Buscar

Fisiopatologia Geral av1

Prévia do material em texto

Peso da Avaliação1,50
Prova57574231
Qtd. de Questões10
Acertos/Erros9/1
Nota9,00
1No estudo da Citologia, que é uma área relacionada à Fisiopatologia e que estuda as células e suas funções, o uso de microscópios se torna muito importante para o entendimento das características e funções das células. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao microscópio eletrônico de transmissão:
A
Capacidade de ampliar em até um milhão de vezes.
B
Tem um limite de resolução de 0,2 mm.
C
Foi criado na Holanda no século XV.
D
Capacidade de ampliação em até cem mil vezes.
2
A inflamação ou flogose é uma das principais reações defensivas do organismo frente à presença de microrganismo ou corpos estranhos que tentam e/ou migram no corpo humano. Dessa forma, o corpo humano, mediante a liberação de células de defesa, tentam eliminar esse agente invasor. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Processos inflamatórios são desencadeados através de fenômenos irritativos, exsudativos, vasculares, degenerativo-necróticos ou produtivo-reparativos.
II- São sinais da inflamação aguda: dor, rubor, calor, tumor e alteração da função.
III- Existem diversos mediadores químicos da inflamação, dentre os quais citam-se as proteases que circulam no plasma como enzimas inativas.
IV- Dentre os fenômenos exsudativos, a exsudação hematogenia envolve componentes do plasma e células que podem se concentrar no foco inflamatório.
V- No foco inflamatório, a drenagem da circulação linfática diminui e não consegue carregar todo o excesso de líquido que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no interstício. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
Somente a sentença IV está correta.
D
As sentenças I e II estão corretas.
3A Patologia é uma disciplina fundamental para os profissionais da saúde e está dividida em patologia geral e anatomia patológica ou patologia sistêmica. A patologia engloba diferentes áreas, como Etiologia, Patogenia e Fisiopatologia. Quanto ao estudo da anatomia patológica, assinale a alternativa CORRETA:
A
Estuda as causas gerais e origens de um determinado fenômeno.
B
Estuda os mecanismos básicos das doenças e tecidos frente a estímulos diversos.
C
Estuda as alterações fisiopatológicas de cada estrutura de órgãos do corpo.
D
Estuda a junção dos processos normais e patológicos que acontecem no corpo humano.
4A célula é a unidade básica da vida. No entanto, o corpo humano é formado por estruturas menores, como as células, até estruturas muito complexas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a ordem dos níveis de organização do corpo humano:
A
Orgânico, sistêmico, químico, tecidual e celular.
B
Químico, sistêmico, orgânico, tecidual e celular.
C
Químico, celular, tecidual, sistêmico e orgânico.
D
Químico, celular, tecidual, orgânico e sistêmico.
5
O cálcio é o elemento estrutural do sistema esquelético, e uma deficiência de cálcio na alimentação pode reduzir a resistência óssea e levar à osteoporose. 
A respeito da osteoporose, assinale a alternativa CORRETA:
A
É um equilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea, que ocorre de forma silenciosa, ocasionando perda da qualidade de vida da pessoa
acometida com essa doença, potencializando outros tipos de acometimentos, tais como diabetes e doenças cardíacas.
B
É um desequilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea, que ocorre de forma silenciosa, ocasionando perda da qualidade de vida da pessoa acometida com essa doença, potencializando outros tipos de acometimentos, tais como quedas ou risco para tal e, consequentemente, fraturas.
C
É um desequilíbrio entre a reabsorção e a formação óssea, que ocorre de forma silenciosa, ocasionando ganho de qualidade de vida da pessoa acometida com essa doença, potencializando outros tipos de acometimentos, tais como maior agilidade e flexibilidade.
D
É um desequilíbrio entre a nutrição e a formação muscular, que ocorre de forma silenciosa, ocasionando perda da qualidade de vida da pessoa acometida com essa doença, potencializando outros tipos de acometimentos, tais como quedas ou risco para tal e, consequentemente, fraturas.
6
O esqueleto humano possui a rigidez e a flexibilidade necessária para manter e proteger nosso organismo e permitir que realizemos diversos tipos de movimentos. O tecido ósseo possui grande capacidade de adaptação aos estímulos mecânicos e apresenta força tênsil e compressiva. Quanto ao tecido ósseo e ao periósteo, analise as sentenças a seguir:
I- O periósteo cobre a parte interna do osso e é composto quase totalmente de osteócitos.
II- No periósteo é onde se encontram a maioria dos receptores da dor junto aos vasos sanguíneos que irrigam o osso.
III- O periósteo é conhecido por ser uma zona de inserção de ligamentos e tendões.
IV- O periósteo é uma fina camada que cobre o osso exteriormente e na parte externa é rico em tecido conjuntivo denso. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I e III estão corretas.
B
As sentenças I e II estão corretas.
C
As sentenças I, II e III estão corretas.
D
As sentenças II, III e IV estão corretas.
7A célula é a unidade básica estrutural e funcional do corpo humano. Grupos de células com uma função em comum formam os tecidos. No organismo, existem diferentes tipos de tecidos. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os quatro tipos básicos de tecidos no corpo humano:
A
Epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
B
Epitelial, muscular estriado, cardíaco e liso.
C
Epitelial, conjuntivo, muscular e cardíaco.
D
Ósseo, conjuntivo, muscular e nervoso.
8Acerca do termo lesão celular, é sabido que esta pode ser nominada de reversível ou irreversível. A lesão celular reversível ocorre quando a célula agredida pelo estímulo nocivo sofre alterações funcionais e/ou morfológicas, porém mantém-se viva, recuperando-se quando o estímulo nocivo é retirado ou cessado. Já com relação à lesão celular irreversível, usa-se este termo quando a célula torna-se incapaz de recuperar-se mesmo depois de cessada a agressão, caminhando para a morte celular. Acerca das lesões celulares, estas podem ser consideradas em dois grupos. Sobre os termos passíveis de serem aplicados além de lesão reversível e lesão irreversível, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: ( ) Lesões letais e não letais. ( ) Lesões terminais e não letais. ( ) Lesões simples e lesões tratáveis. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
V - F - F.
B
V - V - F.
C
V - F - V.
D
F - V - V.
9
Algumas etapas resumem os passos cronológicos entre a invasão de um microrganismo e suas consequências.
Que etapas são essas?
A
Agressão; defesa; adaptação; ferida.
B
Agressão; defesa; adaptação; lesão.
C
Ataque; dificuldade; adaptação; lesão.
D
Agressão; dificuldade; adaptação; lesão.
10É comum ouvirmos a afirmação de que todos os seres vivos possuem célula. Um grupo, entretanto, não é formado por essa estrutura, o que leva muitos autores a não o considerar como um organismo vivo, pois eles são formados basicamente por uma cápsula proteica envolvendo o material genético. Que grupo de agente ou microrganismo é esse?
A
Vírus.
B
Bactérias.
C
Algas e bactérias.
D
Protozoários.

Continue navegando