Buscar

Atividade Anestésicos Locais, Antianginosos, Desinfetantes, Opióides, Uso racional de Medicamentos e Neurotransmissores (Drogas Depressoras do SNC)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
CENTRO DE CIÊNCIAS, SOCIAIS, SAÚDE E TECNOLOGIA – CCSST CURSO DE ENFERMAGEM
Anestésicos Locais, Antianginosos, Desinfetantes, Opióides, Uso racional de Medicamentos e Neurotransmissores (Drogas Depressoras do SNC)
NOME: LUANDA DE SANTANA SANTOS QUEIROZ
1- Qual o mecanismo de ação dos anestésicos locais? Cite exemplos. Qual a sua utilização dentro da Enfermagem? Quais seus efeitos adversos?
O anestésico local atual bloqueando a neurotransmissão do potencial de ação, ou seja, o impulso nervoso. O anestésico impede que os canais de sódio de ativem e consequentemente impende a despolarização celular, que caracteriza o impulso. Esse bloqueio das fibras nervosas ocorre gradualmente, iniciado com a perda de sensibilidade à dor, à temperatura, ao toque, à propriocepção e finalmente perda do tônus músculo esquelético. Por essa razão os indivíduos podem ainda sentir o toque no momento em que a dor já está ausente após aplicação do anestésico local. Alguns exemplos desses anestésicos são a lidocaína, bupivacaína, prilocaína, cocaína e ametocaína. Os anestésicos são de extrema relevância pois contribuem para a realização de inúmeros tratamentos, facilitando o trabalho do enfermeiro e contribuindo para a diminuição do desconforto do paciente em alguns casos. Os anestésicos locais podem ser tóxicos de acordo com a dose aplicada e o grau de absorção sistêmica. Alguns dos efeitos adversos causados por esses medicamentos são: parestesia nos lábios, dificuldade na articulação das palavras, redução do nível, de consciência, convulsões, arritmias, redução da contratilidade miocárdica, entre outros. 
2. Defina Angina e suas causas? Quais os efeitos farmacológicos esperado dos Antianginosos? Quais efeitos adversos? Cite exemplos
Angina é o nome dado para a dor no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração, o que é chamado de isquemia. Ela não é uma doença, mas está relacionada a outras condições que provocam obstrução nas artérias coronárias, responsáveis por levar sangue ao coração. De forma resumida, os antiaginosos atuam diminuindo a semana cardíaca de oxigênio ou aumentando a chegada de sangue para o miocárdio. Entre os principais efeitos adversos que esses medicamentos podem causar, temos: cefaleia, hipotensão ortostática, sensações de calor ou rubor facial, hiperplasia gengival. Exemplos de antiaginosos: Clopidogrel e Ticlopidina. 
3. Atualmente o uso de álcool a 70 tem sido usado pela população de forma contínua e rotineira. Quais as vantagens e desvantagens de seu uso?
	Vantagens
	Desvantagens
	· Bactericida de ação rápida;
· Baixo custo;
· Hipoalergênico;
· Incolor e não deixa resíduo;
· Fácil de manipular;
· Ação contra bactérias na forma vegetativa, vírus envelopados (por ex. H1N1, coronavírus) micobactérias e fungos. 
	· O álcool a 70% na forma líquida é um irritante da pele e o seu uso constante pode levar a dermatites;
· Não é esporicida;
· Tem atividade diminuída na presença de matéria orgânica;
· Danifica material de plástico, borracha ou acrílico;
· Evapora rapidamente, com diminuição da atividade antimicrobiana em sangue seco, saliva e outras matérias orgânicas. 
4. Quais os principais efeitos dos opioides? Qual a sua principal indicação?
São indicados para alívio de dores moderadas a intensas, particularmente de origem visceral. Em doses terapêuticas são razoavelmente seletivos, não havendo comprometimento de tato, visão, audição ou função intelectual. Comumente não eliminam a sensação dolorosa e, sim, reduzem o sofrimento que a acompanha, com os pacientes sentindo-se mais confortáveis. Entre os efeitos adversos, é possível encontrar: depressão respiratória (inibição dos mecanismos do tronco cerebral); rigidez no tronco; náuseas e vômitos; aumento do tônus do intestino delgado e espasmos periódicos; cólicas biliares; depressão da função rena; prolongamento do trabalho de parto. 
5. Quais as ações farmacológicas dos Barbitúricos?
Os barbitúricos (ou derivados do ácido barbitúrico) foram por muito tempo, a droga de escolha para o tratamento da insônia. O declínio de seu uso deu-se por vários motivos como: mortes por ingestão acidental, o uso em homicídios e suicídios, e principalmente pelo aparecimento de novas drogas como os benzodiazepínicos. Hoje em dia, os barbitúricos ainda são utilizados no tratamento de distúrbios convulsivos e na indução da anestesia geral.
6. Quais as ações terapêuticas das Benzodiazepinas? Cite um exemplo de uma droga Benzodiazepínica. Quais são seus efeitos adversos?
Os bezodiazepínicos pertencem a uma variedade de substâncias que tem a capacidade de deprimir o Sistema Nervoso Central (SNC), provocando calma ou sedação (sonolência). Os benzodiazepínicos e barbitúricos são as classes que mais se destacam entre os ansiolíticos, sendo os BDZs primeira escolha para o tratamento dos estados de ansiedade e insônia por possuírem baixo índice de intoxicação quando comparados com os barbitúricos e elevado índice terapêutico. Entre os principais efeitos colaterais, temos: sonolência, falta de memória, diminuição da atividade psicomotora, e de médio a longo prazo a perda da memória e da função cognitiva e desequilíbrio. Efeitos mais raros são: fraqueza, cefaleia, visão turva, náuseas e vômitos, desconforto epigástrico e diarreia, podem ainda aparecer dores nas articulações e no tórax. Exemplos: Bromazepam, Diazepam, Estazolam, Lorazepam, Midazolam e Nitrazepam. 
7. Oque você entende por uso racional de medicamentos?
O uso racional é aquele que está diretamente ligado a patologia do paciente e ao tratamento por ele realizado, ou seja, quando o paciente usa o remédio e forma correta, apropriados para sua condição clínica, fazendo o seu uso pelo período de tempo adequado sem extrapolar nas doses ou utilizar outros medicamentos em conjunto.
8. Oque leva ao uso não racional de medicamentos?
O uso não racional ocorre quando o paciente utiliza mais de um medicamento com a mesma função, ou o medicamento errado, doses altas ou períodos muito prolongados, compra remédios sem prescrição médica e os utiliza de forma inadequada, colocando sua saúde em risco.

Continue navegando