões que variam desde o edema das bainhas nervosas, bloqueando a condução nervosa, até hemorragia e a formação de cicatrizes, inclusive a ruptura completa dos axônios. A tração sobre o plexo é capaz de provocar lesão das raízes superiores (C5-C6), dando origem a um tipo de lesão.” 
Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 197. 
Com base na descrição acima e nos conteúdos estudados sobre paralisias obstétricas, qual é o tipo de lesão que acomete as fibras dos quinto e sexto nervos cervicais?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Paralisia com subluxação do ombro.
2. 
Paralisia facial.
3. 
Paralisia de Klumpke.
4. 
Paralisia motora.
5. 
Paralisa de Erb-Duchenne.
Resposta correta
2. Pergunta 2
0/1
Leia o trecho a seguir: 
“O tratamento deve ter caráter preventivo e de apoio. É preciso lembrar que será desafiador prevenir deformidades durante fases mais avançadas e terminais da doença. Aqui a palavra ‘preventivo’ indica que se deve pensar em reduzir a ocorrência dessas complicações secundárias.” 
Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 283. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a distrofia Fascioescapuloumeral, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O envolvimento muscular inicia pela face e cintura escapular e sua progressão inclui cintura pélvica e musculatura do tronco. 
Porque: 
II. A progressão da doença é insidiosa com longos períodos de interrupção do processo, mas com rápida incapacidade. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Mostrar opções de resposta 
3. Pergunta 3
1/1
Leia o trecho a seguir: 
“Trata-se de uma afecção relativamente rara, de etiologia desconhecida. A presença de artrogripose tem sido demonstrada em crianças apresentando hipotonia muscular congênita ou fraqueza muscular grave, porém, estacionária.” 
Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 235. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre a artrogripose, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. A artrogripose leva a múltiplas contraturas da criança ao nascimento. 
Porque: 
II. No período de desenvolvimento da artogripose, há baixa mobilidade, o que leva aos déficits. 
 A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
As asserções I e II são proposições falsas.
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
5. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. Pergunta 4
0/1
Leia o trecho a seguir: 
“Traumatismos de plexo provocam paralisia ou paresia dos músculos do membro superior seguida por alterações do sistema simpático. A possibilidade de recuperação sofre a influência do desuso aprendido e das contraturas do tecido mole.” 
Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria.3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 202. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre paralisia obstétrica, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. O lactente acometido pela paralisia obstétrica apresenta incapacidade funcional, dificuldade para estender e usar a mão afetada, além de comprometimento de funções bimanuais. 
Porque: 
II. A lesão provoca paralisia/paresia dos músculos do membro superior, perda de sensibilidade, contraturas dos tecidos moles e deformidades do membro. 
Agora, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
2. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
3. Incorreta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
5. Pergunta 5
1/1
Leia o trecho a seguir: 
“É uma doença congênita da síntese de colágeno que afeta todos os tecidos conjuntivos do corpo e ocorre com uma incidência de 1 para 20 mil a 30 mil. O envolvimento musculoesquelético é difuso e inclui ossos frágeis com fraturas excessivas, arqueamento dos ossos longos, deformidades da coluna, fraqueza muscular e frouxidão ligamentar.” 
Fonte: TECKLIN, J. S. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 332. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre distúrbios osteomusculares, pode-se afirmar que a descrição anterior se refere à/ao:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Osteogênese imperfeita.
Resposta correta
2. 
Paralisia obstétrica.
3. 
Torcicolo congênito.
4. 
Pé torto congênito.
5. 
Artrogripose.
6. Pergunta 6
1/1
Leia o trecho a seguir: 
“A osteogênese imperfeita é uma doença da síntese de colágeno que afeta todos os tecidos conjuntivos do corpo. Seu envolvimento é difuso e inclui ossos frágeis com fraturas excessivas, arqueamento dos ossos longos, deformidades da coluna, fraqueza muscular e frouxidão ligamentar” 
Fonte: TECKLIN, J. S. Fisioterapia pediátrica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002, p. 332. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre osteogênese imperfeita, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. As estratégias primárias para a intervenção fisioterapêutica na osteogênese imperfeita devem focar na melhora das habilidades funcionais. 
Porque: 
II. Preconiza-se a melhora da qualidade de vida dos pacientes, uma vez que estas crianças são muito frágeis. 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Ocultar opções de resposta 
1. 
