Buscar

ATIVIDADE 2 - PRATICAS EM SERVIÇO SOCIAL III

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRATICAS EM SERVIÇO SOCIAL III
ATIVIDADE - 2
conforme podemos depreender do exposto pelo CFESS (2011, p. 25), as abordagens das profissões podem somar-se com o intuito de assegurar uma intervenção interdisciplinar capaz de responder às demandas individuais e coletivas, com vistas a defender a construção de uma sociedade livre de todas as formas de violência e de exploração de classe, gênero, etnia e orientação sexual.
CFESS - Conselho Federal de Serviço Social (Org.). Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Brasília, DF, 2011. 38 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais). Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf. Acesso em: 08 fev. 2020.
Diante do exposto, e tendo por destaque a política de assistência social, analise as afirmativas, marcando (V) para as afirmações verdadeiras e (F) para as falsas.
(   ) O Serviço Social é a profissão representada em maior número entre os profissionais de nível superior do SUAS.
(   ) O trabalho no SUAS é fundamentalmente pautado na interdisciplinaridade visto que os problemas a serem enfrentados são complexos.
(  ) A interdisciplinaridade compreendida como a possibilidade contínua de construção de saberes que parte da justaposição das profissões.
(  ) Sendo a atuação no SUAS interdisciplinar, o código de ética que muitas profissões proferem para o exercício profissional irá pautar os princípios ético para os trabalhadores do SUAS, exclusivamente.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a ordem correta.
Resposta correta! A interdisciplinaridade é uma diretriz fundamental para a atuação do assistente social na política de Assistência Social.
Conforme destaca Bravo (2008, p.15), “a universalidade do direito - um dos fundamentos centrais do SUS e contido no projeto da Reforma Sanitária - foi um dos aspectos que tem provocado resistência dos formuladores do projeto saúde voltada para o mercado. Esse projeto tem como premissa concepções individualistas e fragmentadoras da realidade, em contraposição às concepções coletivas e universais do projeto contra-hegemônico”.
BRAVO, M. I. S.; MATOS, M. C. Projeto ético-político do serviço social e sua relação com a reforma sanitária: elementos para o debate. In: MOTA, A. E. et al. (Orgs.). Serviço social e saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: Cortez, 2006. p. 197-217.
Sobre o texto em destaque, podemos considerar que a universalidade do direito foi um dos aspectos que:
Resposta correta! Na disputa entre os dois projetos da política de saúde, a universalidade ainda não é um item plenamente aceito.
Segundo a Matriz Teórico Metodológica do Serviço Social na Previdência Social (1994, p.7), “ao longo de sua história, a política previdenciária guarda relação com o movimento estrutural/conjuntural de cada momento histórico da sociedade brasileira, expresso em suas diversas políticas econômicas e na correlação de forças que se estabelecem”.
BRASIL, Matriz Teórico-Metodológica do Serviço Social na Previdência Social. Disponível em: www.cresspr.org.br/wp-content/uploads/arquivos/matrizteoricometodolgicassprevsociall.pdf. Acesso em: 06 fev. 2020.
Diante disso, analise o seguinte enunciado.
A previdência social, desde sua gênese, se organiza em forma de______________, sendo a proteção social ofertada apenas àqueles que___________. Se caracteriza, assim, como uma política__________, uma vez que _______________os trabalhadores informais ou em subtrabalhos e, ainda, mantém diferenças de padrões e cobertura por categorias profissionais.
Agora, selecione a alternativa que completa as lacunas na ordem correta.
Resposta correta! Apesar dos avanços da política de previdência social, unificada na década de 60, sua lógica de seguro social é acirrada com o projeto neoliberal, gerando ainda mais exclusão.
A política de Previdência Social teve um determinado desenvolvimento, sofrendo diversas transformações ao longo do tempo. Essas transformações acompanham o momento político e econômico do país e têm relação com o modo como cada governo comunica suas medidas e projetos para essa área. Essa conjuntura impacta, por sua vez, no modo como os seus beneficiários irão perceber essa política.
Tendo isso em mente, análise as asserções a seguir, acerca do desenvolvimento da política de Previdência Social brasileira nas últimas décadas.
 
