Buscar

Glândulas Salivares MOL

Prévia do material em texto

Glândulas Salivares
· A saliva é composta por enzimas que darão inicio ao processo de digestão, mas também apresenta anticorpos e outras substâncias que ajudam a evitar infecções.
· A glândula submandibular e a glândula sublingual são recobertas por uma capsula de tecido conjuntivo. São compostas por unidades secretoras que lançam sua secreção em um sistema de ductos, onde a secreção sofrerá modificações e será conduzida para a cavidade oral.
· Lobos = Grande conjunto de agrupamento menores de unidades secretoras das glândulas maiores.
· Os lobos principais são separados por uma lâmina de tecido conjuntivo, denominada Septo. É no septo que estão localizados os vasos sanguíneos, nervos e dutos mais calibrosos das glândulas.
· Os lobos são subdivididos em porções menores chamadas de lóbulos.
· Lobos Lóbulos Unidade secretora
· A glândula submandibular é mista, formada por porções secretoras constituídas por ácinos serosos e unidades secretoras formadas por túbulos mucosos. Obs.: Predomínio de ácinos serosos.
· Observação
Ácinos: Conjunto de células arredondadas ou ovaladas
· A glândula sublingual é mista, mas com predomínio das células secretoras mucosas.
· Os ductos intercalares são revestidos por epitélio simples cúbico; com núcleos centrais.
· Os ductos estriados são revestidos por epitélio simples cilíndrico com núcleos centrais e citoplasma acidófilo pouco corado por HE.
· Os ductos excretores mais calibrosos são envolvidos por tecido conjuntivo, cujo a quantidade aumenta com o calibre do duto.
· Dutos presentes entre lóbulos são chamados de dutos extralobulares.

Continue navegando