Logo Passei Direto
Buscar

AOL2 - Eletrotécnica T 20231 A

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “Os transformadores trifásicos com duplo enrolamento são usados principalmente na transmissão de energia e são normalmente do tipo ‘núcleo envolvido’. Eles consistem basicamente em três pares de enrolamentos monofásicos num núcleo, o que gera uma economia considerável na quantidade de ferro utilizado.” Fonte: BIRD, J. Circuitos elétricos: teoria e tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro, 2009. p. 211. (Adaptado).
Um transformador trifásico utilizado em um sistema elétrico de uma indústria está configurado em estrela no primário e estrela no secundário. Uma tensão de fase do primário (VRN) é 440 volts, e o número de espiras do primário é de 6000, e do secundário é de 3000 espiras. Um técnico deseja determinar a tensão de fase do secundário (VAN). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema transformador trifásico, pode-se afirmar que a tensão do secundário (VAN) é igual a:
1. 110 V.
2. 440 V.
3. 380 V.
4. 220 V.
5. 127 V.

Um transformador trifásico no fechamento triângulo no primário e triângulo no secundário acopla uma rede elétrica com um valor de tensão de linha (VRS) de 480 volts a um equipamento conectado ao seu secundário com uma tensão de linha (VAB) de 380 volts, sendo o número de espiras do primário igual a 5053.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre transformador trifásico, pode-se afirmar que o valor da relação de transformação (kt) e o número de espiras do secundário são, respectivamente, iguais a:
1. 1000; 1263.
2. 1,263; 4000
3. 2,526; 8000.
4. 3800; 4,800.
5. 0,6315; 2000.

Leia o excerto a seguir: “Valores em CA instantâneos são valores de quantidades alternadas em qualquer instante de tempo. […] O maior valor alcançado num meio-ciclo é chamado valor de pico, valor máximo ou amplitude da forma de onda.” Fonte: BIRD, J. Circuitos elétricos: teoria e tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro, 2009. p. 130.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerador alternado monofásico, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os valores de tensão ou corrente elétrica produzidas por um gerador em corrente alternada, em qualquer instante, estão diretamente relacionados com a velocidade angular no eixo do gerador.
II. A frequência e o período de uma onda alternada senoidal são inversamente proporcionais, ou seja, para uma maior frequência, o período será menor e vice-versa.
III. O valor máximo do semiciclo positivo e máximo do semiciclo negativo de uma tensão alternada senoidal ocorre na passagem por zero da forma de onda, ou seja, nos ângulos de 0º e 180º do gerador.
IV. O valor eficaz, ou RMS (Root Mean Square), de uma onda alternada assimétrica é determinado através da média simples das áreas dos semiciclos positivo e negativo.
1. II e IV.
2. I e IV.
3. III e IV.
4. II e III.
5. I e II.

Em um ambiente comercial, foi instalado um transformador trifásico com fechamento estrela no primário e estrela no secundário (Y/Y). O número de espiras do primário é igual a 10000, e do secundário é igual a 2500. Um eletricista registrou a corrente de linha no secundário (IA) e obteve o valor de 300 amperes, mas não conseguiu medir a corrente de linha do primário (IR), logo, precisou fazer o cálculo desse valor.
Considerando essas informações e o que foi estudado sobre transformador trifásico e as relações de transformação, pode-se afirmar que a corrente de linha do primário (IR) deve ser igual a:
1. 75 amperes.
2. 100 amperes.
3. 1200 amperes
4. 300 amperes.
5. 150 amperes.

