Buscar

SIMA -ATIVIDADE AVALIATIVA III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA II
1-Sobre as legislações que visam assegurar que a criança e o adolescente tenham todos os direitos fundamentais, podemos dizer que é competência:
A. da escola e da Saúde Pública garantir o exercício desses direitos.
B. do Estado garantir o exercício desses direitos, apenas.
C. da família garantir o exercício desses direitos, já que é a família quem é responsável pela criança e adolescente.
D. da família, da sociedade e do Estado garantir o exercício desses direitos.
2-
Observe a tirinha e assinale a alternativa que NÃO se relaciona com o conteúdo estudado até aqui no curso:
A. Desde a Constituição de 1988, o papel da escola não é apenas de transmitir os conhecimentos básicos das disciplinas, mas também de colaborar na construção da cidadania e do respeito aos direitos humanos.
B. A partir da Constituição de 1988 e do ECA, politicamente, a criança e o adolescente passam a ser compreendidos sujeitos de direitos, detentores de direitos fundamentais e destinatários diretos das políticas públicas. Com isso, podemos reconhecer que aspectos mais subjetivos, como escutar o que a criança e o adolescente tem a dizer, se faz fundamental na política destinada a esse público, reconhecendo-os como sujeitos protagonistas.
C. A tirinha se relaciona com o conteúdo estudado à medida que a criança e o adolescemte precisam ser escutados em suas singularidades e acolhidos em suas formas de interpretação.
D. O atendimento em Direitos Humanos às crianças e adolescentes deve ser diferente, pois devemos priorizar o ensino e as boas maneiras. Por isso, devemos mostrar que a resposta está errada na tarefa e que a criança deve aprender conforme ensinada.
3- Como vimos na apostila desta unidade, conforme as legislações vigentes, os órgãos públicos e as organizações da sociedade, que integram o SGD (Sistema de Garantia de Direitos), devem exercer suas funções, a partir de três eixos estratégicos de ação. Esses eixos são: 
A. defesa dos direitos humanos; promoção dos direitos humanos; controle da efetivação dos direitos humanos.
B. defesa dos direitos humanos; promoção dos direitos humanos; controle da criança e adolescente;
C. promoção de políticas exclusivas à educação; controle da criança e adolecente;defesa dos direitos humanos;  
D. promoção de políticas exclusivas à educação; defesa dos direitos humanos; controle da efetivação dos direitos humanos;
4- O SGD prevê uma articulação intersetorial, que integra órgãos, serviços, atores públicos e privados na promoção, defesa e controle dos direitos humanos das crianças e dos adolescentes. Sobre o papel das Escolas no SGD,  é INCORRETO afirmar que:
A. Por serem peças-chave para identificar as situações de risco de violência no cotidiano escolar, os profissionais das escolas devem intervir imediatamente, sempre notificando a polícia de que a família deve ser punida e que a criança deve ser institucionalizada
B. Os profissionais das escolas devem trabalhar a sensibilidade para detectar as alterações comportamentais e compreender as relações familiares sensíveis em que os alunos estão inseridos.
C. Os profissionais da rede de educação fazem parte do SGD e, como os demais atores, têm responsabilidades pela efetivação dos direitos humanos da criança e do adolescente.
D. Nesse sentido, assim como os demais órgãos e atores do SGD, as escolas devem trabalhar em rede com órgãos e serviços da assistência social, da saúde, conselhos tutelares e sociedade civil, na garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
5- Assinale a alternativa CORRETA.
O cadastramento, monitoramento e referenciamento dos casos, via SIMA, pode contribuir com:
A. a maior intersetorialidade das políticas estruturais, programas e ações; 
B. a não revitimização dos jovens em situação de violência;
C. a criação de diagnósticos sobre as violências e violações de direitos humanos mais recorrentes na territorialidade da escola e os problemas reiterados da rede de atendimento na região; 
D. Todas as opções estão corretas;
6- Sobre o papel da escola na proteção e promoção dos direitos da juventude, podemos afirmar que: 
A. Apenas aqueles maiores de 15 anos podem fazer relatos de violações no SIMA Educação.
B. Quando envolve os adolescentes com idade entre 15 (quinze) e 18 (dezoito) anos, de acordo com art. 56 do ECA, os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental deverão comunicar ao Conselho Tutelar, os casos de: apenas, maus-tratos envolvendo seus alunos.
C. O papel das escolas também é preventivo. Por isso, se necessário, métodos punitivos severos devem ser adotados, visando que o jovem não reincida sobre aquela conduta.
D. É competência dos órgãos e serviços que trabalham com a juventude desenvolver a intersetorialidade das políticas estruturais, programas e ações. Nesse sentido, as escolas devem trabalhar em rede com órgãos e serviços da assistência social, da saúde, conselhos da juventude, na garantia e promoção de direitos.

Continue navegando

Outros materiais