Buscar

AV2 - HISTÓRIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SE ESSE MATERIAL FOR ÚTIL PARA VOCÊ >>>> SALVE, SIGA, CURTA, COMENTE
AV2 – HISTÓRIA DAS RELIGIÕES NO BRASIL
1)É importante ressaltar com relação à história europeia que, embora a população americana da época colonial fosse em sua grande maioria protestante, havia católicos romanos e judeus entre os colonizadores. Por fim, no início da colonização dos Estados Unidos, o pluralismo era disseminado mesmo entre os protestantes, tendo sido uma característica importante do cenário religioso americano.
Nas treze colônias norte-americanas, principalmente nas que tiveram colonização de maioria protestante, os católicos se prejudicavam em relação à política, pois
· a)para poderem viver nestes lugares, os católicos tinham de reconhecer o domínio político protestantes sobre todas as decisões que pudessem ser tomadas.
· b)as eleições eram democráticas e a maioria protestante garantia sempre a eleição de seus candidatos em preferência aos católicos que se candidatavam.Alt assinalada
· c)como o Império determinou que as colônias deveriam ser ocupadas apenas pelos povos protestantes expulsos, os católicos não teriam direito a cargos públicos.
· d)os ocupantes dos cargos públicos deveriam ser, obrigatoriamente, pertencentes à comunidade religiosa protestante e frequentar a Igreja constantemente. CORRETA
· e)na guerra religiosas ocorrida entre ambos os grupos no início da colonização contou com a vitória protestante, que passou a dominar politicamente o território.
2)Desde o fundador do metodismo, John Wesley (1703-1791), é o trabalho que determina na cosmovisão protestante o principal meio de erradicação da pobreza. No conhecido Sermão O Uso do Dinheiro, Wesley orientou os fiéis por meio de três regras: ganhe o mais que puderem, economizem o mais que puderem, doem o mais que puderem.
 ARRUDA, Glair Alonso. “Sempre haverá pobres na terra”: os desafios da pobreza na América Latina dentro do novo paradigma de missão cristã segundo o pacto de Lausanne e a guandium et Spes. Mestrado (dissertação em Ciência da Religião). São Paulo: PUC, 2018. Disponível em < https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/21734/2/Glair%20Alonso%20Arruda.pdf > Acesso em 09/09/2021.
O motivo pelo qual se atribui uma adesão cada vez maior a religiões que se utilizam de cosmovisões, como a Teologia da Prosperidade, que valorizam o direito ao enriquecimento se deve a
· a)uma aberta competição das Igrejas pelos fiéis que exige amplos recursos da parte das instituições para realizar atos de conversão e inscrição.
· b)um avanço na compreensão das pregações de Jesus, que hoje demonstram um apoio deste ao trabalho duro e o consequente enriquecimento de quem o realiza.
· c)uma melhor adaptação destas cosmovisões ao mundo capitalista atual, que exige respostas rápidas que outras religiões, como a Católica, não proporcionam. CORRETA
·  d)uma ampliação dos objetivos das religiões, pois se estas desprezam a discussão sobre o dinheiro, não consegue agregar novos fiéis à sua comunidade.
· e)uma necessidade das Igrejas protestantes de provarem à Igreja Católica a mesma capacidade de armazenamento de riquezas que esta.
3)Segundo Leonardo Boff, a importância histórica, cultural, social e política, que a Igreja Católica deteve e ainda têm no Brasil e na América Latina, significa que ela integra o tecido social do subcontinente. Em suas palavras: “a Igreja católica sempre foi em nossa pátria (Brasil) um fator decisivo na formação de nossa identidade social. Ela pervade capilarmente todo o tecido social.
 ORO, Ari Pedro. Religião, coesão social e sistema político na América Latina. IFHC, São Paulo, 2008. Disponível em < https://fundacaofhc.org.br/files/papers/434.pdf > Acesso em 16/09/2021.
O principal motivo pelo qual o cristianismo aproxima espiritualmente o Brasil do restante da América Latina se deve ao fato de
· a)a única maneira de as pessoas do lado português passar para o lado espanhol – e vice-versa – em viagens era apresentando sua certidão de batismo às autoridades.