Leia o excerto a seguir: “Quando os três terminais N são conectados entre si, o gerador é denominado gerador trifásico conectado em Y […]. O ponto comum aos três terminais é chamado de neutro. Quando não existe nenhum condutor conectando o neutro à carga, o sistema é chamado de gerador trifásico conectado em Y de três fios. Quando existe um fio conectando o neutro à carga, o sistema é chamado de gerador trifásico conectado em Y a quatro fios.” Fonte: BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. p. 664. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. No fechamento estrela (Y) do gerador, uma característica importante é que as tensões de linha e as tensões de fase têm o mesmo valor de módulo, e apenas a situação angular entre essas tensões é diferente.
II. Para um gerador conectado em estrela (Y), as tensões elétricas de linha são raiz de três vezes maiores que as tensões elétricas de fase, e as correntes elétricas de linha possuem o mesmo valor das correntes elétricas de fase.
III. No ponto neutro de uma carga trifásica equilibrada conectada em estrela (Y) ocorre a somatória das correntes de linha do sistema, e essa somatória resulta em um valor da corrente de neutro igual a zero.
IV. Em uma carga elétrica trifásica equilibrada configurada no fechamento estrela (Y) existem três correntes de fase e três correntes de linha, sendo que as correntes de linha possuem um valor raiz de três vezes maior que as de fase.
1. I, II e IV.
2. I e IV.
3. III e IV.
4. II e III.
5. I, II e III.

Os números complexos surgiram da possibilidade de solução para equações que possuem raiz quadrada de números negativos. Há três formas de representação para os números complexos: forma geométrica ou retangular, forma polar e forma trigonométrica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de redes em corrente alternada e números complexos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os números complexos representam valores no conjunto dos números reais e no conjunto dos números imaginários, sendo esses valores obtidos, por exemplo, no âmbito de redes elétricas em corrente alternada.
II. ( ) Os números complexos podem ser determinados em um plano cartesiano utilizando duas técnicas distintas: quadrática no eixo das abscissas e logarítmica no eixo das ordenadas.
III. ( ) Os números complexos descomplicam operações matemáticas com grandezas vetoriais, ou seja, grandezas que possuem um valor de módulo e uma situação angular.
IV. ( ) Os números complexos que determinam um vetor localizado no quarto quadrante de um plano cartesiano possuem valores negativos no eixo dos números reais e positivos no eixo dos números imaginários.
1. V, V, F, F.
2. V, V, F, V.
3. V, F, V, F.
4. V, F, F, F.
5. F, F, V, V.

Leia o excerto a seguir: “Muitos motores trifásicos são constituídos com três enrolamentos iguais e independentes, de modo que seus terminais ficam acessíveis para conexão externa na configuração desejada. A vantagem desse motor é que ele pode ser alimentado por duas tensões diferentes sem alterar as suas condições de trabalho. Suponha que cada enrolamento tenha uma impedância Z que opera sempre com uma corrente de fase nominal IF.” Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Érica, 2008. p. 257.
Utilizando a 1ª Lei de Ohm e o que foi estudado sobre sistemas trifásico, pode-se afirmar que as correntes internas de fase (IRS, IST, ITR) no equipamento serão, respectivamente, iguais a:
1. IRS=20AÐ0°; IST=20AÐ-120°; ITR=20AÐ120°
2. IRS=22AÐ45°; IST=22AÐ-75°; ITR=20AÐ165°
3. IRS=20AÐ15°; IST=20AÐ-105°; ITR=20AÐ135°.
4. IRS=22AÐ30°; IST=22AÐ-90°; ITR=22AÐ150°.
5. IRS=20AÐ30°; IST=20AÐ-90°; ITR=20AÐ150°.

Um número complexo na forma polar pode ser convertido para retangular de forma simples. Foi solicitado a um estagiário a conversão de um número complexo na forma polar (z = z Ð θ) para o seu valor equivalente na forma retangular (z = a + bj), sendo o número (z = 220 Ð 45°).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre números complexos, pode-se afirmar que o valor do número na forma solicitada é igual a:
1. (155,6 + 155,6j).
2. (110 + 110j).
3. (155,6 – 155,6j).
4. (220 + 45j)
5. (110 – 110j).

