Buscar

Gabarito da unidade I questionário I Artes Visuais na História Antiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ARTES VISUAIS NA HISTÓRIA ANTIGA Unip Artes Visuais
QUESTIONÁRIO UNIDADE I
Pergunta 1
	
	
	
	“Os símbolos foram feitos, em sua maioria, removendo-se pedras de uma área desértica a fim de se criarem formas geométricas e imagens de seres humanos, plantas, mamíferos, pássaros e seres fantásticos, ligadas por uma série de linhas. Os maiores desenhos têm até 200 m de extensão e as formações geométricas cobrem quase 500 km². Alguns especialistas acreditam que as linhas podem ter sido usadas em rituais e observações astronômicas; outros sugerem que são projetos de irrigação ou símbolos de fertilidade.” 
Referência: KAUFMAN, Christian. Arte rupestre. In: CORK, Richard; FARTHING, Stephen. Tudo sobre arte – os movimentos e as obras mais importantes de todos os tempos. [Trad. Paulo Polzonoff et. al.] Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 17.
É correto dizer que o texto acima descreve:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
As linhas de Nazca.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Arte rupestre é o mais antigo tipo de arte da História. Também é conhecida como gravura ou pintura rupestre. Esse tipo de arte teve início no período Paleolítico Superior e é encontrado em todos os continentes. O estudo da arte rupestre favoreceu o conhecimento de pesquisadores em relação aos hábitos dos povos da Antiguidade e a sua cultura. As matérias-primas utilizadas para a expressão artística dos povos da antiguidade eram pedras, ossos e sangue de animais. O sangue, assim como o extrato de folhas de árvores, era utilizado para tingir, constituindo o que devem ser as mais primitivas expressões artísticas.
Durante muito tempo, os povos que assim se expressavam foram conhecidos como “Pré-históricos”. Essa denominação, hoje em desuso entre a maioria dos historiadores, mas ainda presente nos livros didáticos, está diretamente relacionada ao fato de esses povos:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
Desconhecerem a escrita.
	
	
	
Pergunta 3
	Faz muito tempo que o diálogo sobre a origem do homem vem revelando descobertas científicas e esclarecendo, mesmo que de maneira provisória, a expansão dos seres humanos pelo planeta terra. Descoberto há poucos anos, o Australopithecus é considerado:
		Resposta Selecionada:
	d.
Um hominídeo que viveu entre o Australopithecus aferensis e os Homo habilis e erectus.
Pergunta 4
	
	
	
	A Pré-história pode ser definida como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b.
O período anterior ao surgimento da escrita.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	No Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) destacou-se a arte rupestre. Qual das alternativas a seguir explica o que era a arte rupestre?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a.
A arte rupestre era composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas ou pedras pelos homens do período Paleolítico.
	
	
	
Pergunta 6
	
	
	
	Tradicionalmente, podemos definir a pré-história como o período anterior ao aparecimento da escrita. Portanto, esse período é anterior a 4000 a.C., pois foi por volta desta época que os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme. Com base nesse entendimento, qual a alternativa que apresenta características das atividades do homem na fase paleolítica?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
Os homens ainda não produziam seus alimentos, não plantavam e nem criavam animais. Em verdade, eles coletavam frutos, grãos e raízes, pescavam e caçavam animais.
	
	
	
Pergunta 7
	
	
	
	As relações entre as explicações míticas e as científicas encontram, na origem da espécie humana, um dos pontos fundamentais e controvertidos. Sobre tais explicações, leia as afirmativas. 
I) O livro do Gênesis estabelece, sobretudo para as tradições religiosas judaico-cristãs, o mito do Éden, no qual viviam Adão, criado por Deus e feito à sua semelhança, e Eva, criada também por Ele a partir de uma costela de Adão. Desse casal descenderiam todos os homens. Os partidários dessa explicação são chamados de criacionistas. 
II) O livro A Origem das Espécies, de autoria do naturalista inglês do século XIX, Charles Darwin, estabelece, nas tradições modernas, a consolidação de uma explicação científica sobre o aparecimento da vida e o surgimento do Homo sapiens, que seria resultado das mutações genéticas adaptativas de símios. Essa explicação ficou conhecida como evolucionista. 
III) O conhecimento histórico, baseado nas concepções científicas, demarca o aparecimento da espécie humana no período Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada, ao que se segue o período Neolítico ou Idade da Pedra Polida e depois o período da Idade dos Metais que, reunidos, compõem a chamada pré-história.  
Está correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e.
I, II e III.
	
	
	
Pergunta 8
	
	
	
	Entre as pinturas rupestres, ela se destaca. Para representar nas paredes das cavernas, o artista pré-histórico produzia um pó colorido por meio da trituração de rochas. Depois, com o auxílio de um canudo de bambu ele soprava esse pó sobre a mão apoiada na parede, criando uma silhueta. Qual é o nome da pintura descrita no texto?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d.
Mãos em negativo.
	
	
	
Pergunta 9
	
	
	
	Inventou o fogo e migrou para a Europa. Trata-se do:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Homo erectus.
	
	
	
Pergunta 10
	
	
	
	A partir da segunda metade do século XX, o termo Pré-história passou a ser cada vez mais questionado por historiadores que, em seu lugar, têm utilizado “História dos povos sem escrita”. Sobre o referido debate entre historiadores, é correto afirmar que o termo Pré-história é rejeitado porque:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c.
Supervaloriza os povos dotados de escrita, compreendendo apenas estes como passíveis de produzir História.

Continue navegando