Buscar

APANHADÃO PLANEJAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APANHADÃO PLANEJAMENTO, PLANOS E PROGRAMAS SOCIAIS
Como profissional que está ajudando na elaboração do projeto, descreva: quais elementos da população que será atendida pelo programa você acredita que seja relevante conhecer para o planejamento de um projeto social a fim de atender essa demanda?​​​​​
Padrão de resposta esperado 
É importante conhecer a realidade social na qual está inserida a população, a cultura, os valores, as crenças, o perfil social e econômico, as vulnerabilidades sociais, as violações de direitos, as potencialidades e dificuldades, as necessidades urgentes e emergentes. A partir do conhecimento das demandas da população que se espera atender, é possível traçar possibilidades de intervenção, identificar limitações e desenvolver um projeto realmente viável para execução e resultados esperados.
1.  O que caracteriza o planejamento segundo Baptista (2007)?
Você acertou! 
D.  
Planejamento é o processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social.
Segundo Baptista (2007), planejamento é o processo permanente e metódico de abordagem racional e científica de questões que se colocam no mundo social. É importante não só para as políticas públicas, mas também para as instituições privadas, pois é necessário estabelecer planos de ação para a execução de projetos bem como de programas.
2.  O que caracteriza um plano?
Você acertou! 
B.  
É o documento mais abrangente e geral que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos objetivos a serem atingidos.
É o documento mais abrangente e geral que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados, dos programas e projetos necessários, dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um ministério, de uma secretaria ou de uma unidade.
3.  Segundo Teixeira (2009), o que é um programa?
Você acertou! 
E.  
É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública.
Segundo Teixeira (2009), programa é o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública. Para o Serviço Social, um dos maiores programas que pode ser citado é o Programa Bolsa Família, que tem como principal objetivo a distribuição de renda com critérios de seleção definidos, no qual as famílias devem ser cadastradas pelo sistema Cadastro Único.
4.  O que caracteriza um projeto no âmbito das políticas públicas?
D.  
Projeto é a menor unidade do processo de planejamento, instrumento técnico-administrativo de execução específica para intervenções e pesquisa no espaço público e no espaço privado.
Projeto é a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado. No projeto são detalhados os objetivos, as ações a serem tomadas, quando será realizado, em que período, qual o custo, ou seja, no projeto são detalhadas as ações que contemplarão objetivos delineados no plano e no programa a serem executados.
5.  De acordo com o Código de Ética e com a lei que regulamenta a profissão de serviço social, quais ações constituem atribuições privativas do assistente social?
D.  
Constituem atribuições privativas do assistente social  coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de Serviço Social.
Conforme aponta o Código de Ética do Assistente Social e a lei que regulamenta a profissão, em seu art. 5º,  constituem atribuições privativas do assistente social  coordenar, elaborar, executar, supervisionar e avaliar estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social; planejar, organizar e administrar programas e projetos em unidade de serviço social.

Continue navegando