Leia o excerto a seguir: “Usando um gerador projetado apropriadamente, obteremos nos terminais de saída uma tensão alternada senoidal que pode ter a sua amplitude aumentada consideravelmente para ser distribuída através das linhas de transmissão.” Fonte: BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. p. 371.
A tensão elétrica senoidal produzida por um gerador é uma grandeza vetorial alternada e seu valor de tensão instantâneo depende da posição angular em que o eixo do gerador está localizado, porque:
1. o gerador, sendo uma máquina elétrica linear, é capaz de produzir uma força eletromotriz proporcional ao seu vetor longitudinal.
2. o vetor da força eletromotriz produzida obedece à função matemática cosseno no círculo trigonométrico.
3. o gerador é rotativo e, em cada ângulo do deslocamento de seu eixo, é induzida uma força eletromotriz diferente (fem).
4. o fluxo magnético constante que corta as espiras da bobina induz uma força eletromecânica proporcional ao movimento.
5. as características da tensão alternada são provenientes da situação estática em que o gerador está para a posição angular.

Os transformadores reais são máquinas que funcionam como conversores CA – CA, portanto, são pontes de energia; logo, possuem um rendimento e uma eficiência. Segundo a 1ª Lei da Termodinâmica, toda conversão de energia gera perdas indesejáveis convertidas, na maioria dos casos, em calor.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre transformadores, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As perdas nos transformadores ocorrem em seus circuitos elétricos e magnéticos, que são, respectivamente, os enrolamentos e o núcleo.
II. ( ) As perdas no ferro são divididas em histerese magnética e correntes parasitas.
III. ( ) As perdas no cobre ocorrem nos enrolamentos devido à relutância elétrica apresentada pelo material condutor de corrente elétrica.
IV. ( ) Para a redução das perdas no cobre, é adicionado ao cobre uma liga de silício que melhora o fluxo de corrente elétrica.
V. ( ) As perdas por correntes de Foucault ou correntes parasitas ocorrem no núcleo do transformador, porque a resistência elétrica do núcleo é muito alta.
1. V, F, V, F, F.
2. F, F, V, V, F.
3. V, V, F, F, F.
4. F, V, F, V, V.
5. V, F, F, V, V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “Os transformadores trifásicos com duplo enrolamento são usados principalmente na transmissão de energia e são normalmente do tipo ‘núcleo envolvido’. Eles consistem basicamente em três pares de enrolamentos monofásicos num núcleo, o que gera uma economia considerável na quantidade de ferro utilizado.” Fonte: BIRD, J. Circuitos elétricos: teoria e tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro, 2009. p. 211. (Adaptado).
Um transformador trifásico utilizado em um sistema elétrico de uma indústria está configurado em estrela no primário e estrela no secundário. Uma tensão de fase do primário (VRN) é 440 volts, e o número de espiras do primário é de 6000, e do secundário é de 3000 espiras. Um técnico deseja determinar a tensão de fase do secundário (VAN). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema transformador trifásico, pode-se afirmar que a tensão do secundário (VAN) é igual a:
1. 110 V.
2. 440 V.
3. 380 V.
4. 220 V.
5. 127 V.

Um transformador trifásico no fechamento triângulo no primário e triângulo no secundário acopla uma rede elétrica com um valor de tensão de linha (VRS) de 480 volts a um equipamento conectado ao seu secundário com uma tensão de linha (VAB) de 380 volts, sendo o número de espiras do primário igual a 5053.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre transformador trifásico, pode-se afirmar que o valor da relação de transformação (kt) e o número de espiras do secundário são, respectivamente, iguais a:
1. 1000; 1263.
2. 1,263; 4000
3. 2,526; 8000.
4. 3800; 4,800.
5. 0,6315; 2000.

