Buscar

Imunocromatografia: Teste Rápido e Rotina Laboratorial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMUNOCROMATOGRAFIA
Um teste de gravidez, daqueles de farmácia, é capaz de indicar se uma mulher está grávida através da metodologia imunocromatografia, também conhecida como teste rápido, a partir de uma amostra de urina. Entretanto, além dos testes de farmácia, a imunocromatografia também faz parte da rotina laboratorial. Trata-se de uma metodologia qualitativa, utilizada em laboratório como triagem para identificar os mais diferentes tipos de substâncias, como o próprio hormônio hCG, e para detecção de agentes patogênicos, como vírus (HIV, SARS-CoV2 e hepatite) e bactérias (Helicobacter pylori) (BRASIL, 2018).
Essa técnica é realizada utilizando uma matriz, que é o local onde ocorrerá a reação, geralmente feita de nitrocelulose ou nylon e coberta por uma tira de acetato transparente, que possibilita visualizar o resultado do teste. Nesse teste, podemos identificar o anticorpo produzido no organismo ou o antígeno (BRASIL, 2018).
Quando o objetivo é detectar se, na amostra, há a presença do anticorpo de interesse, a matriz apresentará o antígeno específico para o anticorpo investigado. Além disso, a matriz possui anti-imunoglobulina associado a uma substância chamada marcador, que, na presença da formação do complexo antígeno-anticorpos, apresentará uma coloração na região teste (BRASIL, 2018).

Continue navegando