Buscar

Contabilidade_de_custos_Atividade_I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade I
PERGUNTA 1
1. Segundo nossos estudos nesta Unidade, podemos definir ‘Gastos’ e ‘Dispêndios’ como sendo:
	
	a.
	O sacrifício financeiro de uma empresa necessário para a fabricação de um produto ou prestação de um serviço. Esses gastos e dispêndios devem ser contabilizados na Contabilidade como sendo custos ou despesas, dependendo do seu tipo.
	
	b.
	O sacrifício financeiro de uma empresa necessário somente para estocar um produto. Esses gastos e dispêndios devem ser contabilizados na Contabilidade como sendo despesas de estoques.
	
	c.
	O sacrifício financeiro de uma empresa necessário somente para fabricar um produto, nunca para a prestação de um serviço (que seria despesa), mesmo nas empresas prestadoras de serviço. Esses gastos e dispêndios devem ser contabilizados na Contabilidade como sendo despesas de estoques.
	
	d.
	O montante financeiro que a empresa obtém de lucro no momento da fabricação de um produto ou prestação de um serviço. Esses lucros devem ser contabilizados na Contabilidade imediatamente.
	
	e.
	O montante de lucro obtido na linha de montagem face aos desembolsos de caixa realizados na compra de matérias primas, pagamento de MDO e CIF’s.
0,16 pontos   
PERGUNTA 2
1. Podemos afirmar que a gestão dos custos é prioridade para o financista por ser em sua essência um excelente mecanismo de análise do desempenho da empresa.
Assim sendo, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	Os custos são em sua essência instrumentos de gestão que podem assumir várias dimensões, como de controle de planejamento financeiro, de materiais, dos processos administrativos e dos ciclos operacionais da empresa.
	
	b.
	Como parte do planejamento de atividades e dos custos dos empréstimos junto a bancos, os custos operacionais medem os gastos com juros e despesas com pessoal apenas, sendo seu uso restrito a esses casos.
	
	c.
	Não é verdadeiro que custos sejam um instrumento de gestão, por serem desnecessários para a firma, sendo substituídos por boas vendas e lucros crescentes.
	
	d.
	Apesar de essenciais, a gestão dos custos é apenas uma ajuda na administração do negócio, pouco sendo usada no planejamento financeiro, de materiais, dos processos administrativos e dos ciclos operacionais da empresa.
	
	e.
	Os custos são uma divisão do Departamento de Contabilidade. Portanto, representam simplesmente um instrumento de controle do contador, nunca do financista ou dos gestores da empresa.
0,16 pontos   
PERGUNTA 3
1. O consumidor somente adquire um produto ou serviço caso perceba existir neste um ‘valor’, uma ‘utilidade’, que atendam às suas necessidades.
Portanto, é CORRETO afirmar que:
	
	a.
	Muitas vezes, o consumidor está adquirindo um produto ou serviço pensando em valores não mensuráveis, ou seja, não passíveis de serem medidos apenas pelo preço de venda. Assim sendo, apesar do preço ser importante fator na aquisição, o consumidor considera também outros benefícios e valores no momento da compra.
	
	b.
	O consumidor adquire um produto ou serviço pensando apenas no preço de venda. Assim sendo, apesar de outros ‘valores’ e ‘benefícios’ serem importantes, o consumidor considera apenas o dinheiro que tem no bolso no momento da compra.
	
	c.
	Apesar do preço de venda ser importante fator na aquisição, o consumidor considera também outros benefícios e valores no momento da compra, como, por exemplo, o lucro que este bem gerará para a firma e a rotatividade dos estoques na fábrica.
	
	d.
	Os conceitos de ‘valor’ e ‘benefício’ existentes ao adquirirmos um bem são a mesma coisa. Ou seja, tudo se resume ao preço de venda como única variável importante em razão de nossa renda e disponibilidade de caixa.
	
	e.
	Na verdade, nunca devemos pensar em valor ou benefício ao adquirir um bem, pois o seu preço é a única variável importante em razão de nossa renda e disponibilidade de caixa.
0,16 pontos   
PERGUNTA 4
1. O Princípio da Competência (da Realização) como ferramenta na gestão dos custos afirma que:
	
	a.
	A receita de vendas deve ser reconhecida apenas depois da contabilização das mercadorias no estoque. Assim, o lucro (ou prejuízo) ocorre somente no ato da venda, caso haja baixa dos estoques.
	
	b.
	A receita de vendas deve ser reconhecida exatamente no momento da troca de mercadorias, bens ou serviços por elementos do ativo. Assim, o lucro (ou prejuízo) ocorre somente no ato da venda.
	
	c.
	A receita de vendas será sempre igual ao lucro da empresa em razão dos custos serem sempre nulos nas empresas modernas, devido à alta tecnologia empregada no processo produtivo.
	
	d.
	A receita de vendas nunca é relevante no processo produtivo. Para o gestor financeiro, são os custos os únicos indicadores relevantes; podemos ter custos altos e crescentes sempre e sem preocupação com os lucros.
	
	e.
	O Princípio da Competência não é mais utilizado pelas firmas, pois a contabilidade é feita por sistemas que levam em conta apenas entradas e saídas de estoques na fábrica.

Continue navegando