Buscar

AGUR O ASSESSOR DO REI SALOMAO

Prévia do material em texto

Página inicialAGUR, O ASSESSOR DO REI SALOMÃO
AGUR, O ASSESSOR DO REI SALOMÃO
Março 27, 2021
Quero apresentar o estudo sobre um homem sábio. Pouco sabemos a seu respeito. Onde vivia, o povo a que pertencia. Entre os estudiosos da Bíblia é quase consenso: não era israelita. Mesmo não sendo, conhecia o Deus de Israel. Ao admirar as obras da Criação, admite sua ignorância sobre esse magnífico Deus que está por trás de toda esta fascinante natureza. Um verdadeiro sábio, intelectual. Profundo conhecedor da natureza humana, das relações sociais, dos valores que compõem a sociedade daquela época. Um sociólogo que ultrapassou o seu tempo, os seus ensinos são inalteráveis até os dias de hoje.
A Bíblia contém inúmeras orações preciosas uma delas é dele, suas palavras foram anotadas no livro de Provérbios: “Toda a palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescente às suas palavras, para que não te repreendas e sejas achado mentiroso. Duas cousas te pedi: não me negues, antes que morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem pobreza nem a riqueza: mantém-me do pão da minha porção acostumada; Para que porventura de farto te não negue, e diga: Quem é o Senhor? Ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e lance mão do nome de Deus."
Mas quem foi este sábio? Tem nome de origem Hebreu: Agur (Masculino) significa: Cobrador ou colecionador.Não existem muitas informações sobre sua identificação, peritos rabínicos acham que Agur seja figurado, na verdade se aplicaria ao rei Salomão como epíteto, outros dizem que era um dos muitos assessores do rei. No entanto, a obra Soncino Books of the Bible (Livros da Bíblia, de Soncino) ao comparar o livro de Provérbios destaca a diferença de estilo entre os provérbios de Salomão com os atribuídos a Agur. Era filho de Jaque, um dos oráculos (sacerdotes), célebre professor árabe de uma tribo ismaelita do norte da Arábia, chamada Massá (Gênesis 25:13-14). Que se converteu, transmitindo ao filho esses conhecimentos.
São do seu filho Agur as palavras que consta no texto de Pv 30.1-33. O Capítulo recebeu o título de “As palavras de Agur”. Destaca a incapacidade do homem de criar a terra. Afirma que a Biblia é um escudo protetor que tem poder de nos refinar. Mostrar quão arrogante era a geração em que vivia, fazendo um ativo combate à mentira. Os ensinos do sábio se destaca em três valiosas lições.
I. A INCAPACIDADE HUMADA DIANTE DAS QUESTÕES DA VIDA - Provérbios 30:1-3
O sábio árabe declarar sua fé na revelação de Deus, confessa a ignorância da fragilidade da razão humana quando não é orientada pela Palavra de Deus. O homem deve reconhecer sua incapacidade de lidar com as complexas questões da vida. A teoria da origem da vida sem Àquele que a criou sempre será uma teoria sem fundamento e sem lógica. A inaptidão em relação ao futuro. Pois o futuro é imprevisível aos seres humanos. A incompetência diante da fragilidade da vida. A morte é um grande mistério para qualquer mente carente da realidade de Deus.
II. A INABILIDADE DE COMPREENDER OS CAMINHOS DE DEUS – Provérbios 30:3-4
Muito sutilmente, mostra-nos como a aceitação da dependência divina conduz à conquista de uma sabedoria maior que a obtida pelos intelectuais. O homem precisa admitir sua limitação, reconhecer sua insensatez, sua incompetência em compreender a sabedoria Divina. (Provérbios 30:4). A verdade de Deus impele tanto o sábio que ele admitiu sua ignorância (Provérbios 30:2-3). Embora já tivesse estudado a Palavra de Deus, alegou ser mistério os Seus caminhos, é mister ter fé para confiar.
III. A INAPTIDÃO DE VIVER SEM A SABEDORIA DE DEUS – Provérbios 30:5-6
Agur compreendeu, que o homem se orgulha de uma sabedoria infundada que a ciência secular e toda literatura produzida não adentra no obscurecido entendimento humano como a luz que a Palavra de Deus faz. Sem Deus o homem fica confuso. Advertiu a ter convicção na sabedoria Divina. Declarou-nos que Deus é escudo para quem nEle confia! Esforçou-se para honrar unicamente àquele que o protegeu e não sua sabedoria própria. Sem Deus e Sua Palavra o ser homem perde o essencial da perfeição da vida. Proclamou que melhor é o caminho da humildade orientado por Deus que qualquer outra coisa. Essa persuasão conduz à confiança e traz segurança. 
CONCLUSÃO: 
Devemos reconhecer a necessidade de uma revelação maior que nos dirija pelos caminhos da verdade e da sabedoria. Nunca devemos exaltar nosso conhecimento. Devemos compreender que o conhecimento de Deus é o padrão ideal, embora nunca cheguemos a altura máxima desse conhecimento. A verdadeira sabedoria pertence a Deus, e temos somente o que Ele nos revelou. Devemos viver expressando a dependência absoluta de Deus. As pessoas que seguem sua Palavra não ficam vagueando pelas brumas da opinião dos homens. 
Não baseie sua vida nas falíveis palavras dos homens, mas na infalível Palavra de Deus. Nossa compreensão da vida é uma mera teoria, repleta de falhas e raciocínios imperfeitos. Conhecer a Deus é a verdadeira base da sabedoria. “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”. Pv. 3.13. Conheça a Deus, converta-se a Ele a fim de que tenhas uma experiência pessoal com Ele, assim como teve Agur. 
Ao único Deus, seja dada toda a glória, esplendor, majestade, poder e autoridade desde o princípio, agora e para todo o sempre. Amém! 
Fonte: aguropensador.blogspot.com
· 
· 
· 
· 
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário

Continue navegando