Leia o excerto a seguir: “Valores em CA instantâneos são valores de quantidades alternadas em qualquer instante de tempo. […] O maior valor alcançado num meio-ciclo é chamado valor de pico, valor máximo ou amplitude da forma de onda.” Fonte: BIRD, J. Circuitos elétricos: teoria e tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro, 2009. p. 130.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerador alternado monofásico, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. Os valores de tensão ou corrente elétrica produzidas por um gerador em corrente alternada, em qualquer instante, estão diretamente relacionados com a velocidade angular no eixo do gerador.
II. A frequência e o período de uma onda alternada senoidal são inversamente proporcionais, ou seja, para uma maior frequência, o período será menor e vice-versa.
III. O valor máximo do semiciclo positivo e máximo do semiciclo negativo de uma tensão alternada senoidal ocorre na passagem por zero da forma de onda, ou seja, nos ângulos de 0º e 180º do gerador.
IV. O valor eficaz, ou RMS (Root Mean Square), de uma onda alternada assimétrica é determinado através da média simples das áreas dos semiciclos positivo e negativo.
1. II e IV.
2. I e IV.
3. III e IV.
4. II e III.
5. I e II.

Em um ambiente comercial, foi instalado um transformador trifásico com fechamento estrela no primário e estrela no secundário (Y/Y). O número de espiras do primário é igual a 10000, e do secundário é igual a 2500. Um eletricista registrou a corrente de linha no secundário (IA) e obteve o valor de 300 amperes, mas não conseguiu medir a corrente de linha do primário (IR), logo, precisou fazer o cálculo desse valor.
Considerando essas informações e o que foi estudado sobre transformador trifásico e as relações de transformação, pode-se afirmar que a corrente de linha do primário (IR) deve ser igual a:
1. 75 amperes.
2. 100 amperes.
3. 1200 amperes
4. 300 amperes.
5. 150 amperes.

Leia o excerto a seguir: “Quando os três terminais N são conectados entre si, o gerador é denominado gerador trifásico conectado em Y […]. O ponto comum aos três terminais é chamado de neutro. Quando não existe nenhum condutor conectando o neutro à carga, o sistema é chamado de gerador trifásico conectado em Y de três fios. Quando existe um fio conectando o neutro à carga, o sistema é chamado de gerador trifásico conectado em Y a quatro fios.” Fonte: BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. p. 664. (Adaptado).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tópico, analise as afirmativas a seguir: Está correto apenas o que se afirma em:
I. No fechamento estrela (Y) do gerador, uma característica importante é que as tensões de linha e as tensões de fase têm o mesmo valor de módulo, e apenas a situação angular entre essas tensões é diferente.
II. Para um gerador conectado em estrela (Y), as tensões elétricas de linha são raiz de três vezes maiores que as tensões elétricas de fase, e as correntes elétricas de linha possuem o mesmo valor das correntes elétricas de fase.
III. No ponto neutro de uma carga trifásica equilibrada conectada em estrela (Y) ocorre a somatória das correntes de linha do sistema, e essa somatória resulta em um valor da corrente de neutro igual a zero.
IV. Em uma carga elétrica trifásica equilibrada configurada no fechamento estrela (Y) existem três correntes de fase e três correntes de linha, sendo que as correntes de linha possuem um valor raiz de três vezes maior que as de fase.
1. I, II e IV.
2. I e IV.
3. III e IV.
4. II e III.
5. I, II e III.

Os números complexos surgiram da possibilidade de solução para equações que possuem raiz quadrada de números negativos. Há três formas de representação para os números complexos: forma geométrica ou retangular, forma polar e forma trigonométrica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de redes em corrente alternada e números complexos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) Os números complexos representam valores no conjunto dos números reais e no conjunto dos números imaginários, sendo esses valores obtidos, por exemplo, no âmbito de redes elétricas em corrente alternada.
II. ( ) Os números complexos podem ser determinados em um plano cartesiano utilizando duas técnicas distintas: quadrática no eixo das abscissas e logarítmica no eixo das ordenadas.
III. ( ) Os números complexos descomplicam operações matemáticas com grandezas vetoriais, ou seja, grandezas que possuem um valor de módulo e uma situação angular.
IV. ( ) Os números complexos que determinam um vetor localizado no quarto quadrante de um plano cartesiano possuem valores negativos no eixo dos números reais e positivos no eixo dos números imaginários.
1. V, V, F, F.
2. V, V, F, V.
3. V, F, V, F.
4. V, F, F, F.
5. F, F, V, V.