I. A partir do final dos anos 1980, a Previdência Social tem ocupado lugar privilegiado na imprensa, sempre referida como deficitária, em crise, fomentadora de privilégios para funcionários públicos.
II. Esse discurso sobre a crise da Previdência Social brasileira foi responsável pela formação de uma cultura que socializou conceitos e prognósticos sobre a inviabilidade de um sistema de seguridade social público e universal.
Está correto o que se afirma em:
Resposta correta! Estudiosos do tema afirmam que apesar de serem necessárias as reformas por ajustes demográficos, a arrecadação do fundo previdenciário é consistente, de forma que a ideia de crise previdenciária é muito mais uma estratégia do que um fato verídico.
Segundo a Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), gestão das ações na área de assistência social fica organizada sob a forma de sistema descentralizado e participativo, denominado Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com os seguintes objetivos:
I. Consolidar a gestão compartilhada, o co-financiamento e a cooperação técnica entre os entes federativos que, de modo articulado, operam a proteção social não contributiva.
II. Integrar a rede privada de serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social, estabelecendo padrões de filantropia.
III. Estabelecer as responsabilidades da participação religiosa na organização, regulação, manutenção e expansão das ações de assistência social.
IV. Definir os níveis de gestão, respeitadas as diversidades regionais e municipais.
V. Implementar a gestão do trabalho e a educação permanente na assistência social.
É correto o que se afirma em:
Resposta correta! A assistência social se estrutura normativamente em padrões de gestão pública.
O início do Serviço Social na política de saúde consolida a atuação do assistente social através de uma tarefa educativa com intervenção normativa no modo de vida da “clientela”. Ela deve orientar, portanto, sobre práticas determinadas que tenham relação com a atividade do assistente social, tendo em vista o caráter pedagógico de sua intervenção.
Essa intervenção está relacionada com:
Resposta correta! As perspectivas teórico-metodológicas, ético políticas e técnico –operativas da época se relacionam diretamente com o hábito de higiene e saúde da população.
A política de assistência social sofre influências, desde sua gênese, com o primeiro damismo. O Conselho Federal de Serviço Social emitiu nota, em 7/10/2016, afirmando que a política conhecida como “primeiro-damismo” teve como objetivo negar o direito social, esvaziando os sentidos da profissão relacionada às políticas sociais. Também reforçou a imagem de subalterna da mulher.
Ao destinar a política de assistência social à sua esposa, o governante utiliza-se de:
I. Estratégia de gestão, uma vez que, não será acusado de nepotismo, já que, na perspectiva do senso comum, para ser gestor da assistência social não é necessário conhecimento profissional, técnico e teórico.
II. Planejamento estratégico eficaz, já que só assumirão a responsabilidade dessa pasta pública as primeiras-damas que comprovarem experiência acadêmica e de gestão na área da assistência social.
III. Estratégia política para “abrandar” seu governo, acolhendo, através da figura feminina, os pobres, necessitados e carentes, sem reconhecimento do direito de cidadania e dos fundamentos teóricos da assistência social.
IV. Companheirismo, afeto e colaboração familiar, visto que, governar é uma tarefa complexa e devem estar empenhados nesta árdua responsabilidade todos os membros da família do governante, com espírito de serviço público.
Está correto o que se afirma em:
Resposta correta! O primeirodamismo foi inaugurado pela primeira-dama Darcy Vargas, e ainda permeia a política de assistência social.
O Código de Ética profissional determina alguns deveres para o assistente social. Determinando tanto as atribuições e competências dos/as profissionais de Serviço Social, realizadas na política de Assistência Social, quanto aquelas realizadas em outro espaço sócio ocupacional, definidas na legislação especifica.  
De acordo com o Código de Ética, quais são os deveres do/a assistente social?
 
I. .Desempenhar suas atividades profissionais, com eficiência e responsabilidade, observando a Legislação em vigor.
II. .Utilizar seu número de registro no Conselho Regional no exercício da profissão.
III. .Abster-se, no exercício da profissão, de práticas que caracterizem a censura, o cerceamento da liberdade, o policiamento dos comportamentos, denunciando sua ocorrência aos órgãos competentes.
IV. .O gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais.
Está correto o que se afirma em:
Resposta correta! O código de ética profissional sempre será uma referência para atuação em qualquer lugar.
Segundo os Parâmetros para a atuação de assistentes sociais na política de saúde (CFESS, 2010), é importante caracterizar o entendimento de ação profissional. Essas se estruturam com base no conhecimento da realidade e dos sujeitos para os quais a assistência é destinada. Assim, é a compreensão dessa realidade que permite definir os objetivos, a escolha de abordagens e os instrumentos apropriados para as abordagens definidas.
CFESS - CONSELHO FEDERAL DE SERVIÇO SOCIAL (Brasil). Conselho Federal de Serviço Social - CFESS (Org.). Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Brasília, DF, 2011. 38 p. (Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais). Disponível em: <http://www.cfess.org.br/arquivos/Cartilha_CFESS_Final_Grafica.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2020.
Os assistentes sociais na saúde atuam em quatro grandes eixos, sendo:
Resposta correta! Os eixos de atuação do assistente social na área da saúde estão em consonância com o projeto ético político e com os avanços da política de saúde.
A concepção ampliada de saúde é uma referência importante para a atuação do assistente social, pois reflete valores reconhecidos em seu projeto ético-político profissional. Garantir o acesso aos serviços de saúde de forma ampla é, nesse contexto, defender um projeto de saúde específico, que atenda aos preceitos do Serviço Social.
Sobre a concepção ampliada de saúde, pode-se afirmar que se refere:
Resposta correta! A concepção ampliada de saúde é perspectiva defendida pelo SUS e pelo projeto da reforma sanitária. 
4

Continue navegando