Buscar

TROMBOSE . ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA(1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO: A TROMBOSE
Nome Completo: Monique Rodrigues da Silva 
Matrícula: 01540793
Curso: Estética e Cosmética 
A trombose é definida como a obstrução da passagem do sangue para alguma parte do corpo, resultante de uma coagulação sanguínea formada nas veias ou artérias. Sendo assim separadas em trombose artérias e venosas. No caso das tromboses venosas, temos a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP) como casos possíveis.
A TVP ocorre comumente nos membros inferiores, podendo surgir da redução de fluxo de sangue no vaso sanguíneo, uma lesão no vaso ou alterações na corrente sanguínea, todas resultando na formação de trombo que impede a circulação de sangue daquela região para outras, dependendo do seu tamanho.
Os casos de TEP ocorrem quando a trombose presente na veia se solta e percorre o sistema sanguíneo do indivíduo, chegando ao coração, onde dependendo do tamanho do embolo, pode ficar preso logo após chegar ao coração, no caso de um embolo grande, obstruindo a circulação de sangue. Já em caso do embolo ser pequeno, ele passará do coração em direção as artérias do pulmão, podendo se alojar nela e atrapalhar todo o sistema respiratório.
Tanto a trombose arterial quanto a venosa são nocivas ao ser humano, pois as artérias e as veias, juntamente dos capilares fazem parte do sistema circulatório, sendo as veias responsáveis por transportar o sangue dos tecidos para o coração, as artérias responsáveis por transportar o sangue do coração para os tecidos, e o capilares responsáveis por realizar as trocas entre o sangue e os tecidos, passando os nutrientes e o oxigênio para as células. 
A trombose venosa costuma ser o caso mais recorrente, pois existem diversos fatores associados ao seu surgimento, como obesidade, tabagismo, cirurgias, qualquer tipo de câncer e principalmente ficar muito tempo em estado de imobilização, que ocorre ao viajar de avião ou ficar muito tempo sentado.
 As diferenças entre artérias, veias e capilares dizem respeito principalmente à estrutura da parede desses vasos. Artérias tendem a ser mais elásticas que as veias, e os capilares são mais delgados. Com base nesta avaliação, são tomadas decisões como a necessidade de anticoagulação por mais ou menos tempo. Estas decisões levam em conta aspectos clínicos e laboratoriais do paciente. Além disso, medidas preventivas relacionadas aos fatores de risco presentes em cada paciente são discutidas e reforçadas.
REFERENCIAS: https://www.hemocentro.unicamp.br/doencas-de-sangue/tromboses-venenosas-e-arteriais/
https://vascular.pro/midia-social/a-trombose-da-veia-poplitea-e-a-formacao-de-um-ou-mais-trombos-coagulos-que-podem-obstruir-o-fluxo-sanguineo-e-levar-a/
https://www.msdmanuals.com/pt-br/profissional/doen%C3%A7as-cardiovasculares/doen%C3%A7as-venosas-perif%C3%A9ricas/trombose-venosa-profunda-tvp

Outros materiais