Leia o excerto a seguir: “Muitos motores trifásicos são constituídos com três enrolamentos iguais e independentes, de modo que seus terminais ficam acessíveis para conexão externa na configuração desejada. A vantagem desse motor é que ele pode ser alimentado por duas tensões diferentes sem alterar as suas condições de trabalho. Suponha que cada enrolamento tenha uma impedância Z que opera sempre com uma corrente de fase nominal IF.” Fonte: MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Érica, 2008. p. 257.
Utilizando a 1ª Lei de Ohm e o que foi estudado sobre sistemas trifásico, pode-se afirmar que as correntes internas de fase (IRS, IST, ITR) no equipamento serão, respectivamente, iguais a:
1. IRS=20AÐ0°; IST=20AÐ-120°; ITR=20AÐ120°
2. IRS=22AÐ45°; IST=22AÐ-75°; ITR=20AÐ165°
3. IRS=20AÐ15°; IST=20AÐ-105°; ITR=20AÐ135°.
4. IRS=22AÐ30°; IST=22AÐ-90°; ITR=22AÐ150°.
5. IRS=20AÐ30°; IST=20AÐ-90°; ITR=20AÐ150°.

Um número complexo na forma polar pode ser convertido para retangular de forma simples. Foi solicitado a um estagiário a conversão de um número complexo na forma polar (z = z Ð θ) para o seu valor equivalente na forma retangular (z = a + bj), sendo o número (z = 220 Ð 45°).
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre números complexos, pode-se afirmar que o valor do número na forma solicitada é igual a:
1. (155,6 + 155,6j).
2. (110 + 110j).
3. (155,6 – 155,6j).
4. (220 + 45j)
5. (110 – 110j).

Leia o excerto a seguir: “Usando um gerador projetado apropriadamente, obteremos nos terminais de saída uma tensão alternada senoidal que pode ter a sua amplitude aumentada consideravelmente para ser distribuída através das linhas de transmissão.” Fonte: BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. p. 371.
A tensão elétrica senoidal produzida por um gerador é uma grandeza vetorial alternada e seu valor de tensão instantâneo depende da posição angular em que o eixo do gerador está localizado, porque:
1. o gerador, sendo uma máquina elétrica linear, é capaz de produzir uma força eletromotriz proporcional ao seu vetor longitudinal.
2. o vetor da força eletromotriz produzida obedece à função matemática cosseno no círculo trigonométrico.
3. o gerador é rotativo e, em cada ângulo do deslocamento de seu eixo, é induzida uma força eletromotriz diferente (fem).
4. o fluxo magnético constante que corta as espiras da bobina induz uma força eletromecânica proporcional ao movimento.
5. as características da tensão alternada são provenientes da situação estática em que o gerador está para a posição angular.

Os transformadores reais são máquinas que funcionam como conversores CA – CA, portanto, são pontes de energia; logo, possuem um rendimento e uma eficiência. Segundo a 1ª Lei da Termodinâmica, toda conversão de energia gera perdas indesejáveis convertidas, na maioria dos casos, em calor.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre transformadores, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
I. ( ) As perdas nos transformadores ocorrem em seus circuitos elétricos e magnéticos, que são, respectivamente, os enrolamentos e o núcleo.
II. ( ) As perdas no ferro são divididas em histerese magnética e correntes parasitas.
III. ( ) As perdas no cobre ocorrem nos enrolamentos devido à relutância elétrica apresentada pelo material condutor de corrente elétrica.
IV. ( ) Para a redução das perdas no cobre, é adicionado ao cobre uma liga de silício que melhora o fluxo de corrente elétrica.
V. ( ) As perdas por correntes de Foucault ou correntes parasitas ocorrem no núcleo do transformador, porque a resistência elétrica do núcleo é muito alta.
1. V, F, V, F, F.
2. F, F, V, V, F.
3. V, V, F, F, F.
4. F, V, F, V, V.
5. V, F, F, V, V.

