Buscar

Ecologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ecologia
	A ecologia é um ramo da ciência que tem por objetivo entender as relações que ocorrem entre os organismos e o meio ambiente. No sentido literal, a palavra ecologia significa estudo dos organismos em sua casa.
	O tema central da ecologia é o ecossistema. Como a própria palavra já diz, é sistema, ou seja, possui componentes que interagem entre si. Inclusive, no estudo da ecologia é importante lembrar que os organismos não existem sem o seu meio (os organismos e o meio abiótico são inseparáveis).
	Num ecossistema existem os organismos vivendo numa determinada área, interagindo com o ambiente físico (comendo, defecando, reproduzindo, morrendo) de forma que ocorre um fluxo de energia, conduzindo a uma estrutura trófica, em que é possível determinar claramente a biodiversidade (organismos envolvidos), os materiais que são ciclados e o seu fluxo dentro do sistema. 
	Define-se dentro desse sistema, dois tipos de organismos, quanto a sua fonte de energia, heterotróficos e autotróficos. Sendo que os primeiros precisam obter alimento do ambiente e os seguintes produzem seu próprio alimento a partir da luz ou outra fonte de energia química, como enxofre.
	A partir dessas definições, é possível notar que o meio abiótico é limitante no sistema. Sua ausência interfere diretamente nos níveis tróficos do ecossistema.
	Como exemplo de um ecossistema, pode-se citar uma lagoa. Seu meio abiótico é constituído pela água que possui substâncias orgânicas e inorgânicas, nutrientes em solução que estão imediatamente disponíveis para os organismos, mas existem em pouca quantidade. A maior parte dos nutrientes se encontra presa nos organismos ou em partículas da matéria e precisa passar por um processo de decomposição e/ou fixação para se tornar disponível.
	Como mencionado anteriormente, o meio abiótico é que controla o sistema, portanto, a produção primária, realizada pelas plantas por meio de fotossíntese, dependerá da quantidade de luz que chegar a lagoa, assim como outros fatores; temperatura, gás carbônico, etc.
	Os produtores da lagoa são as plantas superiores e o fitoplâncton. São os responsáveis por produzir glicose a partir do gás carbônico dissolvido na água e da luz. Assim, liberam oxigênio na água, servem de alimento para consumidores primários (herbívoros) e quando morrem, disponibilizam matéria orgânica, como aminoácidos que poderá ser aproveitado por outros organismos.
	Os herbívoros da lagoa são classificados como macroconsumidores, junto os carnívoros (insetos, peixes, etc.), detritívoros e saprotróficos.

Continue navegando