· b)que os indígenas, quando da chegada dos europeus, buscavam uma nova religião, o que rapidamente fez espalhar o catolicismo em toda a América Latina.
· c)ele ter sido imposta aos nativos através do processo de etnocentrismo que perpassou a colonização e que contou com o apoio da Igreja Católica neste processo. CORRETA
· d)a Igreja, por muito tempo foi dona do território, tendo transformado a América em um grande país na qual administrava com auxílio dos portugueses e espanhóis.
· e)a única maneira de se obter lucro com comércio no período da colonização era obtendo o apoio da Igreja, de forma que circulação de pessoas e mercadorias somente ocorria devido ao cristianismo.
4)Apesar dessas dúvidas iniciais, veremos adiante que Kardec queria consolidar o espiritismo em seu “tríplice aspecto”: ciência, filosofia e religião também. Entretanto, tal desejo do codificador do espiritismo não é tão aparente no Brasil. Aqui o seu lado religioso é o que ocupa maior evidência.
FERNANDES, Paulo César da Conceição. As origens do espiritismo no Brasil: razão, cultura e resistência no início de uma experiência (1850-1914). Dissertação (Mestrado em Sociologia). Brasília: UNB, 2008. Disponível em < http://www.espiritualidades.com.br/Artigos/F_autores/FERNANDES_Paulo_Cesar_da_Conceicao_tit_Origens_do_Espiritismo_no_Brasil-As.pdf > Acesso em 25/11/2021.
Sobre a chegada da religião kardecista, ou espírita, ao Brasil, no século XIX, a presença de Adolpho Bezerra de Meneses é importante neste processo pois ele foi
· a)a primeira pessoa a montar um centro de reuniões espíritas no Brasil, em 1875.
· b)o responsável por unir as diversas comunidades espíritas que haviam no Brasil em uma só instituição. CORRETA
· c)a mais importante pessoa a enfrentar a Igreja Católica e seus representantes no Brasil Imperial.
· d)o único brasileiro a conhecer pessoalmente Alan Kardec, em Paris, ao fim do século XIX.
· e)o único médium da América do Sul a receber o “Espírito da Verdade”, que lhe orientou como fundar o Centro Espírita no Brasil.
5)Para as elites clericais, essas práticas populares do catolicismo se restringem àquelas consagradas, enquanto para os estudiosos, de forma geral, são todas aquelas que envolvem o povo, mas não necessariamente o pobre ou o marginalizado social. Nessa perspectiva, o termo catolicismo popular assume a conotação de população, independente de estratos socioeconômicos.
 JURKEVICS, Vera Irene. Os santos da Igreja e os santos do povo: devoções e manifestações da religiosidade popular. Tese (Doutorado em História). Curitiba: UFPR, 2004. Disponível em < http://www.poshistoria.ufpr.br/documentos/2004/Veraluciajurkevics.pdf > Acesso em 19/09/2021.
Assinale a alternativa correta sobre qual a definição de catolicismo popular no contexto acima apresentado.
· a)A troca de datas comemorativas de motivações religiosas para o aniversário dos santos, personagens mais ligados intimamente ao popular que Jesus e suas datas e nascimento e morte.
· b)A reescrita da Bíblia, inserindo como protagonistas os santos, e não mais os personagens históricos do Novo Testamento, considerados ultrapassados em relação aos homens e mulheres santos.
· c)A realização de um sincretismo intencional com doutrinas evangélicas, consideradas corretas pelos populares, sem deixar de realizar o culto a santos e anjos, doutrinas tradicionais da Igreja Católica.
· d)A interpretação religiosa realizada por pessoas não ligadas à Igreja Católica enquanto uma instituição, e que frente à falta de representantes oficiais que os guiem, recriam a religião ao seu modo. CORRETA
· e)A intenção de criar um novo catolicismo aperfeiçoado e mais correto, pois ligado à população comum que, segundo sua interpretação, tem uma comunicação mais direta com Deus que os membros da Igreja.

Continue navegando