Prévia do material em texto

Eletrotécnica - T.20231.A 
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário 
Nota final 
10/10 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Os transformadores trifásicos com duplo enrolamento são usados principalmente na transmissão de 
energia e são normalmente do tipo ‘núcleo envolvido’. Eles consistem basicamente em três pares de 
enrolamentos monofásicos num núcleo, o que gera uma economia considerável na quantidade de ferro 
utilizado.” 
Fonte: BIRD, J. Circuitos elétricos: teoria e tecnologia . 3. ed. Rio de Janeiro, 2009. p. 211. (Adaptado). 
Um transformador trifásico utilizado em um sistema elétrico de uma indústria está configurado em estr ela 
no primário e estrela no secundário. Uma tensão de fase do primário (VRN) é 440 volts, e o número de 
espiras do primário é de 6000, e do secundário é de 3000 espiras. Um técnico deseja determinar a tensão de 
fase do secundário (VAN). Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o tema 
transformador trifásico, pode-se afirmar que a tensão do secundário (VAN) é igual a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
440 V. 
2. 
220 V. 
Resposta correta 
3. 
380 V. 
4. 
127 V. 
5. 
110 V. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Um transformador trifásico no fechamento triângulo no primário e triângulo no secundário acopla uma rede 
elétrica com um valor de tensão de linha (VRS) de 480 volts a um equipamento conectado ao seu secundário 
com uma tensão de linha (VAB) de 380 volts, sendo o número de espiras do primário igual a 5053. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre transformador trifásico, pode -se afirmar que 
o valor da relação de transformação (kt) e o número de espiras do secundário são, respectivamente, igu ais a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
1000; 1263. 
2. 
0,6315; 2000. 
3. 
2,526; 8000. 
4. 
1,263; 4000 
Resposta correta 
5. 
3800; 4,800. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Valores em CA instantâneos são valores de quantidades alternadas em qualquer instante de tempo. […] O 
maior valor alcançado num meio-ciclo é chamado valor de pico, valor máximo ou amplitude da forma de 
onda.” 
Fonte: BIRD, J. Circuitos elétricos: teoria e tecnologia. 3. ed. Rio de Janeiro, 2009. p. 130. 
O valor instantâneo de uma forma de onda alternada varia no domínio do tempo ou no domínio angular. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre gerador alternado monofásico, analise as 
afirmativas a seguir: 
I. Os valores de tensão ou corrente elétrica produzidas por um gerador em corrente alternada, em qualquer 
instante, estão diretamente relacionados com a velocidade angular no eixo do gerador. 
II. A frequência e o período de uma onda alternada senoidal são inversamente proporcionais, ou seja, para 
uma maior frequência, o período será menor e vice-versa. 
III. O valor máximo do semiciclo positivo e máximo do semiciclo negativo de uma tensão alternada senoidal 
ocorre na passagem por zero da forma de onda, ou seja, nos ângulos de 0º e 180º do gerador. 
IV. O valor eficaz, ou RMS (Root Mean Square), de uma onda alternada assimétrica é determinado através da 
média simples das áreas dos semiciclos positivo e negativo. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
II e IV. 
2. 
I e IV. 
3. 
III e IV. 
4. 
II e III. 
5. 
I e II. 
Resposta correta 
4. Pergunta 4 
1/1 
Em um ambiente comercial, foi instalado um transformador trifásico com fechamento estrela no primário e 
estrela no secundário (Y/Y). O número de espiras do primário é igual a 10000, e do secundário é igual a 
2500. Um eletricista registrou a corrente de linha no secundário (IA) e obteve o valor de 300 amperes, mas 
não conseguiu medir a corrente de linha do primário (IR), logo, precisou fazer o cálculo desse valor. 
Considerando essas informações e o que foi estudado sobre transformador trifásico e as relações de 
transformação, pode-se afirmar que a corrente de linha do primário (IR) deve ser igual a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
