Buscar

Princípios de Climatologia e Hidrologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Princípios de Climatologia e Hidrologia
 
 
Data: 06/03/2023
Aluno (a): Jéssica Nascimento de Sousa
Avaliação Pratica 
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos;
· Baixe o arquivo disponível com a Atividade Pratica;
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação: 
· Nome / Data de entrega.
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta;
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Atividade Prática;
· Quando solicitado 
· Envio o arquivo pelo sistema no local indicado;
· Em caso de dúvidas consulte o seu Tutor.
Imagine-se geólogo e trabalhando em uma empresa de consultoria ambiental que acaba de ganhar uma licitação para diagnosticar as causas de enchentes em uma pequena cidade do interior. A equipe multidisciplinar realiza uma visita técnica à região e observa que o local está situado próximo ao início de uma grande serra (conjunto de montanhas), além de possuir uma rica hidrografia, pois é recortada por inúmeros rios meandrastes.
 As principais causas de enchentes são atreladas a fatores como chuvas intensas, destinação incorreta de lixo, impermeabilidade do solo, problemas de drenagem e ocupação do solo. Fatores estes alguns resultantes de distúrbios climáticos, mas em sua maioria são causados por ações antrópicas. As chuvas que ocorrem em pouco tempo e, em sua maioria, em forte intensidade, acaba gerando um enorme volume de água fazendo com que essa água fique acumulada e gere poças, causando grandes inundações em determinados pontos, pois o escoamento não foi capaz de drenar toda a água produzida. Grande parte das cidades possui ruas que são de asfalto e concreto. 
 Logo, por não serem permeáveis, não permitem a infiltração da água no solo quando chove, ocasionando assim a necessidade de maneiras para conter a água, como bueiros. Mesmo com essas medidas, elas acabam não dando conta do grande volume de água gerado, resultando em enchentes. 
 Outro fator preocupante é o crescimento da população, pois gera também um aumento da área urbana, a ocupação inapropriada do solo, como áreas de dunas, barrancos dentre outros locais, e quando isso acontece, a capacidade de drenagem da água no período de chuvas é limitada, causando enchentes frequentes, desabamentos e outros inúmeros desastres. 
 
 A incorreta destinação d os resíduos, tanto recicláveis como também orgânicos ocasionam enormes problemas ambientais, pois quando não ocorre a correta destinação esses resíduos acabam por entupir os canais de drenagem e captação de água de chuva, bem como os bueiros, causando, além de enchentes, a poluição dos rios.
Fatores que podem estar influenciando nas enchentes da região:
- Fatores climáticos: Os níveis de pluviosidade nas montanhas, área fonte das águas superficiais na cidade, são maiores do que o registrado na cidade estudada, e, tratando-se das enchentes, o acompanhamento desses níveis deve ser constante em ambos os locais.
- Ação antrópica: As ocupações e as alterações observadas na mata ciliar e também nos canais dos rios estão entre as principais causas de enchentes. Represamentos e canalizações dificultam a passagem da água em períodos de maior pluviosidade.
- Fatores fisiográficos: A cidade fica localizada no sopé do início de uma grande formação montanhosa, portanto, próximo à área fonte do escoamento superficial, que, em épocas de grandes chuvas, tem aumento significativo na vazão dos rios da região.

Continue navegando