Buscar

telefarmácia- Mauren

Prévia do material em texto

CURSO DE FARMÁCIA
Ana Vitória Domingues Espósito
Bianca Alves Camargo
Dener Nixon da Silva
Julia Fernandes Mendes
Maria Eduarda Castanhola
TELEFARMÁCIA
AVARÉ
2023
Ana Vitória Domingues Espósito
Bianca Alves Camargo
Dener Nixon da Silva
Julia Fernandes Mendes
Maria Eduarda Castanhola
GRADUANDOS EM FARMÁCIA
Trabalho apresentado á disciplina de Assistência e Atenção Farmacêutica, ministrada pela professora Mauren Luciana Estevam, aos alunos do 7ºtermo de farmácia noturno
AVARÉ
2023
INTRODUÇÃO:
Projeto de lei que define a prática de telessaúde no Brasil é aprovada e regulamentada pelo projeto de lei Nº 1998/2020. Com ele, o médico terá independencia para decidir sobre a utilzação do recurso, mas precisá do consentimento do paciente e deverá garantir o atendimento presencial em caso de recusa . A prática de telessaúde foi permitida em caráter emergencial durante a pandemia de covid-19 pela (Lei 13. 989, de 2020). Contudo para exercer a telessaúde, é suficiente a inscrição do profissional no seu conselho regional de medicina de origem. Não será necessaria incrição no CRM do estádo em que o paciente por atendido. A pratica ainda ficará sujeita ao Marco Civil da Internet (Lei 12.965, de 2014), à Lei do Ato médico (Lei 12.842, de 2013), à Lei Geral de Proteção de Dados 13.709, de 2018, ao Código de Defesa do Consumidor Lei 8.078, de 1990, e a Lei do Prontuario Eletrônico 13.787, de 2018. 
	Diante da aprovação do projeto de lei também foi incorporado a emenda da senadora Mara Gabrilli para estabelecer no Estatuto da Pessoa com Deficiência que conpete ao SUS aprimorar o atendimento neonatla e ofertar, inclusive por telessaúde, ações e serviços de prevenção de danos cerebrais e sequelas neurológicas em recem-nascidos.
	Segundo dados divulgados pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), em 2020 mais de 1,6 milhão de teleconsultas foram realizadas pelas 15 operadoras associadas a FenaSaúde. Em 90% delas, o paciente teve seu caso resolvido pelo atendimento virtual, evitando que muitas pessoas saíssem de suas casas à procura de cuidados médicos, lotando mais ainda as instituições de saúde. 
	Dados divulgados pelo Intituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que mesmo após a pandemia a telessaúde continuou a crescer com números expressivos, em abril de 2021 ouve um aumento de 14.4% quando comparado ao mês anterior, segundo um levantamento da Abramge (Associação Brasileira de Planos de Saúde) em março foram realizados mais de 315 mil teleconsultas, e no Mês de abril foram 361 mil teleconsultas. Porém ainda existe muito caminho a percorrer pois o acesso a tecnológia não existe para todos.
Telefarmácia é a utilização das tecnologias de informação como meio que possibilita a Prática Clínica de forma remota. De uma outra maneira, ela consiste na prestação de serviços clínicos pelos profissionais de saúde devidamente habilitados, sendo realizado online entre o profissional e o paciente.

Continue navegando