300 amperes. 
2. 
150 amperes. 
3. 
75 amperes. 
Resposta correta 
4. 
1200 amperes 
5. 
100 amperes. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Quando os três terminais N são conectados entre si, o gerador é denominado gerador trifásico conectado 
em Y […]. O ponto comum aos três terminais é chamado de neutro. Quando não existe nenhum condutor 
conectando o neutro à carga, o sistema é chamado de gerador trifásico conectado em Y de três fios. Quando 
existe um fio conectando o neutro à carga, o sistema é chamado de gerador trifásico conectado em Y a quatro 
fios.” 
Fonte: BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. p. 664. 
(Adaptado). 
O sistema trifásico possui como característica distinta três tensões elétricas de fase, três tensões elétricas de 
linha e três correntes elétricas de linha. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o 
tópico, analise as afirmativas a seguir: 
I. No fechamento estrela (Y) do gerador, uma característica importante é que as tensões de linha e as tensões 
de fase têm o mesmo valor de módulo, e apenas a situação angular entre essas tensões é diferente. 
II. Para um gerador conectado em estrela (Y), as tensões elétricas de linha são raiz de três vezes maiores que 
as tensões elétricas de fase, e as correntes elétricas de linha possuem o mesmo valor das correntes elétricas 
de fase. 
III. No ponto neutro de uma carga trifásica equilibrada conectada em estrela (Y) ocorre a somatória das 
correntes de linha do sistema, e essa somatória resulta em um valor da corrente de neutro igual a zero. 
IV. Em uma carga elétrica trifásica equilibrada configurada no fechamento estrela (Y) exi stem três correntes 
de fase e três correntes de linha, sendo que as correntes de linha possuem um valor raiz de três vezes maior 
que as de fase. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I, II e IV. 
2. 
I e IV. 
3. 
III e IV. 
4. 
II e III. 
Resposta correta 
5. 
I, II e III 
6. Pergunta 6 
1/1 
Os números complexos surgiram da possibilidade de solução para equações que possuem raiz quadrada de 
números negativos. Há três formas de representação para os números complexos: forma geométrica ou 
retangular, forma polar e forma trigonométrica. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre análise de redes em corrente alternada e 
números complexos, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Os números complexos representam valores no conjunto dos números reais e no conjunto dos números 
imaginários, sendo esses valores obtidos, por exemplo, no âmbito de redes elétricas em corrente alternada. 
II. ( ) Os números complexos podem ser determinados em um plano cartesiano utilizando duas técnica s 
distintas: quadrática no eixo das abscissas e logarítmica no eixo das ordenadas. 
III. ( ) Os números complexos descomplicam operações matemáticas com grandezas vetoriais, ou seja, 
grandezas que possuem um valor de módulo e uma situação angular. 
IV. ( ) Os números complexos que determinam um vetor localizado no quarto quadrante de um plano 
cartesiano possuem valores negativos no eixo dos números reais e positivos no eixo dos números 
imaginários. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, V, F, F. 
2. 
V, V, F, V. 
3. 
V, F, V, F. 
Resposta correta 
4. 
V, F, F, F. 
5. 
F, F, V, V 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Muitos motores trifásicos são constituídos com três enrolamentos iguais e independentes, de modo que 
seus terminais ficam acessíveis para conexão externa na configuração desejada. A vantagem desse motor é 
que ele pode ser alimentado por duas tensões diferentes sem alterar as suas condições de trabalho. Suponha 
que cada enrolamento tenha uma impedância Z que opera sempre com uma corrente de fase nominal IF. 
Fonte:MARKUS, O. Circuitos elétricos: corrente contínua e corrente alternada. 8. ed. São Paulo: Érica, 2008. 
p. 257. 
Um motor trifásico instalado em uma indústria está configurado no fechamento triângulo. A impedância 