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
2. 
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
3. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta correta
5. 
As asserções I e II são proposições falsas.
7. Pergunta 7
0/1
Leia o trecho a seguir: 
“Nas lesões de plexo, observa-se, inicialmente, diminuição da atividade voluntária das unidades motoras. As alterações degenerativas dos músculos manifestam-se pela ausência de atividade das unidades motoras, por alguns poucos potenciais de degeneração. As lesões de raízes inferiores (C7-T1), resultam em paralisia da musculatura da mão.” 
Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 197. 
Com base na descrição acima e no conteúdo estudado sobre paralisias obstétricas, qual é o tipo de lesão que acomete as fibras do sétimo nervo craniano?
Ocultar opções de resposta 
1. 
Paralisia de Erb-Duchenne.
2. 
Paralisia com subluxação de ombro.
3. Incorreta:
Paralisia facial.
4. 
Paralisia motora.
5. 
Paralisia de Klumpke.
Resposta correta
8. Pergunta 8
0/1
Leia o trecho a seguir: 
“Foram descritos muitos tipos de miopatias. Os casos classificados como distrofia muscular apresentam como característica comum a degeneração progressiva da musculatura estriada, desacompanhada de malformações do sistema nervoso central.” 
Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 280. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as diferentes miopatias, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) As distrofias musculares são um grupo de doenças não relacionadas, transmitidas por herança genética. 
II. ( ) Os sintomas musculares na distrofia muscular de Becker costumam aparecer mais tardiamente.III. ( ) A fraqueza da face e da cintura do membro superior é acentuada na distrofia fascioescapuloumeral. 
IV. ( ) Na distrofia muscular de cintura dos membros ocorre fraqueza de músculos proximais. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. Incorreta:
 F, V, F, V.
2. 
F, F, V, V.
3. 
 F, V, V, F.
4. 
V, V, V, F.
Resposta correta
5. 
V, V, F, F.
9. Pergunta 9
1/1
Leia o trecho a seguir: 
“Foram descritos diversos tipos de miopatias na infância. Os casos classificados como distrofia musculares apresentam em comum a degeneração progressiva da musculatura estriada, desacompanhada de malformações do SNC, da medula espinhal, das células do corno anterior, dos nervos periféricos ou das placas mioneurais.” 
Fonte: SHEPHERD, R. B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 280. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado, qual é a miopatia mais frequente e qual seu caráter de transmissão? 
Ocultar opções de resposta 
1. 
Distrofia muscular de Duchenne, sendo de caráter recessivo, ligado ao sexo.
Resposta correta
2. 
Distrofia muscular de Becker, sendo de caráter recessivo, ligado ao sexo.
3. 
Distrofia muscular de Becker, sendo de caráter dominante.
4. 
Distrofia muscular de Cinturas, de caráter hereditário.
5. 
Distrofia muscular de Duchenne, sendo de caráter dominante.
10. Pergunta 10
1/1
Leia o trecho a seguir: 
“A perda progressiva de força muscular é relativamente simétrica; inicia-se nas raízes dos membros das cinturas escapular e pélvica, assim como no tronco. As mãos costumam preservar certa capacidade funcional até a fase final da doença.” 
Fonte: SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Editora Santos, 2006, p. 281. 
O fragmento acima evidencia o padrão de acometimento da distrofia muscular de Duchenne (DMD). Assim, e considerando os conteúdos estudados sobre distrofias musculares, analise as afirmativas a seguir: 
I. A distrofia muscular de Duchenne caracteriza-se pela diminuição progressiva da força muscular e pelas atrofias musculares. 
II. A distrofia muscular de Duchenne manifesta-se quase que exclusivamente no sexo feminino. 
III. Em uma criança com distrofia muscular de Duchenne, a perda da força muscular é relativamente simétrica, o que reflete em desequilíbrio. 
IV. Em uma criança com distrofia muscular de Duchenne, é comum um certo grau de pseudo-hipertrofia. 
Está correto apenas o que se afirma em:
Ocultar opções de resposta 
1. 
II, III e IV.
2. 
I, II e IV.
3. 
I e IV.
4. 
I, III e IV.
Resposta correta
5. 
I, II e III.

Mais conteúdos dessa disciplina