Buscar

Projeto de Pesquisa Gleice

Prévia do material em texto

2
CONTRIBUIÇÕES MIDIATICAS PARA O ENSINO DE ARTES VISUAIS 
GLEICE ALMEIDA SOARES
RU 1350331
1. TEMA
	
 	Pode-se definir que o tema o qual essa pesquisa irá se permear diz respeito a questão da ampliação do conhecimento acerca de contribuições midiáticas para o ensino de artes visuais de forma com que seja criado um apanhado de materiais ou recortes para uso docente nas salas de aula em momentos oportunos no ensino dos movimentos culturais em voga tratados no decorrer desse artigo. 
O tema escolhido tem base no eixo de pesquisa sobre a análise e/ou desenvolvimento de materiais didáticos para o ensino das artes visuais com vistas para o ensino das artes visuais no contexto de inclusão escolar de artes e as práticas inclusivas uma vez que haverá de se considerar como plano de fundo dessa pesquisa que a arte é coisa mental e nela nenhum indivíduo está discriminado.
	 
2. PROBLEMA
A utilização de recursos didáticos alternativos tal como o filme, se configura numa ferramenta criativa, dinâmica e de reforço que pode auxiliar o aluno a assimilar o conteúdo visto em sala de aula e nos livros didáticos de forma com que esse aprendizado possa ser acessado na memória do aluno por um período de tempo mais duradouro. Essa pesquisa irá se nortear pelo seguinte problema: “Quais contribuições midiáticas sobre a vida e obras de Salvador Dali podem ser utilizadas pelos professores de artes visuais?”
3. JUSTIFICATIVA
Ensinar também é arte. É ululante que cada vez mais a sociedade está inserida num mundo mais tecnológico, digital e instantâneo. Com o uso cada vez mais frequente de celulares e tablets por faixa etária cada vez menores e mesmo que isso não seja realidade, por exemplo, em escolas periféricas onde a tecnologia pode não estar tão presente pelo fator social e econômico, a didática no ensino com diferentes ferramentas, documentários, filmes, histórias e curiosidades tornam a aula mais atraente e pode, de forma a despertar o conhecimento, o amor e a coragem de caminhos da arte nos alunos.
4. OBJETIVOS
Essa pesquisa tem como objetivo geral a ampliação do conhecimento acerca de filmes e documentários sobre a vida de Salvador Dali para serem reproduzidos em sala de aula.
4.1 Objetivos específicos:
· Fazer uma contextualização sobre a importância da contribuição do repertório midiático no ensino nas salas de aula.
· Levantar e selecionar com base em faixa etária os filmes e ou documentários disponíveis na internet sobre a vida de Salvador Dali.
· Analisar as obras e o processo criativo de arte de Salvador Dali.
· Relacionar as obras de Salvador Dali com inspirações de movimentos culturais anteriores bem como apresentar a contextualização de seu estilo artístico.
5. METODOLOGIA
A metodologia a ser utilizada neste estudo, dar-se-á através de uma revisão bibliográfica sobre as contribuições midiáticas acerca de Salvador Dali presentes de forma livre na internet, ou seja, sem que seja necessário ter o acesso a serviços de streaming pagos. Utilizar-se-á também artigos provenientes de plataformas de buscas tais como Scielo e Google acadêmico para que os objetivos específicos sejam alcançados. De acordo com Gil (2002) a principal vantagem da pesquisa bibliográfica reside no fato de permitir ao investigador a cobertura de uma gama de fenômeno muito mais ampla que aquela que ele poderia pesquisar diretamente. 
6. ESTADO DA ARTE
 
	Coelho (2015)
	Meios de ensino visuais têm alto valor educativo e facilitam o funcionamento dos órgãos sensoriais e o desenvolvimento do pensamento
	Alencar (2007)
	Ressalta e valoriza o uso de imagens, de sons e da linguagem cinematográfica no processo de ensino-aprendizagem.
	Machado (2002)
	Mostra que os meios de ensino, em condições planejadas, facilitam a comunicação docente e a aprendizagem
	VIANA; ROSA; OREY, 2014
	Como meio de ensino, o filme pode ajudar a provocar debates e discussões sobre situações críticas da realidade social e da diversidade, contribuindo com a formação crítico-reflexiva dos alunos, que, assim, entendem o diálogo entre o currículo escolar e as questões socioculturais mais amplas que dominam a sociedade atual
7. RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se através dessa investigação provocar uma reflexão sobre a vida e obras de Salvador Dali tanto quanto dos aspectos de criação que permeia o processo criativo tal como o meio geográfico e mental.
Além disso, espera-se que com esse artigo sirva para a elaboração de material didático de apoio para ser revisado sempre que necessários como possibilidades e indicações que podem ser levadas para sala de aula. É importante ressaltar o apontamento de Coelho (2015) a ser considerado quando o autor diz que tanto o cinema como qualquer outro meio que auxilie ou proporcione a aprendizagem devem ser planejados com antecedência e com adequação ao público-alvo. Acrescenta-se ainda a necessidade de se observar se o filme tem legenda e tradução em português ou não, o que faz muita diferença para pessoas com necessidades especiais auditivas e visuais.
8. REFERÊNCIAS
GIL, Antonio Carlos, 1946- Como elaborar projetas de pesquisa Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
COELHO, R. M. F., VIANA, M. C. V. A utilização de filmes em sala de aula: um breve estudo no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP. Revista da Educação Matemática da UFOP, v.1, p.89 – 97. 2011.
VIANA, M. C. V. O professor de matemática vai ao cinema e a sala de aula também. In: Anais do V EEMOP - Encontro de Educação Matemática de Ouro Preto. Ouro Preto-MG: EDUFOP, 2013b p.1 – 12. 
MACHADO, Arthur V. Métodos e meios de ensino: categorias básicas da Tecnologia Educacional. Revista de Educação Pública., v.9, p.86 - 99, 2000.VIANA, M. C. V., ROSA, M., OREY, D. C. O cinema como uma ferramenta pedagógica na sala de aula: um resgate à diversidade cultural. Ensino em Re-vista (UFU. Impresso). v.21, p.137 - 144, 2014.

Continue navegando