interna do motor é equilibrada e possui o valor de 
Z=22ΩÐ15°. A rede de alimentação no instante de análise do equipamento está com o valor de 
VRS=440VÐ30°; VST=440VÐ-90°; VTR=440VÐ150°. Utilizando a 1ª Lei de Ohm e o que foi estudado sobre 
sistemas trifásico, pode-se afirmar que as correntes internas de fase (IRS, IST, ITR) no equipamento serão, 
respectivamente, iguais a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
IRS=20AÐ0°; IST=20AÐ-120°; ITR=20AÐ120° 
2. 
IRS=22AÐ45°; IST=22AÐ-75°; ITR=20AÐ165° 
3. 
IRS=20AÐ15°; IST=20AÐ-105°; ITR=20AÐ135°. 
Resposta correta 
4. 
IRS=22AÐ30°; IST=22AÐ-90°; ITR=22AÐ150°. 
5. 
IRS=20AÐ30°; IST=20AÐ-90°; ITR=20AÐ150°. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Um número complexo na forma polar pode ser convertido para retangular de forma simples. Foi solicitado a 
um estagiário a conversão de um número complexo na forma polar (z = z Ð θ) para o seu valor equivalente 
na forma retangular (z = a + bj), sendo o número (z = 220 Ð 45°). 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre números complexos, pode -se afirmar que o 
valor do número na forma solicitada é igual a: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
(110 – 110j). 
2. 
(155,6 – 155,6j). 
3. 
(220 + 45j) 
4. 
(110 + 110j). 
5. 
(155,6 + 155,6j). 
Resposta correta 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o excerto a seguir: 
“Usando um gerador projetado apropriadamente, obteremos nos terminais de saída uma tensão alternada 
senoidal que pode ter a sua amplitude aumentada consideravelmente para ser distribuída através das linhas 
de transmissão.” 
Fonte: BOYLESTAD, R. L. Introdução à análise de circuitos. 10. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004. p. 371. 
A tensão elétrica senoidal produzida por um gerador é uma grandeza vetorial alternada e seu valor de tensão 
instantâneo depende da posição angular em que o eixo do gerador está localizado, porque: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
o gerador, sendo uma máquina elétrica linear, é capaz de produzir uma força eletromotriz 
proporcional ao seu vetor longitudinal. 
2. 
o vetor da força eletromotriz produzida obedece à função matemática cosseno no círculo 
trigonométrico. 
3. 
o gerador é rotativo e, em cada ângulo do deslocamento de seu eixo, é induzida uma força 
eletromotriz diferente (fem). 
Resposta correta 
4. 
o fluxo magnético constante que corta as espiras da bobina induz uma força eletromecânica 
proporcional ao movimento. 
5. 
as características da tensão alternada são provenientes da situação estática em que o gerador 
está para a posição angular. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Os transformadores reais são máquinas que funcionam como conversores CA – CA, portanto, são pontes de 
energia; logo, possuem um rendimento e uma eficiência. Segundo a 1ª Lei da Termodinâmica, toda conversão 
de energia gera perdas indesejáveis convertidas, na maioria dos casos, em calor. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre transformadores, analise as afirmativas a 
seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) As perdas nos transformadores ocorrem em seus circuitos elétricos e magnéticos, que são, 
respectivamente, os enrolamentos e o núcleo. 
II. ( ) As perdas no ferro são divididas em histerese magnética e correntes parasitas. 
III. ( ) As perdas no cobre ocorrem nos enrolamentos devido à relutância elétrica apresentada pelo material 
condutor de corrente elétrica. 
IV. ( ) Para a redução das perdas no cobre, é adicionado ao cobre uma liga de silício que melhora o fluxo de 
corrente elétrica. 
V. ( ) As perdas por correntes de Foucault ou correntes parasitas ocorrem no núcleo do transformador, 
porque a resistência elétrica do núcleo é muito alta. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, V, F, F. 
2. 
F, F, V, V, F. 
3. 
V, V, F, F, F. 
Resposta correta 
4. 
F, V, F, V, V. 
5. 
V, F, F, V, V.

Mais conteúdos dessa disciplina