Buscar

5 DESAFIO CIDADANIA E RESPONSABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pensar o nível de desenvolvimento de um dado país é uma ação que deve ir além da análise estatística dos principais índices econômicos dessa nação, sendo essencial um olhar crítico que articule os dados da dimensão econômica, social e humana. Desta forma, observe as informações a seguir.
O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, em 2020, atingiu a soma de 7,4 trilhões de reais. Em termos de potencialidade de recursos naturais e agrícolas, o Brasil também se destaca. E, apesar de todas essas possibilidades, há, no País, um índice elevado de pessoas em situação de pobreza extrema. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, quase 52 milhões de brasileiros estavam em situação de pobreza e, em extrema pobreza, 13,5 milhões de pessoas. Outro dado importante é o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o Brasil, em 2018, ocupava o 79º lugar no ranking mundial, porém, em 2019 passou a ocupar o 84º lugar nesse ranking.
Desta forma, e analisando os indicadores apresentados, como se explica o fato de o Brasil ser um país potencialmente rico e, ainda assim, ter tão elevado número de pessoas em situação de pobreza?
Padrão de resposta esperado
Essa disparidade ocorre porque o País ainda mantém distribuição de renda desigual. O IDH demonstra que o Brasil ainda está em situação em que muitos Estados e municípios não apresentam o mínimo necessário aos bens sociais básicos, como educação, expectativa de vida e renda. Assim, sem as condições mínimas, principalmente em se tratando da educação, dificilmente haverá modificação desse quadro. Portanto, o que explica o elevado índice da população em estado de pobreza é a baixa distribuição de renda, bem como a falta de políticas públicas que ofereçam a essa população a garantia dos direitos sociais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988.

Continue navegando